Startup: o que é e como criar

Startup: o que é e como criar

Tempo de leitura: 4 minutos

Cada vez mais as pessoas têm se interessado em criar seu próprio negócio. Para você ter uma ideia, o modelo de negócio de startup era pequeno em 2015, cerca de 4.151 empresas, já em 2019 saltou para 12.727, um aumento de 207%. Alucinante, não?

Sendo assim, é razoável perceber que tornar-se empreendedor virou objetivo de vida para muitos brasileiros. E, se você chegou até aqui, você também tem interesse em se tornar um. Quem sabe uma startup unicórnio?!

Dessa forma, o conceito de startup é uma empresa em estágio inicial que possui um grande mercado em expansão, uma solução inovadora e um modelo de negócio escalável.

Portanto, nesse artigo irei explicar com maior profundidade o que é e como funciona uma startup, como definir equity entre os sócios, como funciona o ciclo de planejamento e como fazer sua reserva de caixa.

O que podemos considerar uma startup?

Startup, de maneira geral, é uma empresa em estágio inicial e que se tornará, futuramente, diferente da estrutura de negócio convencional do seu nicho. Mas, ainda precisa de muito amadurecimento no caminho.

Entretanto, tipicamente são empresas de tecnologia ou associadas a tecnologia.

Portanto, não dá para chamar uma cafeteria nova de startup, por exemplo. Pois, desde o dia 1 ela já é o que será depois de 10 anos.

Como criar uma startup?

  1. Defina sua principa ideia
    • Comece a anotar todas as suas ideias e verifique qual delas realmente têm chances de se tornar um negócio.
  2. Adapte seu modelo de negócio
    • Estabeleça o formato do seu negócio de forma com que este “pare em pé” e crie seu protótipo com base nisso.
  3. Growth Hacking
    • Elabore hipóteses para o crescimento do seu negócio e realize testes para validar essas hipóteses.
  4. Time
    • Quando necessário, foque em expandir o time. Contrate pessoas inteligentes e esforçadas para dar tração ao seu negócio.

3 Pilares de uma startup no início do MVP

  1. Mercado
    • O mercado é grande o suficiente e o produto que você está ofertando supre suas necessidades?
  2. Abordagem proposta
    • Como essa startup vai para mídia?
  3. Time
    • Ela possui um time bom e engajado o suficiente para atingir seus objetivos?

Como definir equity entre os sócios?

Em primeiro lugar, separe a contribuição para o equity em 2 variáveis: Dinheiro (50%) e Trabalho (50%).

Para os 50% da variável Dinheiro, cada sócio recebe um equity proporcional ao valor investido no negócio.

Para os 50% da variável Trabalho, comece separando as áreas da empresa, no exemplo (imagem no fim dessa seção) colocamos apenas três. Depois, juntos com seus sócios, atribua uma nota da ordem de importância de cada área definida para os resultados da empresa.⁠

Além disso, as notas variam junto com a quantidade de áreas: caso você tenha 4 áreas, são notas de 1 a 4, se 5 áreas, notas de 1 a 5.

Após isso, some as notas relativas a cada área e divida pelo total de notas atribuídas somadas. Exemplo: vendas totalizou 10 de um total de 18 (10/15 = 0,5555). O peso relativo de importância daquela área é de 55,5%.⁠

Com o resultado em mãos, para dividir o equity da empresa você atribui as atividades que cada sócio irá desempenhar e seu peso, somado a quanto este sócio entrou com participação monetária.⁠

equity startup

Como funciona o ciclo de planejamento de uma startup?

Como a startup ainda é uma empresa nova, ainda há muita coisa mudando e é difícil ter clareza dos parâmetros das premissas. Portanto, os planejamentos em startups são menos detalhados e mais fluidos. 

Assim, mais importante do que acertar o plano é acertar o que medir e ter um processo de revisão e decisão com base no que for medido para ajustar o curso de forma rápida e ágil.

Qual porcentagem de caixa para destinar como caixa e investimento em startups?

No início, é comum a startup destinar todos os recursos da empresa para crescer, porém também é saudável você reservar alguma reserva de caixa no negócio.

Para isso, recomendo a técnica do Split 80/20, ou seja, o split do lucro em 80% para reinvestimento e crescimento da empresa e 20% para caixa.

Além disso, quando a reserva de caixa bater 6x da sua despesa média mensal, você não precisa mais fazer reserva. Se não der para chegar em 6x, busque ao menos 3x.

Dessa forma, você assegura o reinvestimento necessário para o crescimento da sua empresa e, ainda sim, garante um caixa para possíveis imprevistos.

6 Fases de uma startup

  1. MVP (minimum value product)
  2. Validação – PMF (product market fit)
  3. Tração – Compreensão do canal de crescimento
  4. Escala – Criação e refinamento de uma máquina de vendas e entrega
  5. Growth – Aceleração
  6. Amadurecimento – Desenvolvimento das competências de negócio e estruturação

Se sua startup está a partir da fase de Growth, vale a pena conhecer o Auddas onDemand: uma mentoria na qual compartilhamos tudo que já vimos dar certo e errado ao longo de +20 anos de experiência, servindo de atalho para que sua empresa chegue a patamares maiores.

Clique aqui para agendar uma conversa com um de nossos consultores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *