Prospecção ativa: saiba o que é e quais as ferramentas mais usadas

Prospecção ativa: saiba o que é e quais as ferramentas mais usadas

Tempo de leitura: 5 minutos

No atual mercado globalizado e altamente competitivo, a obtenção de novos clientes é um desafio cada vez maior para as organizações. Por isso, o assunto do post de hoje é prospecção ativa.

Ao longo do texto, vamos explicar para você o que é prospecção ativa, como utilizá-la, suas vantagens e desvantagens, além das 6 principais ferramentas utilizadas para a prospecção de clientes.

Então, continue com a gente e entenda como a prospecção ativa pode potencializar a captação de novos clientes e maximizar os resultados do seu negócio!

O que é prospecção ativa?

A prospecção ativa é a estratégia utilizada nos negócios para, literalmente, ir em busca de novos clientes (prospecção de clientes) e também é conhecida como outbound marketing.

Ou seja, significa atuar de forma proativa, procurando e contactando clientes potenciais para o seu negócio, de acordo com as características das personas dos seus produtos e serviços.

Por exemplo, ligar para potenciais clientes, enviar mensagens, cartazes, folhetos, participar de eventos segmentados, dentre outras estratégias.

Além disso, a prospecção ativa pode ser usada para motivar os consumidores que já fazem parte da sua lista de clientes a consumirem outros produtos ou serviços da sua empresa, ampliando o ticket médio e o LTV (Lifetime Value) de cada um.

Como utilizar a prospecção ativa?

Como comentado acima, a prospecção ativa pode ser implementada em todos os negócios e de diversas formas.

Porém, antes de tudo, é fundamental fazer um planejamento criterioso das ações de prospecção, que esteja de acordo com os objetivos e as estratégias do planejamento estratégico do seu negócio.

Além disso, a prospecção de clientes deve ser feita com regularidade para captar novos clientes e garantir que os atuais continuem consumindo na sua empresa.

Funil de Vendas

A metodologia conhecida como Funil de Vendas, ou Pipeline de Vendas tem o objetivo de “filtrar” seus potenciais prospects em leads até se tornarem clientes efetivos.

Confira as principais etapas da elaboração de uma estratégia de prospecção de clientes para o seu negócio.

  1. Defina as personas de cada um dos seus produtos e serviços
  2. Pesquise e entenda onde estes clientes estão consumindo, ou seja, quais canais preferem usar: físico (lojas), virtual (redes sociais, e-mail, sites)
  3. Elabore um conteúdo segmentado, de acordo com as características e preferências dos seus grupos de clientes desejados (personas)
  4. Crie um padrão consistente de prospecção, mas não exagere nos contatos
  5. Ofereça benefícios
  6. Estabeleça um relacionamento com o potencial cliente
  7. Faça uma proposta comercial
  8. Crie um vínculo com o cliente e mantenha o relacionamento, independente da efetivação da transação
  9. Peça indicações de outros clientes

Neste contexto, este pode ser um processo de “filtragem” bem cansativo e demorado.

Assim, existem diversas ferramentas de prospecção automatizadas especialmente desenvolvidas para otimizar o processo de outbound marketing das organizações.

6 Principais ferramentas de prospecção nos negócios

1.Ramper

Ramper é uma solução mais direcionada para empresas de pequeno e médio porte.

Com ela, é possível prospectar por e-mail, criar listas, disparar campanhas comerciais e agregar valor ao processo com a utilização de e-mails personalizados por grupo de prospects.

Além disso, viabiliza monitorar métricas como, abertura de email, cliques em links, dentre outras.

2.Conspire

Esta ferramenta é muito interessante, pois identifica contatos da sua rede que poderiam te apresentar a novos prospects, ampliando o seu networking profissional de possíveis clientes.

Além disso, é capaz de produzir um relatório sobre o seu relacionamento por e-mail com seus contatos.

Neste sentido, você pode listar aquelas pessoas que com quem não se comunica a bastante tempo e reativar o relacionamento, criando novas oportunidades de prospects.

3.Apollo.io

Esta ferramenta possibilita o engajamento do prospect e a geração de leads num universo de mais de 10 milhões de empresas e 200 milhões de profissionais por todo o mundo, facilitando a busca pelo seu cliente ideal.

Algumas de suas facilidades incluem:

  • Recomendações
  • Automação de vendas com pesquisa e captura de leads
  • Criação de campanhas e análise de dados, dentre outras

4.Semrush

Muito utilizada no inbound marketing, pois possibilita acompanhar o ranqueamento de uma página pelas palavras-chaves (keywords) buscadas pelos clientes e, nesse sentido, permite a prospecção ativa através da análise e segmentação das keywords.

5.LinkedIn Sales Navigator

Esta é uma ferramenta da própria rede do LinkedIn, especialmente idealizada para
quem trabalha na área comercial.

A ferramenta te dá atualizações de vendas em tempo real sobre suas contas e leads.

Permite fazer uma pesquisa avançada de leads e empresas, de acordo com o seu público definido e ampliar sua rede de contatos por e-mail para mais de 500 milhões de usuários do LinkedIn.

6.Email Hunter

Outra das ferramentas de prospecção que também funciona pelo Linkedin, o Email Hunter serve para validar a existência de um email e, dessa forma, economizar bastante tempo da sua equipe de vendas e prospecção de clientes.

Dicas para otimizar a prospecção de clientes no seu negócio

Você pode deixar a sua tarefa de prospecção ativa ainda mais eficiente com estas três dicas valiosas:

  1. Produza conteúdo de qualidade, acessível e de acordo com o perfil de cada cliente que deseja atingir.
  2. Participe de eventos segmentados, conforme o seu público alvo e personas.
  3. Peça indicações de fornecedores e de outros clientes.

Entenda mais sobre as estratégias e ferramentas de prospecção ativa

Converse com nosso time de especialistas e confira como você pode implementar de forma otimizada, ferramentas e estratégias de prospecção ativa para escalar ainda mais o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *