Principais habilidades e competências do gestor de pessoas atual

Principais habilidades e competências do gestor de pessoas atual

Tempo de leitura: 5 minutos

Você sabe quais são as habilidades e competências profissionais e pessoais mais importantes para atuar de forma competitiva no mercado de trabalho atual?

Sem dúvida, você já deve ter ouvido falar sobre algumas habilidades e competências , como soft skills, flexibilidade e inteligência emocional , não é mesmo?!

Mas não é só isso! Por esta razão, nosso post de hoje vai falar sobre gestão de pessoas e explicar direitinho cada uma das habilidades e competências mais relevantes para o profissional na atualidade.

E para garantir que você fique bem afiado no assunto, vamos começar explicando o que são habilidades e competências.

Qual a diferença entre habilidades e competências?

As habilidades são aquelas coisas específicas que o profissional conhece e sabe fazer, são as capacidades técnicas em geral.

Habilidades são caracterizadas pelo conhecimento específico e pelas capacidades técnicas de execução.

As competências são mais amplas e envolvem ainda as capacidades sociais e comportamentais necessárias para aplicar suas habilidades com êxito.

Competências são as capacidades que o indivíduo possui para implementar suas habilidades dentro de um contexto social, emocional e atitudinal.

Em resumo: habilidades são “o quê” e competências são “como” fazer.

  • Exemplos de habilidade: boa comunicação e solução de problemas.
  • Exemplos de competência: liderança e inteligência emocional .

Como o gestor de pessoas pode desenvolver habilidades e competências no time?

Quando falamos em gente, abordamos três aspectos já bastante conhecidos no meio empresarial que são: conhecimento (teoria), habilidade (prática) e atitude (comportamento) – C.H.A.

  • Conhecimento é adquirido através de estudos teóricos e desenvolvimento técnico sobre o assunto.
  • Habilidade está relacionada com a capacidade de realizar tal atividade e a experiência adquirida com o tempo de realização e vivência nesta atividade.
  • Atitude está relacionada ao comportamento e às características dos indivíduos, fatores
    mais difíceis de serem alterados. E, por isso, podem representar um limite para o crescimento profissional, tanto do gestor, como dos demais colaboradores.

A identificação, a motivação e o acompanhamento pelo gestor, das forças a serem maximizadas e dos desafios a serem trabalhados nas características técnicas e comportamentais de cada colaborador.

Nesse sentido, possibilita que ele (o colaborador) busque a evolução do seu desenvolvimento e um maior alinhamento com os requisitos da posição que ocupa (cadeira).

Ao mesclar o ciclo de desenvolvimento da estrutura da empresa com o processo da gestão das pessoas, temos exatamente o papel do gestor de pessoas , que é:

Desenvolver a empresa a partir da dinâmica com as cadeiras e desenvolver as cadeiras a partir da dinâmica com as pessoas.

Este mix é o papel do gestor de pessoas eficaz e deve ser exercido direta e diariamente pelo mesmo.

Não pela cobrança e lembrança, a cada minuto, do que deve ser realizado e sim, pela dinâmica do acompanhamento popularmente conhecido como “ombro a ombro”, através do monitoramento e facilitação.

Este último é o principal papel do gestor: neutro e discreto, ele não deve aparecer, e o “palco” pertence à equipe.

O gestor líder atua no backstage acompanhando as conexões das ações, verificando e retroalimentando a melhoria nas atividades, na medida em que observa o desenvolvimento das pessoas em cada “cadeira”.

Da mesma forma, verifica as métricas para acompanhar a evolução individual e da empresa como um todo.

Nesse sentido, as principais habilidades e competências do gestor de pessoas são:

  • Entender, querer e se identificar com o papel gerencial
  • Ser responsável e fazer com que as pessoas assumam responsabilidades
  • Influenciar mais eficazmente os resultados e as pessoas através de uma melhor comunicação
  • Praticar conversas sobre assuntos críticos, como o desempenho e o desenvolvimento das atividades de uma pessoa
  • Desenvolver a capacidade de selecionar os melhores candidatos para os cargos vagos
  • Elaborar o seu próprio plano de desenvolvimento
  • Estabelecer relações com outros gestores na empresa
  • Conhecer as pessoas, que significa:
    – Ter interesse legítimo pela equipe
    – Conhecer cada pessoa em profundidade, o histórico das experiências atuais e anteriores do colaborador, compreendendo o que o motiva, quais são suas expectativas nesta função (cadeira), o que espera agregar de valor ao negócio, o que espera aprender na empresa, dentre outros
    – Saber quais são os melhores colaboradores, quais são os que têm mais dificuldades
    – Entender quais são os pontos fortes e aqueles que precisam ser desenvolvidos em cada colaborador e estabelecer, em conjunto, COMO TRABALHAR estes pontos.

Assim, o gestor poderia solicitar que um colaborador assumisse o seu lugar, liderando a
reunião semanal com a equipe, por exemplo.

Da mesma forma, ao identificar um colaborador com perfil de especialista, o gestor poderia orientá-lo a fazer uma apresentação para outros membros do time, sobre aquele assunto que domina.

Práticas como essa ajudam no desenvolvimento dos atributos necessários para a correta ocupação das posições hierárquicas, seja de gestão ou de especialista, porém, em consonância com os planos do gestor e a estratégia do negócio.

Além disso, essas práticas fomentam o desenvolvimento profissional individual dos colaboradores, aumentando ainda mais a sua produtividade nas respectivas posições e a sua contribuição para todo o time.

Desenvolva as habilidades e competências dos membros do seu time

Agende um call com nosso time e entenda como desenvolver as habilidades e competências para o seu time alavancar seu negócio, aumentar sua produtividade e lucratividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *