Novos modelos de negócios: você sabe o que são e como funcionam?

Novos modelos de negócios: você sabe o que são e como funcionam?

Tempo de leitura: 5 minutos

Todos os dias, um grande número de empresas são criadas no Brasil e no mundo. Vão desde empresas mais tradicionais até startups e novos modelos de negócios inovadores e disruptivos.

Nesse contexto, a nova organização da sociedade globalizada e suas demandas cada vez maiores e mais segmentadas são alguns dos fatores que impulsionam o aparecimento dos novos modelos de negócios.

Além disso, o avanço da tecnologia viabiliza novos modelos de negócios que eram impossíveis de existir no passado, como por exemplo o freemium e o on demand.

Mas o que são os novos modelos de negócios?

Quando falamos em modelo de negócios, estamos falando de como as organizações públicas e privadas se organizam para atender às diversas demandas dos clientes.

Inclui a infraestrutura física, as instalações, os equipamentos, dentre outros aspectos tangíveis.

Assim como, as pessoas e os processos que fazem parte do trabalho desenvolvido pela companhia.

Nesse sentido, os novos modelos de negócios são aqueles que apresentam características inovadoras que os diferenciam dos demais tipos de negócios.

Podem ser aspectos na forma como se comunicam com o mercado, como elaboram seus produtos, prestam serviços aos consumidores, dentre outras formas.

Muitas vezes, estes novos modelos de negócios são tão disruptivos que transformam um segmento de mercado, seus fornecedores e clientes.

Por exemplo, o aplicativo Uber, modificou completamente a forma como as pessoas utilizam táxis e transportes públicos nas cidades.

Outro exemplo de novos modelos de negócio é o canal de stream Netflix, que ajudou a encerrar o negócio de aluguel de filmes em cd e levou à bancarrota gigantes como a Blockbuster.

O Spotify é outro exemplo de novos modelos de negócios que mudou completamente a forma como consumimos música, não é mesmo?!

Confira novos modelos de negócios da atualidade

  1. As a Service (AaS)
  2. Freemium
  3. Peer to Peer (P2P)
  4. On demand

Veja o que são e como funcionam alguns modelos de negócios que estão no nosso dia a dia:

1.As a Service (AaS)

Geralmente, estes novos modelos de negócios são criados para entregar serviços tecnológicos como produtos, mas seu modelo também pode ser aplicado a outros serviços.

Tipicamente conhecidos como Software as a Service (SaaS), são baseados em tecnologia e pessoas.

As companhias oferecem suporte, manutenção, licenciamento de software e toda infraestrutura para o seu funcionamento, além de entregar outros tipos de serviços.

Podem funcionar de forma semelhante a um modelo de assinaturas, onde os clientes pagam uma mensalidade para terem acesso aos serviços ou produtos.

Além de empresas de tecnologia como a Salesforce e a Netsuite, negócios como a Unidas e a Bike Itaú também utilizam este modelo de operação.

Logo, o cliente paga uma mensalidade e tem direito a utilizar os veículos e demais serviços da empresa (seguro, manutenção etc.).

2.Freemium

Antes de mais nada, freemium significa a união dos termos premium + free, ou seja, disponibiliza serviços diferenciados de forma gratuita.

Este é um modelo de negócios que oferece um serviço básico gratuito para criar demanda e uma grande base de clientes potenciais pagadores.

Assim, a partir dos serviços básicos gratuitos, o cliente free precisa fazer um upgrade pago para ter acesso a um serviço mais completo e com melhorias, como por exemplo, a eliminação dos anúncios.

Isto porque uma das formas de viabilizar este tipo de negócio para os clientes free é a veiculação de vários anúncios pagos.

Alguns dos novos modelos de negócios freemium mais conhecidos são o Spotify, Dropbox, Google Drive, LinkedIn, Duolingo.

3.Peer to Peer (P2P)

O P2P é o chamado Pessoa para Pessoa e, basicamente, é um modelo de negócios que funciona como intermediário nas transações entre empresas e seus clientes.

Com capacidade de unir vendedores e compradores, estes novos modelos de negócios monetizar através da cobrança de taxas de intermediação.

Alguns exemplos de P2P bem conhecidos são o OLX, Enjoei, AirBnB, dentre outros.

4.On Demand

As empresas que trabalham com negócios on demand fornecem produtos e serviços criados sob encomenda, customizados e comercializados para atender as necessidades dos seus diferentes perfis de clientes.

Alguns dos exemplos mais populares são as empresas de telefonia (Claro, Vivo, Tim, Oi) que oferecem diferentes planos on demand, com serviços além do serviço básico de comunicação, como filmes, livros digitais, músicas, dentre outros conteúdos.

O Auddas on Demand é outro exemplo vencedor de serviços de consultoria em gestão corporativa criados especialmente para atender a sua demanda como dono do negócio.

Com base no estudo do seu modelo de negócio e do mercado onde atua, os planos de consultoria são cuidadosamente preparados para entregar aquilo que você e sua empresa precisam. E no tempo adequado.

Entenda mais sobre como funcionam os novos modelos de negócios

Sabemos que a jornada do empreendedor pode ser muito solitária e possui altos e baixos. Principalmente quando falamos em novos modelos de negócios, inovadores e disruptivos.

Mas você não precisa passar por isso sozinho!

Como gestores e donos de empresas, conhecemos suas dores, seus desafios e podemos te dar o apoio que você precisa para gerir a sua companhia e alavancar novos modelos de negócios sustentáveis e lucrativos.

Converse hoje mesmo com nosso time de especialistas e comece a mudar o rumo do seu negócio para o sucesso.

1 comentário


  1. Sou a Raissa Dias, gostei muito do seu artigo tem muito
    conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *