Strike price: conceito, funcionamento e importância nos negócios

Tempo de leitura: 5 minutos

Nas diversas formas de negociar ações na Bolsa de Valores, a definição do strike price pode influenciar na gestão de capital e nos valores pagos e recebidos por cada ativo.

Continue com a gente e entenda mais sobre o que é e como funciona no mercado de opções.

O que é strike price?

O “strike price” (preço de exercício, em português) é um termo comumente usado em opções e contratos futuros. 

Ele representa o preço pré-determinado no qual o titular de uma opção tem o direito de comprar ou vender o ativo subjacente ao contrato.

Em opções de compra (call options), o strike price é o preço ao qual o titular tem o direito de comprar o ativo subjacente antes da data de vencimento da opção. 

Em contrapartida, em opções de venda (put options), é o preço ao qual o titular tem o direito de vender o ativo subjacente antes da data de vencimento da opção.

No mercado de ações, ele é estabelecido no momento da criação do contrato de opção e permanece fixo durante a vigência do contrato. 

Ele é escolhido pelo emissor da opção com base em:

  • Preço de mercado atual do ativo subjacente 
  • Volatilidade esperada 
  • Tempo até a data de vencimento
  • Taxas de juros

Importância do strike price

Como é o preço pré-determinado no qual o titular de uma opção pode comprar ou vender o ativo subjacente, o strike price influencia o valor da opção. 

No caso das opções de compra, se o preço de mercado do ativo for superior ao strike price, a opção tem valor intrínseco positivo.

Isto acontece porque o titular pode comprá-lo a um preço abaixo do preço de mercado. 

Por outro lado, se o preço de mercado for inferior ao preço de exercício, a opção não tem valor intrínseco e pode ser considerada “out-of-the-money”.

Da mesma forma, nas opções de venda, se o preço de mercado for inferior ao strike price, a opção tem valor intrínseco positivo.

Ou seja, o titular pode vender o ativo a um preço acima do preço de mercado.

Mas se o preço do ativo no mercado de ações for superior ao strike price, a opção não tem valor intrínseco e é considerada “out-of-the-money”.

Como funciona o preço de exercício?

O strike price é uma técnica de precificação de ações e funciona como o preço de referência pelo qual o titular de uma opção pode comprar ou vender o ativo. 

Assim, existem as opções de compra (call options) e as opções de venda (put options). Confira abaixo:

Opções de compra (call options):

Se você é titular de uma opção de compra, o strike price é o preço ao qual você tem o direito de comprar o ativo.

Quando o preço de mercado do ativo estiver acima do preço de exercício, a opção de compra tem valor intrínseco positivo. 

Nesse caso, você pode exercer a opção e comprar o ativo pelo preço mais baixo do que o preço de mercado atual, obtendo um lucro imediato.

Se o preço de mercado estiver abaixo do strike price, a opção de compra não tem valor intrínseco. 

Nesse caso, a opção é considerada “out-of-the-money” e não seria vantajoso exercê-la. Você pode optar por não exercer a opção e limitar sua perda ao prêmio pago pela opção.

Opções de venda (put options):

Agora, quando você é titular de uma opção de venda, o strike price é o preço ao qual você tem o direito de vender o ativo.

Assim, se o preço de mercado do ativo estiver abaixo do preço de exercício, a opção de venda tem valor intrínseco positivo. 

Então, você pode decidir exercer a opção e vender o ativo pelo preço mais alto do que o preço de mercado de ações atual, obtendo um lucro imediato.

Por outro lado, se o preço de mercado estiver acima do strike price, a opção de venda não tem valor intrínseco. 

Nesse caso, a opção é considerada “out-of-the-money” e não seria vantajoso exercê-la. Você pode optar por não exercer a opção e limitar sua perda ao prêmio pago pela opção.

Em ambos os casos, o valor do strike price em relação ao preço de mercado atual do ativo influencia o valor e o potencial de lucro da opção. 

Muitos investidores compram e vendem opções com o objetivo de lucrar com as variações dos preços no mercado de opções e não com a intenção de exercê-las.

Entenda o impacto do strike price no valuation do seu negócio

O exercício de uma opção é uma decisão individual do titular, que leva em consideração a situação do mercado e suas próprias estratégias de investimento.

Conte com nossa assistência especializada em gestão de capital para saber como o strike price pode influenciar nas suas transações de Fusões e Aquisições (M&A).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *