Estrutura organizacional: características e dinâmicas de aplicação

Estrutura organizacional: características e dinâmicas de aplicação

Tempo de leitura: 5 minutos

Tipicamente, a estrutura organizacional é definida como a forma em que o trabalho é dividido em tarefas em uma organização. Ou seja, ilustra todos os meios necessários para garantir a execução coordenada dos processos organizacionais.

A estrutura organizacional de uma empresa apresenta a divisão do trabalho em atividades e funções especializadas, para maior eficiência, produtividade e competitividade da gestão empresarial.

Por isso, a estrutura organizacional é a forma como a empresa deve assegurar que o trabalho seja coordenado, em direção à missão e à visão da empresa.

Nesse sentido, é fundamental que as atividades executadas estejam em consonância com os objetivos estratégicos da companhia.

Em síntese, a estrutura organizacional representa o contexto em que o poder é exercido, onde as ações são decididas e como as tarefas são realizadas na gestão empresarial.

Elementos da estrutura organizacional

Nesse contexto, a estrutura organizacional adotada vai demonstrar como a autoridade necessária para gestão organizacional é distribuída entre as pessoas e como as atividades são definidas. 

Além disso, para que os objetivos no negócio sejam alcançados e os processos organizacionais bem executados, a estrutura de uma empresa também deve contar com uma comunicação eficiente, que permita às pessoas realizarem suas atividades e exercerem a autoridade necessária.

Em resumo, uma estrutura organizacional deve contemplar os seguintes aspectos: 

  • As atividades – que precisam ser desempenhadas através da divisão do trabalho; 
  • As autoridades – necessárias para garantir a definição dos objetivos e a execução das tarefas;
  • A comunicação – fundamental para integrar e coordenar cada especialidade rumo aos objetivos comuns. 

Características da estrutura organizacional

Estrutura organizacional: características e dinâmicas de aplicação

De uma forma geral, as 3 características que estão presentes em qualquer estrutura para a gestão organizacional são: complexidade, formalização e centralização.

  1. A complexidade diz respeito à diversidade, quantidade e qualidade dos processos organizacionais realizados pela empresa. Pode ser vertical, quando considera a diferenciação em quantidade de níveis da hierarquia, e horizontal, ao caracterizar a companhia em relação ao número de departamentos ou cargos, e dispersão geográfica.
  2. A formalização é o nível quanto uma organização se baseia em regras e procedimentos pré-definidos, para coordenar, determinar e controlar o comportamento dos seus funcionários no processo de gestão empresarial. Inclui todo o conjunto de relacionamentos formalmente existentes entre as atividades, as comunicações e as autoridades da organização.
  3. A centralização é a característica da estrutura organizacional relacionada com o nível hierárquico e autoridade para tomar decisões.

Nesse sentido, quando uma organização tem sua estrutura centralizada, as decisões referentes aos processos organizacionais são tomadas nos níveis mais altos de hierarquia, por sócios e diretores, por exemplo.

Por outro lado, as empresas que adotam uma estrutura de gestão organizacional descentralizada, tendem a delegar o processo decisório para os níveis hierárquicos mais baixos, como gestores e coordenadores.

Estrutura organizacional Mecanicista e Orgânica

Estrutura organizacional Mecanicista e Orgânica​

De acordo com seu desenho, a estrutura organizacional da empresa pode apresentar maior ou menor centralização e flexibilidade para a gestão empresarial.

Assim como, distintos aspectos de implementação da autoridade e rigidez de controle, de divisão de trabalho, de amplitude de comando, dentre outras.

Confira o quadro comparativo com algumas das diferenças entre as estruturas Mecanicista e Orgânica:

Como criar a estrutura organizacional ideal?

Como criar a estrutura organizacional ideal?​

Antes de mais nada, para planejar, definir e implementar a estrutura organizacional, é preciso reconhecer que cada tipo de negócio vai demandar recursos distintos uns dos outros e, igualmente, vai se desenvolver de forma única.

Sendo assim, é imprescindível conhecer as características do negócio e do mercado, alinhando as necessidades destes aos recursos disponíveis e necessários, como capital e mão-de-obra, por exemplo.

Dessa forma, para estruturar uma companhia e elaborar um processo de estruturação e gestão organizacional vencedor, é importante considerar o contexto e o momento de cada empresa, assim como o modelo do negócio e as estratégias definidas.

Nesse sentido, a estrutura de gestão (ou estrutura organizacional) deve ser desenhada de modo a viabilizar a execução dos objetivos e das estratégias vislumbradas.

Dinâmicas do processo de estruturação organizacional

O trabalho de estruturação da empresa é composto basicamente por três dinâmicas de atuação, interdependentes e alinhadas com o planejamento estratégico da organização. 

A primeira é a dinâmica de desenvolvimento da estrutura da empresa, que inclui três frentes de atuação: 

  • Definição das estratégias (responsabilidades);
  • Definição do modelo (dinâmica que entrega a proposta de valor diferencial de mercado);
  • Definição das posições a serem ocupadas e que executarão o modelo de negócio idealizado, ou seja, a estrutura de gestão do negócio. 

A segunda dinâmica do trabalho de estruturação da empresa envolve a gestão das pessoas através da aplicação da metodologia C.H.A. – Conhecimento (teoria), Habilidade (prática/experiência), Atitude (vontade/comportamento).

A terceira dinâmica é justamente o momento para mesclar as necessidades de desenvolvimento do negócio com as características das pessoas (C.H.A.), papel que precisa ser exercido pelo gestor diariamente. 

Independente da finalidade do grupo, o progresso das atividades conjuntas somente será possível se todos trabalharem unidos, executando as estratégias planejadas e alinhadas com os mesmos alvos. 

Em conclusão, estas são valiosas práticas de gestão que possibilitam desenvolver o modelo de gestão e aumentar a produtividade do seu negócio. 

Baixe nosso e-book e conheça mais sobre as melhores dinâmicas de gestão, de acordo com a estrutura organizacional da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *