CEO: quem é, o que faz e qual a sua importância

CEO: quem é, o que faz e qual a sua importância

Tempo de leitura: 5 minutos

Certamente, durante sua experiência profissional, você já ouviu e leu bastante a palavra CEO em uma estrutura organizacional, não é mesmo?

Mas você sabe o que significa CEO? Entende o seu papel e conhece a sua importância para os negócios?

Então, nosso artigo de hoje vai apresentar a definição de CEO, que é um dos principais executivos de uma empresa, e ainda mostrar a relação deste profissional com os demais executivos C-Level do negócio.

O que é CEO?

O que é CEO?​

A palavra CEO é uma sigla para o termo em inglês Chief Executive Officer (Chefe Oficial Executivo), ou o principal executivo de uma empresa. 

Geralmente, ocupa cargos de gestão de alto escalão (C-Level), como o de presidente ou o de diretor executivo da companhia.

Além disso, o CEO também pode ser o dono do negócio, como acontece em muitas situações de companhias familiares já consolidadas e/ou quando a empresa está nos estágios iniciais do seu ciclo de vida.

Quais os principais skills que um CEO deve possuir ou desenvolver?

Quais os principais skills que um CEO deve possuir ou desenvolver?​
  • Visão de longo prazo
  • Capacidade de ouvir
  • Liderança
  • Comunicação
  • Empatia

Quais as atribuições do Chief Executive Officer?

Quais as atribuições do Chief Executive Officer?​

Tipicamente, o CEO de uma organização é escolhido pelo seu grupo de acionistas e atua na interface entre os interesses dos acionistas e a realidade operacional do negócio. 

Assim, suas principais atribuições incluem a tomada de decisões estratégicas para a organização, para a gestão das operações e dos recursos necessários.

Além de possuir um papel fundamental na formação, motivação e manutenção das equipes da empresa e na criação da cultura organizacional do negócio.

Também, p foco do CEO sempre deve ser o crescimento e a expansão do negócio de forma sustentável e lucrativa, de acordo com o planejamento estratégico, a missão, a visão e os valores do negócio.

Ademais, o CEO de uma empresa listada também precisa garantir a valorização das ações da empresa, com estratégias que gerem lucros para seus acionistas, atendam as necessidades e expectativas dos clientes internos e externos.

Dessa forma, em síntese, funções chave de um CEO são:

  • Formação e desenvolvimento do time
  • Liderança e orientação estratégica da empresa
  • Garantia das condições adequadas de trabalho para times e estruturas 
  • Conexão entre investidores, conselho e acionistas

Ainda, em muitas ocasiões, sobretudo no inovador ambiente de negócios das startups, o CEO pode acumular funções e responsabilidades de outros executivos C-Level, como CFO, COO, dentre outras, como veremos a seguir.

CEO e demais cargos de gestão tipo C-Level

CEO e demais cargos de gestão tipo C-Level​

Além do Chief Executive Officer, existem outras denominações para os demais cargos de gestão de uma organização, de acordo com a área de atuação, funções e responsabilidades.

Confira o 4 principais cargos de gestão C-Level:

  • CFO (Chief Financial Officer) – é o cargo do profissional encarregado de planejar e monitorar a parte financeira da empresa: despesas, receitas, investimentos. 
  • COO (Chief Operation Officer) – o COO de uma empresa atua como Diretor de Operações. É um cargo do tipo C-Level de alta relevância, pois cuida do core business do negócio, ou seja, da eficiência e eficácia das suas operações principais.
  • CTO (Chief Technology Officer) – atua como um Diretor de Tecnologia, estando à frente de todas as decisões e operações que dizem respeito ao contexto tecnológico do negócio.
  • CMO (Chief Marketing Officer) – é o executivo responsável pelo marketing da companhia e, sobretudo, pela geração de valor à marca institucional. Atua diretamente com a área comercial e de produtos. 

Agora que você já conhece os principais tipos de C-Level, confira nossas dicas valiosas para você que é CEO da sua empresa ou de um negócio de sucesso!

5 dicas para organização de uma agenda de trabalho para o CEO de sucesso

5 dicas para organização de uma agenda de trabalho para o CEO de sucesso​

Primeiramente, a pauta da agenda de trabalho de um CEO deve ser ao redor de garantir a execução da estratégia e do negócio e a de viabilizar o trabalho do seu time de gestores.

  1. Estabeleça reuniões mensais com o time executivo para garantir o alinhamento e acompanhar indicadores e iniciativas;
  2. Agende reunidas semanais tipo 1:1 com reportes diretos e com os heads de cada área;
  3. A cada três meses, coordene a revisão do que foi planejado x o que foi executado;
  4. Cobre as ações sempre com foco nos resultados;
  5. Discuta o porquê das ações em relação ao plano e o que está bloqueando o cumprimento dos resultados, atue como facilitador.

Em resumo, o CEO é quem garante a gestão estratégica das frentes relacionadas a: capital, desenvolvimento humano e desenvolvimento organizacional.

E se você acabou de se tornar o CEO da sua empresa, é preciso que você gerencie as expectativas em torno daquilo que é esperado de você.

Além disso, veja algumas dicas para o que você deve fazer nas suas primeiras semanas nesse cargo:

  • Ouvir e conhecer o seu time;
  • Ouvir e conhecer os seus chefes (sim, CEO tem chefes): acionistas, investidores/dono, principias clientes;
  • Explicar de forma clara o que vai fazer na primeira semana, no primeiro mês, no primeiro trimestre.

Em conclusão, o CEO é um profissional dos mais importantes em qualquer organização. Dessa forma, ele precisa estar em constante desenvolvimento das suas habilidades e competências, hard e soft skills.

Acesse nosso blog e fique por dentro de tudo sobre o ambiente de negócios! Conheça ainda mais sobre o papel do CEO no ambiente de negócios atual, seja em uma grande corporação, em uma empresa familiar ou em uma startup.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *