5 livros sobre liderança para o seu repertório de gestor

Tempo de leitura: 6 minutos

Como gestor de negócios, você sabe como é importante e complexa a tarefa de liderar o time. Por isso, nosso post de hoje vai te apresentar 5 livros sobre liderança sensacionais que você não pode deixar de ler.

Atualizados e inspiradores, os livros sobre liderança que vamos mostrar para você vão te ajudar a entender o verdadeiro papel do líder na estrutura organizacional do seu negócio.

Além disso, após a leitura dos livros para liderança que nós vamos indicar, você terá mais subsídios para desenvolver habilidades e competências fundamentais para conduzir a equipe.

Veja quais habilidades e competências os livros sobre liderança podem ensinar para você

Os principais skills que todo gestor de negócio deve possuir são:

  • Saber liderar 
  • Saber aprender a aprender
  • Capacidade analítica
  • Saber ensinar, treinar, motivar e dar feedback
  • Boa comunicação
  • Possuir visão estratégica e de longo prazo
  • Transformar as estratégias de negócio em iniciativas bem sucedidas
  • Predisposição para ouvir, confiar e delegar, dentre outras

Além disso, nos livros sobre liderança que vamos listar, você vai conhecer os tipos de liderança mais comuns e verificar qual o seu estilo, que pode ser desde a liderança autocrática e centralizadora até a mais democrática e liberal.

5 livros sobre liderança mais inspiradores para donos de negócios

Com os livros sobre liderança que selecionamos, você pode deixar de ser apenas o “dono” ou chefe da companhia e se tornar um gestor-líder, capaz de inspirar seguidores e motivá-los na conclusão de suas metas e objetivos mais desafiadores.

Confira agora, a lista com os 5 principais livros sobre liderança para você ter na sua cabeceira da cama:

  1. Leaders Eat Last: Why Some Teams Pull Together and Others Don’t – Simon Sinek, 2014
  2. Endurance: Shackleton’s Incredible Voyage – Alfred Lansing, 1959
  3. The Five Levels of Leadership – John C. Maxwell, 2011
  4. The great CEO Within: The Tactical Guide to Company Building – Matt Mochary, 2019
  5. The Ride of a Lifetime: lessons learned from 15 years as CEO of Walt Disney Company – Robert Iger, 2019

1. Leaders Eat Last

Nossa primeira indicação é o livro Leaders Eat Last: Why Some Teams Pull Together and Others Don’t, de Simon Sinek, onde o autor apresenta a liderança como uma competência fundamental para garantir que o time parta para a ação.

Dentre outros insights valiosos, o autor aborda 5 Lições sobre a importância da Liderança:

  • Lição 1 – a importância da cultura organizacional para a empresa
  • Lição 2 – a importância do líder para a cultura organizacional 
  • Lição 3 – a importância da integridade
  • Lição 4 – a importância dos amigos
  • Lição 5 – a importância de liderar pessoas e não números

2. Endurance: Shackleton's Incredible Voyage

Nossa segunda indicação dos melhores livros sobre liderança é uma história sobre a tripulação do navio Endurance e a saga pela sobrevivência quando o navio ficou preso por mais de um ano entre icebergs no Mar de Weddell, em 1914.

O roteiro narra a liderança autocrática do comandante da embarcação, Sir Ernest Shackleton, necessária para manter unida e tentar salvar sua tripulação, mediante terríveis adversidades emocionais e da natureza.

Não é especificamente um livro sobre conceitos de liderança, mas ilustra inúmeros exemplos de habilidades, decisões, atitudes e competências que podem ser tomadas pelo líder de uma organização nos diversos estágios de vida de um negócio.

3. The Five Levels of Leadership

A terceira opção da nossa lista dos melhores livros sobre liderança é o The Five Levels of Leadership. 

E, igualmente à nossa primeira sugestão, o autor deste título também aborda aspectos mais conceituais sobre liderança. 

O relevante conteúdo engloba níveis e tipos de liderança, estratégias de posicionamento do líder, desenvolvimento de pessoas, dentre outros conteúdos de grande importância e utilidade para gestores e donos de negócios.

E, como o próprio nome da obra atesta, o livro aponta os passos para atingir o nível mais elevado da liderança.

4. The great CEO Within: The Tactical Guide to Company Building

Nossa quarta e última indicação de livros sobre liderança é mais atual e trata da liderança sob o ponto de vista mais empreendedor no contexto das novas e disruptivas empresas de tecnologia.

Como um guia para gestores de negócios focado em inovação, o livro contém dicas do autor para transformar fundadores e CEOs em verdadeiros líderes capazes de aumentar a escalabilidade do negócio desde uma startup até uma grande corporação.

Demonstra, por exemplo, como implementar sistemas de governança, técnicas de resolução rápida de problemas, feedbacks transparentes  e muito mais.

Então, se o seu negócio é uma startup e seu core business é baseado em inovação, mais do que qualquer outro, este é um dos livros sobre liderança que vai enriquecer muito a sua formação como gestor, empreendedor e líder.

5. The Ride of a Lifetime: lessons learned from 15 years as CEO of Walt Disney Company

Como o título do livro informa, Robert Iger atuou durante 15 anos à frente de uma das companhias mais inovadoras e focadas na experiência dos seus clientes.

Com uma sinergia que mescla biografia e insights sobre gestão, principalmente de pessoas, o autor conta sua trajetória vitoriosa na Walt Disney Company e comenta as estratégias que ele aprendeu e desenvolveu por lá.

Definitivamente, é um livro que tem como pano de fundo os cenários e personagens da Disney, possui uma linguagem simples e prazerosa, que vai prender a sua atenção desde o início até o final. 

E ainda mais importante, este livro vai aumentar o seu repertório de histórias para contar como Líder, para os seus filhos, que são seus mais importantes seguidores, não é verdade?!

Ler livros sobre liderança pode maximizar sua capacidade de liderar

Sem dúvida alguma, a leitura é uma habilidade que todo gestor de negócios deveria cultivar ao longo de toda a vida. 

E os livros sobre liderança podem ajudar muito no desenvolvimento dos skills necessários para você se tornar um líder cada vez melhor. Acesse nosso blog e confira nosso conteúdo exclusivo sobre gestão, liderança e muito mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *