Tipos de liderança: veja os 3 mais comuns na gestão de equipes

Tipos de liderança: veja os 3 mais comuns na gestão de equipes

Tempo de leitura: 5 minutos

Uma das principais características inerentes a gestores e empreendedores de sucesso é a sua capacidade de liderar seu time em direção aos objetivos do planejamento estratégico do negócio. E, como cada negócio é único, os tipos de liderança também podem variar.

Assim, hoje vamos apresentar para você os principais tipos de liderança de equipes e explicar como ela pode impactar na gestão de alta performance do seu negócio.

A princípio, nas empresas atuais, os principais e mais comuns tipos de liderança são 3:

3 Tipos de liderança mais comuns na atualidade

3 Tipos de liderança mais comuns na atualidade​
  1. Liderança Democrática
  2. Liderança Autocrática
  3. Liderança Liberal

Liderança Democrática

Como o nome já indica, este é um dos tipos de liderança onde o líder compartilha informações e decisões com seus liderados, de forma democrática, conversada e decidida em conjunto.

Há espaço para o diálogo entre as partes e os colaboradores se sentem mais à vontade em participar das atividades relacionadas à gestão de equipes e do negócio. 

O sentimento no ambiente organizacional é de igualdade, respeito à diversidade e liberdade de expressão, enfatizando o poder do grupo em detrimento do individualismo; uma característica importante para a gestão de alta performance.

As responsabilidades de cada um são designadas de acordo com os OKRs e KPIs estabelecidos para cada área, em busca do resultado coletivo. Não há uso da autoridade para imposição de tarefas.

Dentre todos os tipos de liderança, na democracia, o líder é “escolhido” pelos liderados, como alguém que faz parte do time. 

Sua autoridade e poder não são impostos e seu trabalho é uma inspiração para seus seguidores.

Liderança Autocrática

A Liderança Autocrática é um dos tipos de liderança que cada vez menos é utilizado nas organizações. Isto porque ele está baseado na centralização, na autoridade, no controle e na imposição de tarefas.

Geralmente, o líder autoritário assume a responsabilidade do processo decisório, sem consultar os demais membros do time.

Neste sentido, inibe a participação e dificulta o desenvolvimento, por parte dos colaboradores, de uma cultura empreendedora, de dono do negócio.

Tipicamente, as relações entre líder e liderados limitam-se às atividades profissionais e, dificilmente ultrapassam as barreiras do ambiente de trabalho.

Ou seja, não há um saudável envolvimento social entre as partes, nem dentro nem fora do trabalho, o que acaba aumentando a barreira imposta pela autoridade oficialmente designada ao gestor.

Liderança Liberal

No terceiro, dentre os tipos de liderança mais comuns, não há centralização de poder e, não somente as tarefas, mas também as responsabilidades são compartilhadas pelo líder com os demais membros do time.

Esta forma de liderança costuma funcionar bem quando há plena confiança entre o gestor e seus liderados, que conseguem lidar sozinhos com a gestão de equipes e do negócio.

É um dos tipos de liderança que é baseado na autonomia, no empowerment e na qualificação dos membros da equipe, que são capazes de executar seu trabalho sem a presença do líder.

Entretanto, dependendo do grau de autonomia franqueado aos colaboradores, pode ocorrer do líder acabar perdendo o seu protagonismo como figura central e inspiradora da equipe.

Aí, quando cada um faz o que quer, da maneira que bem desejar, as coisas podem complicar…

Qual dos tipos de liderança é ideal para sua empresa?

Qual dos tipos de liderança é ideal para sua empresa?​

Seja qualquer um dos tipos de liderança, todos os negócios precisam de líderes competentes, capazes de traduzir as estratégias definidas do negócio, em planos de ação para alcançar os objetivos traçados.

O líder assim, tem papel fundamental na execução estratégica do plano de negócios, de acordo com o planejamento estratégico, a missão e a visão do negócio.

Além de motivar, treinar e reconhecer constantemente os membros do time, com atenção à diversidade do ambiente e da equipe, inteligência emocional e flexibilidade para liderar mudanças.

Neste sentido, é importante que o líder desenvolva habilidades e competências importantes, como por exemplo:

  • Empatia e senso de coletivismo
  • Resiliência e criatividade em busca de inovação constante
  • Engajamento e ética
  • Saber ouvir
  • Coordenação
  • Comunicação e relacionamento
  • Credibilidade 
  • Profundo conhecimento do negócio
  • Aprendizado contínuo

E, dentre todas, podemos separar e priorizar o desenvolvimento das competências TÉCNICAS e COMPORTAMENTAIS, de acordo com as funções realizadas.

Veja um exemplo de principais competências para um Chief Sale officer - CSO:

Veja um exemplo de principais competências para um Chief Sale officer - CSO:​

Competências Técnicas desejáveis para o CSO

  • Capacidade de planejamento
  • Gestão de equipes
  • Técnicas de vendas
  • Negociação

Competências Comportamentais desejáveis para o CSO

  • Liderança
  • Empatia
  • Capacidade de ouvir
  • Paciência
  • Capacidade de ensinar

Confira abaixo, algumas dicas que você pode aplicar na reunião semanal de liderança na sua empresa e iniciar uma gestão de alta performance no seu negócio.

Dicas para uma gestão de alta performance

Dicas para uma gestão de alta performance​
  • Monitoramento dos principais KPIs
  • Acompanhamento dos projetos-chave
  • Priorização das ações e justificativa (o quê, quando e porquê) 
  • Atualização das ações definidas na reunião anterior
  • Boas notícias desde a última reunião

Tipos de liderança e gestão de equipes

Tipos de liderança e gestão de equipes​

E você, conseguiu se identificar com algum dos tipos de liderança apresentados hoje? Será que a gestão de equipes da sua empresa vai levá-la em direção à visão definida? 

Entre em contato conosco e conheça mais sobre como podemos ajudá-lo a identificar, de acordo com os tipos de liderança, a melhor forma para colocar em prática a visão do seu negócio, gerar valor para o ativo e garantir a execução adequada dos seus planos de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *