Media for equity: conheça esta estratégia de marketing

Tempo de leitura: 5 minutos

Se a sua empresa é uma startup ou uma empresa consolidada que precisa investir para ampliar a sua participação em mídia e imagem de mercado, media for equity é uma boa opção para isso.

Fique com a gente até o final e conheça tudo sobre media for equity e como você pode fazer para aplicar esta estratégia no seu negócio.

O que é media for equity?

Antes de mais nada, media for equity é uma estratégia utilizada para aumentar a exposição do seu negócio na mídia (media) e, consequentemente, atrair novos clientes e engajar ainda mais os atuais consumidores.

O grande diferencial desta estratégia é que você não precisa aportar dinheiro efetivamente, podendo remunerar os serviços de mídia (marketing digital, propagandas, eventos, dentre outros) com parcelas de equity.

O que é equity?

A princípio, o significado do que é equity está relacionado com o patrimônio da organização.

No ambiente de negócios, a palavra equity diz respeito à participação societária em um negócio, ou seja, quantidade de quotas, títulos, ações da empresa ou outros valores mobiliários que uma empresa ou pessoa possui em determinado negócio.

Como funciona a estratégia de media for equity?

Nesse sentido, a expressão “media for equity” significa “trocar” ações de mídia por ações da empresa.

Por exemplo, quando uma companhia decide contratar uma celebridade, artista ou influencer para promover a sua marca e, ao invés de pagar pelos serviços, transfere ações da empresa para o credor (celebridade, artista ou influencer).

Assim, ele recebe ações da empresa e se transforma em um dos sócios do negócio, compartilhando dos mesmos interesses da companhia.

Quem pode utilizar a estratégia de media for equity?

É muito comum a estratégia de media for equity acontecer em startups e empresas no início de suas atividades, sem muito recursos mas com grande potencial de crescimento.

Isto porque, tipicamente, as empresas mais novas tendem a utilizar quase todos seus recursos para elaborar e validar o MVP – Minimum Value Product, sobrando muito poucos recursos para as ações de marketing.

Dessa forma, estas companhias podem se utilizar de ações da empresa para pagar as iniciativas de marketing e não afetar seu fluxo de caixa.

Mas, da mesma forma, qualquer empresa pode aplicar a estratégia de media for equity, independente do seu tamanho e da sua área de atuação.

Contudo, o ponto importante aqui é a qualidade do produto ou serviço da empresa e o potencial de crescimento do negócio.

Quanto mais promissor for o modelo do negócio, maior o interesse de outras pessoas se tornarem sócias do empreendimento, o que vai facilitar a implementação desta estratégia de mercado.

Quando o negócio não é atraente e nem potencialmente lucrativo, dificilmente as pessoas vão querer receber ações da empresa como pagamento por seus serviços. Certo?!

Vantagens da utilização da estratégia de media for equity para a sua empresa

Sem dúvida, a media for equity pode ser uma estratégia do tipo ganha-ganha, onde todos os players podem sair ganhando. Confira algumas das suas principais vantagens:

  • Aumento da exposição da imagem da empresa para um público segmentado
  • Valorização da marca
  • Potencializa a escalabilidade do negócio
  • Manutenção do fluxo de caixa da companhia e aumento do engajamento

Aumento da exposição da imagem da empresa para um público segmentado

A contratação de uma celebridade para divulgar a marca da sua empresa vai linkar o seu negócio à imagem dela e a todos os seus fãs, maximizando a exposição da sua marca ao público e aumentando as possibilidades de novas compras.

Valorização da marca do seu negócio

Com grande exposição na mídia, referendada por celebridades, sua marca pode se tornar mais conhecida e valiosa.

Mas atenção! Para que isso ocorra, seus serviços e produtos devem ter qualidade suficiente para não somente atender as demandas, mas surpreender seus clientes e gerar credibilidade ainda maior.

Potencialização a escalabilidade do negócio e atração de novos investimentos

A mesma exposição midiática capaz de gerar credibilidade e aumento de vendas pode colocar o seu negócio em um patamar de visualizações necessárias para escalar suas operações, principalmente se sua empresa atuar no ambiente digital.

Igualmente, a valorização da imagem por meio da correta exposição da sua marca pode atrair novos investidores interessados em surfar a onda do sucesso junto com você!

Manutenção do fluxo de caixa da companhia e aumento do engajamento

No caso da empresa contratante, ela não fica descapitalizada com a contratação das ações de marketing e ainda, o próprio contratado pode aumentar o interesse pelo (seu novo) negócio, ajudando a promovê-lo de forma incondicional.

E quando uma celebridade elogia a sua empresa em público, a possibilidade de atrair novos clientes e aumentar o engajamento dos atuais consumidores cresce bastante, além de potencializar ainda mais vendas e novos negócios.

Media for equity como tendência para captação de novos investimentos

Em conclusão, após conhecer o que é equity, você entendeu como a media for equity pode ser uma excelente oportunidade para sua empresa captar investimentos e aumentar sua exposição no mercado.

Dessa forma, essa estratégia pode ser uma grande oportunidade para a sua empresa. Acesse nosso blog e confira mais conteúdos sobre Estratégia, Governança, Gestão e Capital!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *