Growth Hacking: o que é e guia de como implementá-lo

Growth Hacking: o que é e guia de como implementá-lo

Tempo de leitura: 4 minutos

Expressão que se popularizou durante os últimos anos, principalmente no âmbito das startups, o Growth Hacking tornou-se uma das principais metodologias para crescimento contínuo dentro das empresas.

Primeiramente, vale ressaltar que um time de Growth Hacking não é somente composto por especialistas. Além disso, a metodologia não é complexa e cheia de detalhes ao ponto de você não conseguir implementar na sua empresa.

Dessa forma, Growth Hacking é muito mais do que falar sobre um novo modo de pensar. E é sobre isso que discutiremos nesse artigo!

O que é Growth Hacking?

O Growth Hacking é uma forma de trabalhar visando encontrar oportunidades com resultados rápidos para o crescimento da empresa. Esse formato tem se mostrado uma solução poderosa para fazer negócios decolarem.

Em primeiro lugar, sua metodologia é baseada na análise de dados, definição de hipóteses e realização de testes. Tudo isso feito de forma rápida e cíclica.

Dessa forma, lembre-se: Growth Hacking tem muito mais a ver com método e pequenos ganhos com consistência do que uma ideia brilhante que surge do nada e te faz multiplicar de tamanho de uma hora para outra (ISSO É MITO!).

Como implementar?

Growth Hacking é um processo. Aplicar essa metodologia sem nenhum embasamento torna seus experimentos dispensáveis. Para que isso não aconteça, montamos um passo a passo para apoiar você.

Passo a passo para implementar a metodologia de growth hacking na sua empresa:

  1. Comece a levantar dados sobre cada etapa do funil de vendas
  2. Elabore hipóteses para alavancar cada etapa
  3. Escolha as melhores hipóteses
  4. Experimente essas hipóteses de maneira com que consiga recolher aprendizado
  5. Analise os resultados (KPIs)
  6. Recomece o ciclo

Como definir seu funil de vendas (funil do pirata)?

O funil do pirata é um framework bastante utilizado para quem utiliza a metodologia de Growth. Ele divide o funil em 5 etapas que permitem entender a jornada do cliente desde o primeiro contato.

Nesse sentido, o funil tem esse nome por conta das suas siglas “AARRR”: aquisição, ativação, retenção, receita e recomendação.

Sendo assim, vamos destrinchar cada sigla do Funil do Pirata:

Funil do Pirata

Dessa maneira, apartir desse funil você pode reconhecer indicadores para cada etapa. Assim, pensar em hipóteses para melhorar cada indicador torna-se uma atividade mais simples.

Quando implementar Growth Hacking na sua empresa?

Tipicamente, uma empresa passa por essas etapas desde o momento de sua criação:

  1. MVP
  2. Validação (PMF)
  3. Tração
  4. Escala
  5. Growth
  6. Amadurecimento

Porém, tudo depende do seu modelo de negócio e segmento de atuação. Particularmente, recomendamos que sua empresa no mínimo tenha ultrapassado a fase de MVP (Minimum Value Product) e PMF (Product Market Fit).

Ou seja, para entrar na jornada de Growth, você precisa ter um produto adequado/evoluído junto ao seu público-alvo. Dessa forma, você “garante” sua recorrência e confere maior aderência ao mercado.

Formação de um time de Growth Hacking

Se você procura uma fórmula de cursinho para a formação dessa equipe, uma surpresa: não existe!

A princípio, não existe um número pré-definido de pessoas para montar uma equipe de Growth Hacking. Isso depende muito de 2 fatores:

  1. Tamanho e complexidade do negócio
  2. Os integrantes do time irão apenas analisar, criar e delegar a execução para áreas paralelas ou também irão executar as tarefas?

Em primeiro lugar, se o time for delegar, ele pode contar com menos integrantes. No mínimo, 1 pessoa com grande capacidade analítica e conhecimento do negócio

Em segundo lugar, se o time for executar, certamente você precisará de mais skills no time (conteúdo, gestor de tráfego – SEM/SEO; CRO; design; em alguns casos até dev), mesmo que seu business seja pequeno.

Exemplos de Hacks

Uber e Cabify

Caso semelhante ao da Dropbox, tanto a Uber como a Cabify, no início de suas jornadas, costumavam oferecer links compartilháveis como convite à ferramenta.

Assim, a cada novo usuário, tanto a pessoa que convida quanto quem foi convidado ganhavam um crédito para utilizar em corridas futuras.

LinkedIn

Esse foi um hack muito famoso! Fez com que a empresa saísse dos 2 milhões para 200 milhões de usuários.

Nesse caso, o LinkedIn passou a permitir a visualização de perfis abertos sem a necessidade de criar uma conta na plataforma. Meio contraditório, não?

Porém, a grande sacada foi que esses perfis eram totalmente otimizados para SEO. Dessa forma, sempre que alguém procurava o nome de uma pessoa no Google, um dos primeiros resultados que aparecia era o seu perfil no LinkedIn (caso houvesse).

Esse foi um importante teste que a equipe de Growth do LinkedIn fez para que esta crescesse de forma exponencial.

Além disso, podemos apoiar sua empresa a desenvolver novas estratégias de crescimento e Growth Hacking através do nosso modelo Auddas onDemand!

Conheça mais sobre Growth Hacking e conte com a nossa equipe para apoiar a sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *