Público alvo e persona: o que é e como utilizar

Tempo de leitura: 5 minutos

Os conceitos de público alvo e persona são cada vez mais comuns na elaboração das estratégias de marketing das organizações, principalmente no ambiente digital, onde a segmentação é ainda mais ampla.

Isso porque, a definição do público alvo e persona é necessária para orientar a criação do conteúdo que o marketing digital utiliza para atingir o cliente ideal e potencializar ações de growth hacking parao seu negócio.

Continue com a gente até o fim e descubra mais sobre público alvo e persona, entenda a diferença entre persona e público alvo e saiba como definir corretamente as personas perfeitas para seu produto ou serviço.

O que é público alvo e persona?

Antes de mais nada, tanto público alvo e persona se referem aos potenciais consumidores do seu negócio, ou seja, o grupo de pessoas que você almeja e trabalha para atender com seus serviços e produtos.

Em suma, é o cliente que você quer atender!  

Qual a diferença entre persona e público alvo?

A princípio, a maior diferença entre pessoa pública alvo é a quantidade e a qualidade das informações sobre o perfil do cliente ideal para seu negócio.

Entenda o que é público alvo

O público alvo representa de uma forma mais genérica o cliente que o seu negócio almeja como cliente. 

Sem levar em conta aspectos mais detalhados sobre os novos hábitos de consumo e estilo de vida, principalmente no que diz respeito à riqueza de informações produzidas no ambiente digital, como nas redes sociais.

Geralmente, a definição do público alvo considera as características dos clientes como eles são, onde moram, dentre outros. Confira abaixo:

  • Idade
  • Formação acadêmica e profissional
  • Estado civil
  • Gênero
  • Local onde reside – cidade, estado, região, país
  • Hábitos de consumo

Sendo assim, a complexidade do mercado atual, tão segmentado e  rico em informações, exige muito mais do que a definição do público alvo para seu negócio.

E, por este motivo, a ideia de definir um público alvo vem sendo substituída pelas estratégias vinculadas à criação de personas, que vêm ganhando mais credibilidade e espaço no ambiente de marketing.

Exemplo de público alvo: homens, moradores da zona sul do Rio de Janeiro, casados, com idade entre 30 e 50 anos, praticantes de esportes, renda entre R$3.000,00 e R$5.000,00.

Conheça a persona ou seu cliente ideal

A persona é um personagem criado pela equipe de marketing que representa a figura do seu cliente ideal

Neste sentido, a persona é mais detalhada e sua criação leva em conta aspectos pessoais que vão além dos utilizados na definição do público alvo, “personificando” o seu cliente ideal, como por exemplo:

  • Nome fictício
  • Aspirações pessoais e profissionais
  • Histórias pessoais
  • Motivações e desapontamentos
  • Desafios e ambições
  • Estilo de vida
  • Objetivos, dentre outros

Exemplo de persona: Fátima é funcionária pública em Brasília, tem 57 anos, adora comer e beber e está pronta para se aposentar e curtir férias permanentes. 

Casada, tem dois filhos adultos e independentes financeiramente, quer aproveitar a aposentadoria para viajar pelo mundo com o marido.

Qual a importância da definição da persona?

Em primeiro lugar, a criação da persona possibilita segmentar seus esforços de marketing com maior eficiência, considerando personas diferentes para um ou mais serviços e produtos que você oferece.

Assim, na medida em que permite transmitir a informação correta para o cliente correto, a utilização de personas nas suas estratégias de marketing pode alavancar seu negócio, aumentando vendas e atraindo mais clientes.

Além disso, a identificação do seu cliente com a persona aumenta ainda mais a empatia com seu negócio e motiva o maior engajamento dos clientes que você já possui. 

Consequentemente, pode impactar positivamente na liquidez e no valuation do seu negócio. Certo?

Como definir a persona certa para a sua campanha de marketing?

Antes de mais nada, a criação da persona para seu negócio não pode ser simplesmente fantasiosa. É preciso que a persona reflita as características reais do seu público alvo.

Assim, conhecimento e pesquisa de mercado é fundamental para a criação de uma persona bem elaborada e que efetivamente dê resultados. 

Para isso, formulários de observação, entrevistas e questionários (online) podem ser utilizados com bastante eficiência.

Tipicamente, a persona inclui:

  • Nome
  • Situação profissional (ocupação profissional, estudante, desempregado)
  • Objetivos pessoais e profissionais
  • Idade, gênero, renda, local onde mora (e trabalha/estuda)
  • Desafios, desejos e ambições
  • Valores
  • Decepções
  • Hobbies
  • Outras informações relevantes para a empresa

Benefícios da persona correta para sua empresa

Como explicado, a persona é a personificação de um cliente ideal, ou seja, aquele que faz o match perfeito com seus serviços e produtos.

Nesse sentido, quando mais próximas as pessoas estiverem do perfil dos clientes reais e potenciais do seu negócio, mais assertivas serão as suas estratégias de marketing que você poderá utilizar.

Textos em blogs, postagens e presença em redes sociais, e-mail marketing, enfim, conhecendo a persona fica mais fácil bolar um conteúdo que gere maior empatia e engajamento com seu negócio.

Saiba como definir público alvo e persona para alavancar seu negócio

Em conclusão, no post de hoje você entendeu o que é e qual a diferença entre persona e público alvo, conheceu sua importância e identificou os fatores que devem ser considerados na definição da(s) persona(s) para o seu negócio.

Não pare por aqui, entre em contato com nosso time de especialistas e conheça mais detalhes e dicas sobre como definir público alvo e persona de forma mais assertiva e de acordo com as tendências do mercado atual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *