Entenda os principais modelos de Canvas para o seu negócio

Entenda os principais modelos de Canvas para o seu negócio

Tempo de leitura: 5 minutos

Os modelos de Canvas surgiram como metodologias para auxiliar na elaboração do planejamento estratégico das organizações.

Desenvolvido por Alex Osterwalder, o primeiro dos modelos de Canvas surgiu em 2004, como parte da sua tese de Doutorado.

Mais tarde, com a publicação do seu livro Business Model Generation: Inovação em modelos de negócios (2010), os modelos de Canvas vieram a público e acabaram se tornando uma referência na elaboração e na análise de modelos de negócios atuais.

O que são os modelos de Canvas?

Os modelos de Canvas propõem uma metodologia para criar e analisar cada modelo de negócio a partir da identificação da proposta de valor para os clientes.

O nome Canvas significa “tela” em inglês e faz referência a um quadro onde as 9 principais dimensões estratégicas do negócio são ilustradas em blocos para uma rápida e concisa visualização.

A partir desta visualização é possível identificar rapidamente os aspectos mais relevantes do negócio e obter subsídios para decisões mais rápidas e assertivas.

Confira as 9 dimensões dos modelos de Canvas para Negócios:

  1. Proposta de valor
  2. Relacionamento com clientes
  3. Canais
  4. Principais parceiros
  5. Principais recursos
  6. Principais atividades
  7. Segmentos de clientes
  8. Estrutura de custos
  9. Fontes de receitas

1.Proposta de valor

A proposta de valor é justamente aquilo que o seu negócio se propõe a oferecer ao mercado para atender as necessidades dos clientes, seus produtos e serviços.

Por exemplo: alto nível de qualidade da matéria-prima, menores custos, grande capilaridade na distribuição, inovações em produtos e serviços, atendimento e relacionamento com clientes, dentre outros.

Recomenda-se que a utilização da metodologia dos modelos de Canvas inicie com o preenchimento desta dimensão estratégica.

2.Relacionamento com clientes

Esta dimensão deve apresentar exatamente como o relacionamento com clientes será realizado pela empresa, tanto para captação de novos clientes como para manutenção dos atuais.

Por exemplo, as ações para captação de maiores fatias de mercado, estratégias para fidelização dos consumidores atuais, melhorias na jornada do cliente e diminuição de churn, custos das atividades, dentre outros.

3.Canais

Os canais são as formas como o seu negócio irá disponibilizar seus produtos e serviços ao seu segmento de clientes no mercado, facilitando seu consumo.

Deve identificar a utilização de intermediários, canais próprios ou ambos, como por exemplo:

  • Lojas físicas
  • Lojas online
  • Representantes de vendas
  • Marketplaces digitais, dentre outros

4.Principais parceiros

Os principais parceiros do seu negócio são aqueles que têm grande relevância para sua operação.

Podem ser fornecedores específicos, distribuidores, intermediários e até mesmo parceiros em outsourcing.

5.Principais recursos

Aqui, é necessário descrever todos os recursos que o negócio vai precisar para ser elaborado, crescer e se desenvolver: investimentos financeiros, infraestrutura física, equipamentos, pessoas e conhecimento.

6.Principais atividades

Esta dimensão deve explicitar as principais atividades desenvolvidas pela organização para cumprir sua proposta de valor: vendas, fabricação, intermediação, dentre outras.

Idealmente, é que estas iniciativas devem incluir e consolidar os diferenciais apresentados na dimensão de proposta de valor.

7.Segmentos de clientes

Neste espaço do quadro Canvas é preciso identificar quem é o cliente “ideal” do seu negócio. Pode mostrar desde quem é o público alvo até a criação de personas mais detalhadas.

O importante é definir claramente para quem está direcionada a proposta de valor do seu negócio.

8.Estrutura de custos

Na coluna de estrutura de custos, deve ser explicitado quais, quanto e como serão os custos relacionados à operacionalização daquele modelo de negócio proposto.

Por exemplo, custos fixos e variáveis, como aluguel, taxas de franquia, matéria-prima, pessoal, comissões, impostos, dentre outros.

9.Fontes de receitas

O quadrante das fontes de receitas descreve com e de onde virão os recursos financeiros para o negócio: venda de produtos e serviços, cobrança de taxas, comissões, mensalidade de assinaturas, anúncios, publicidade, dentre outros.

Modelos de Canvas para diferentes situações

A metodologia Canvas para diagnóstico de negócios criada por Osterwalder fez tanto sucesso que começou a ser utilizada como ferramenta para análise e desenvolvimento de estratégias em outras áreas.

A partir de algumas adaptações, foram criados os modelos de Canvas de acordo com as características do setor de atuação e das pessoas.

Confira abaixo 3 destes novos modelos de Canvas utilizados atualmente:

Project Canvas (CP)

É uma metodologia utilizada para a gestão de projetos onde, em um canvas, são descritos os principais objetivos, requisitos, riscos, custos, premissas e demais aspectos inerentes ao desenvolvimento e à gestão de projetos.

Lean Canvas (LC)

A metodologia adaptada do Lean Canvas propõe trabalhar os aspectos mais relevantes para a criação de empresas tipo startup, onde os fatores para a obtenção do sucesso podem ser ainda mais significativos.

Dessa forma, no Lean Canvas, quatro dimensões são alteradas, conforme abaixo:

  • De Principais Parceiros para Problema
  • De Principais Atividades para Solução
  • De Principais Recursos para Métricas-Chave
  • De Relacionamento com Clientes para Vantagem Injusta

Business Model You (BMY)

O Business Model You é uma forma de adaptação dos modelos de Canvas para o desenvolvimento de carreiras das pessoas.

Funciona como uma ferramenta de identificação de objetivos pessoais e profissionais, metas, forças, fraquezas, dentre outros fatores.

Entenda mais sobre os modelos de Canvas para o seu negócio

Converse com quem já trilhou os mesmos caminhos que você na gestão do próprio negócio e conhece os desafios e as dores do empreendedor.

Entre em contato e conheça como a utilização da metodologia dos modelos de Canvas pode ajudar na maximização dos resultados da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *