Fusões e aquisições: entenda o que é e como funciona o m&a

Fusões e aquisições: entenda o que é e como funciona o m&a

Tempo de leitura: 6 minutos

Desde o início do processo de globalização e, sobretudo, após o deslanche dinâmico mercado das startups, as operações para fusões e aquisições de empresas no Brasil têm gerado muitas oportunidades para investidores, consultores e gestores.

Isto porque, a abertura das economias globais tem possibilitado às grandes empresas operar mais livremente em praticamente qualquer parte do mundo, facilitando o processo de fusões e aquisições, onde uma empresa compra outra ou se une à ela.

Sobretudo nos últimos dois anos, a desvalorização do Real frente ao Dólar e ao Euro, tem barateado o custo das empresas nacionais para os investidores estrangeiros, que têm vindo às compras com frequência e aquecendo o mercado nacional de fusões e aquisições.

Continue com a gente e entenda mais sobre o processo de fusões e aquisições

Lembre-se que quando falamos em fusões e aquisições, nos referimos às operações de mergers & acquisitions, em inglês, ou M&A.

Neste sentido, vamos entender a diferença entre fusão (merger) e aquisição (acquisition).

O que é aquisição?

Na aquisição, o processo tem mais cara de compra, que pode ser total ou parcial. Envolve processos mais técnicos ligados à parte compradora.

Podem ser exigidos, por exemplo, um laudo de avaliação, um PPA (Purchase Press Allocation), dentre outros documentos relativos a regras mais burocráticas do comprador para compliance.

O jogo de poder é mais forte na aquisição, quando pode haver a incorporação de pessoas e há um maior perfil de subserviência por parte da empresa que foi comprada.

Outra diferença é que a aquisição pode ser parcial e a fusão não permite isso.

O que é fusão?

Na operação de fusão, além de um CNPJ deixar de existir, há mais processos burocráticos de junta das organizações.

Há maior coexistência de poderes e, inclusive, casos onde as partes compartilham a gestão do negócio, pelo menos algumas áreas, onde cada empresa fica responsável pelo gerenciamento de uma ou mais áreas específicas.

Quem é quem no processo de fusões e aquisições

Os principais agentes que compõem um grupo mínimo de trabalho para realizar um M&A são o Comprador (Plataforma), o Vendedor (Alvo), Advisor, Contadores e Auditores, além dos Advogados de ambas as partes.

Podem ainda, haver diversos outros players ocultos mas de forma sintética, é basicamente todo mundo que apostou no desenvolvimento das empresas protagonistas do processo.

Igualmente relevantes, são os investidores das diversas rodadas de aportes financeiros, desde o seed capital, a series A, a series B, e assim por diante.

Como funciona o M&A: objetivos, duração, custos

Objetivos das fusões e aquisições

Os objetivos para a realização dos processos de fusões e aquisições podem ser os mais variados mas, na maioria das vezes, têm relação com:

  • Obter maior eficiência nos processos produtivos
  • Acessar novos clientes e canais de distribuição dos produtos e serviços
  • Eliminar a concorrência
  • Melhorar a distribuição e otimizar os lead-times
  • Diminuir custos e aumentar a lucratividade
  • Otimizar gastos com marketing
  • Integrar a cadeia de suprimentos

Duração do M&A

O processo de fusões e aquisições não tem uma duração pré-definida para ser concretizado.

É dividido em 6 etapas e cada uma pode levar mais ou menos tempo, dependendo dos vários fatores que podem impactar o processo, como por exemplo:

  • Características e organização das empresas envolvidas (cultura organizacional)
  • Engajamento e a diligência das equipes e dos seus donos
  • Ambiente de mercado
  • Nível de governança em que cada player (Comprador ou Alvo) se encontra
  • Documentação

Entretanto, a prática tem mostrado que a gestação média típica de um processo de M&A é de aproximadamente 9 meses, ficando entre 6 e 12 meses na maioria das vezes.

Custos do processo de fusões e aquisições

Os custos inerentes ao processo de M&A incluem a remuneração do Advisor, que é de 4% a 5% do valor da operação, mais os demais serviços eventualmente contratados, como por exemplo, uma assessoria jurídica especializada na área comercial e de contratos.

Entretanto, o maior volume de operações e o avanço da tecnologia têm possibilitado uma sensível redução nos custos de vários serviços profissionais.

Só para se ter uma ideia, o custo do acompanhamento de um advogado no processo baixou mais de 50%, nos últimos 15 anos.

As principais teses do M&A

As teses são basicamente os caminhos e as tendências que estão ocorrendo com as empresas de um setor, num determinado segmento de mercado.

E a forma como ambos, o comprador e o vendedor se encaixam na operação.

Por exemplo, em qual tese do comprador o alvo se encaixa?

Ou seja, ele possui propriedade intelectual relevante, originação de clientes, verticalização ou horizontalização dos negócios, consolidação do setor, dentre outras qualidades interessantes para o comprador.

A tese do múltiplo diz respeito ao valor (valuation) atribuído para a empresa, de acordo com o seu posicionamento no mercado: Plataforma ou Alvo.

Nesse contexto, normalmente as plataformas são melhor avaliadas do que os alvos, pois a percepção é de que quem compra os outros vale mais do que quem é comprado.

Outra questão referente ao valuation diz respeito a quem está comprando quem, pois o mesmo alvo pode ter diferentes avaliações de acordo com quem o está comprando.

Neste mercado, geralmente, fundos de investimentos tendem a pagar menos do que compradores estratégicos, porque vão correr todo o risco de execução das empresas ( e sem participar) até alcançarem sua desejada estabilidade.

Ainda relacionado ao valuation das empresas alvo, quando compradas por empresas listadas, estas podem arbitrar um valor múltiplo comparativo dela própria (na Bolsa) contra o valor múltiplo do alvo, gerando mais valor para a empresa comprada.

As execuções na linha “rollup”, acontecem quando várias empresas fragmentadas em um mesmo setor, se consolidam ao mesmo tempo embaixo de uma holding para subir suas participações no mercado.

Nesse caso, a tese é trabalhar a sinergia de custos ou receitas, de complemento tecnológico, de melhoria de portfólio e de otimização dos processos produtivos para criar uma participação soberana na área de atuação.

Por fim, conheça as principais etapas do processo de fusões e aquisições.

6 etapas do M&A

1. Preparação
2. Go to market
3. Negociação inicial
4. Diligência
5. Negociação final
6. Integração pós-deal

Entenda mais sobre fusões e aquisições e saiba como preparar seu negócio para o M&A

Como apresentado acima, os participantes dos processos de fusões e aquisições compõem um grupo heterogêneo, com objetivos e práticas muito singulares e, nem sempre em comum acordo.

Por isso é fundamental, e uma das principais funções do Advisor, azeitar as regras com todas as partes antes e durante todo o processo de fusões e aquisições. Agende um call com nosso especialista em M&A.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *