Planejamento Estratégico: o que é e como elaborar

Tempo de leitura: 3 minutos

O planejamento estratégico é parte essencial da vitória em uma guerra. Todos os grandes conquistadores tiveram que pensar em diversas coisas antes de entrar no campo de batalha. Como por exemplo: condições meteorológicas, táticas de confronto, terreno, fraquezas, forças, etc…

Ou seja, não foi da noite para o dia, em um ato de bravura ou extremo heroísmo, que conseguiram conquistar seus impérios. Todos realizaram um planejamento estratégico para entender (1) o que deveria ser feito, (2) por que deveria ser feito e (3) como deveria ser feito.

Assim, o planejamento estratégico é um processo que permite definir o melhor caminho a ser seguido para atingir determinado objetivo.

E essa analogia pode ser feita para o ramo de negócios: um planejamento precisa ser feito para construir uma grande empresa. Só assim esta conseguirá atingir seus objetivos.

Planejamento Estratégico

O que é um Planejamento Estratégico?

Tipicamente, um planejamento estratégico é um documento que envolve toda a estratégia que deve ser adotada para que uma empresa alcance seus objetivos.

Assim, esse documento possui todo o detalhamento das ações fundamentais para que essa empresa possa chegar até o próximo nível. Esse plano estratégico pode envolver estratégias de curto, médio e longo prazo, elaborando atividades para cada período.

Entretanto, é importante uma equipe que já possui certa experiência realizar essa tarefa. Caso contrário, o planejamento pode até ser feito, porém não será tão criterioso.

Você vive apagando incêndio e não sabe!

Você já parou e pensou quantas vezes você teve que fazer algo URGENTE e esqueceu o que é IMPORTANTE?

Pois é, urgência e importância são conceitos diferentes.

Assim, a definição e execução de algo importante (que realmente gera impacto) exige certo planejamento, mas algo urgente não necessariamente gera impacto e não exige planejamento.

Entretanto, a maioria das pessoas focam em assuntos urgentes, ao invés de focar em assuntos importantes.

Consequentemente, quando essas pessoas são perguntadas “qual patamar você quer atingir com a sua empresa em 2 anos?”, elas não sabem seu objetivo (porque ficam apagando incêndio) e, muito menos, sabem como chegar lá.

Por que fazer um Planejamento Estratégico?

  1. Organização: a partir do momento que você elabora um documento com as atividades definidas para o seu negócio, essas atividades se tornam tangíveis, assim ficam mais fáceis de serem colocadas em prática.
  2. Priorização: baseado em seu planejamento, uma série de tarefas são colocadas na mesa. Assim, com a visibilidade de todas, fica mais claro escolher aquela que possui maior preferência.
  3. Economia: fora retrabalho! Seu plano estratégico facilita o entendimento de como o trabalho deve ser feito, evitando erros de procedimento.

Como fazer um Planejamento Estratégico simples para o meu negócio?

  • Etapa 1: conceituação

Nessa etapa, você deve definir os objetivos macro do negócio. Ou seja, onde você quer chegar.

  • Etapa 2: fundamentação

Agora, defina potenciais caminhos estratégicos, capabilities, “gaps” de competência e modelo de governança/gestão.

  • Etapa 3: planejamento

A partir deste momento, você deve definir prioridades, modelar o impacto das iniciativas, prever a necessidade de recursos, definir inicialmente os KPIs e ajustar seu modelo de governança/gestão estabelecido anteriormente.

  • Etapa 4: detalhamento

Por fim, você tem que desdobrar seu plano tático e operacional, com responsáveis, prazos e prioridades. Além disso, definir os KPIs finais para acompanhamento, implementar ajustes necessários no modelo de governança e/ou gestão e ver se tudo o que foi planejado cabe no seu bolso ($).

Note que essas são as 4 etapas fundamentais para elaborar seu plano estratégico. Porém, cada empresa possui sua singularidade. E, portanto, cabe a você adaptar cada etapa para o seu modelo de negócio.

Sendo assim, para apoiar você na elaboração do seu planejamento estratégico, eu elaborei um conteúdo exclusivo que serve como guia para você criar do zero ou até mesmo refinar seu plano atual.

Você pode acessar esse material gratuitamente clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *