Tipos de cultura organizacional, liderança e remuneração variável

Tipos de cultura organizacional, liderança e remuneração variável

Tempo de leitura: 5 minutos

Todo e cada tipo de negócio é único e tem as suas próprias características: missão, visão, objetivos, estratégias e formas de gestão que, juntas, representam a cultura organizacional da empresa.

A cultura organizacional também está relacionada com os símbolos e significados singulares de cada companhia, que são construídos e compartilhados pelos membros da organização.

De acordo com Chiavenato (2010), cultura organizacional é o “conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas, compartilhados por todos os membros da organização”. 

Tipicamente, a cultura organizacional de uma empresa estabelece as peculiaridades desta em relação ao seu modus operandi, estilos de liderança e de gestão.

Tipos de cultura organizacional

Tipos de cultura organizacional

Ainda, segundo Charles Handy (1976), existem 4 modalidades de cultura organizacional:

  • De poder – foco nos estilos de liderança individuais e na gestão de resultados, centralização e hierarquia. Resistência à inovação.
  • De pessoas – maior descentralização, foco no trabalho conjunto e nos colaboradores. Formação de líderes e retenção de talentos. Autogerenciamento e maior autonomia.
  • De tarefas – foco em colaboradores-chave para resolução de problemas. Valorização da criatividade, da liberdade e da satisfação dos colaboradores. Busca por melhores resultados pode sobrepor regras.
  • De papéis – os processos são muito bem definidos e devem ser seguidos à risca pelos colaboradores. Lentidão, engessamento, pouca autonomia e baixo espaço para inovação. 

Em síntese, é o modo como as coisas são feitas na organização, como os processos são planejados e executados, além do comportamento dos seus gestores e colaboradores frente às necessidades do negócio.

Além disso, a cultura organizacional, ou cultura empresarial, como é popularmente conhecida, também tem grande relevância para o processo de governança corporativa, na medida em que demonstra o comportamento dos colaboradores e gestores.

Entenda a importancia para a competitividade da empresa

A importância da cultura organizacional para a competitividade da empresa

Antes de mais nada, toda empresa é formada por um conjunto de pessoas que trabalham em prol de objetivos comuns que são, basicamente, o cumprimento da missão e da visão do negócio, de acordo com o seu planejamento estratégico.

Dessa forma, de acordo com o tipo de negócio, a cultura organizacional pode ser um fator importante para a sua competitividade e sustentabilidade.

Cultura organizacional e governança corporativa

Cultura organizacional e governança corporativa​

Empresas maiores, mais estruturadas, podem possuir uma governança corporativa que exige maior controle e padronização de processos.

Por exemplo, negócios como bancos tradicionais, fábricas e demais instituições financeiras, proporcionam a criação e melhor adaptação à cultura organizacional de poder ou de papéis.

Por outro lado, empresas mais inovadoras, “leves”, como startups, podem obter maiores benefícios com a cultura organizacional do tipo de tarefas ou de pessoas, onde o espaço para a inovação é maior, facilitando a criação de soluções mais disruptivas.

Estilos de liderança e cultura organizacional

Estilos de liderança e cultura organizacional​

Da mesma forma, os estilos de liderança podem ajudar a determinar as características da cultura organizacional e, eventualmente, ser consequência desta.

Empresas com uma cultura de poder ou de papéis podem ter maior dificuldade em contratar (e reter) líderes com perfil participativo ou democrático, a não ser que estejam engajadas em um processo de mudanças mais radicais, como a Reengenharia.

Da mesma forma, gestores com estilos de liderança autocráticos vão encontrar mais dificuldade em tocar negócios mais disruptivos, que exigem maior interação e trabalho em rede, em uma cultura organizacional de tarefas ou de pessoas.

Remuneração variável e cultura organizacional

Remuneração variável e cultura organizacional

A remuneração variável é cada vez mais uma valiosa ferramenta para o empreendedor alinhar os interesses de longo prazo (financeiros e no negócio) entre a empresa e o colaborador.

Dessa forma, é um eficiente instrumento motivador da cultura de dono do negócio e para o alinhamento da cultura organizacional.

E como citado acima, a escolha do modelo ideal de remuneração variável para a sua empresa 

deve considerar os objetivos e as peculiaridades do negócio. 

Logo, a complexidade e o nível de maturidade do plano também devem acompanhar o estágio de desenvolvimento da companhia.

Portanto, os modelos de remuneração variável podem ser aplicados em diversos tipos de empresas privadas, independente do seu tamanho e da sua caracterização jurídica.

Os modelos de planos de remuneração variável mais comuns são:

 

  • Stock Options Plan (SOP) – indivíduos recebem participações percentuais (volumes de opções ou ações) ao longo do tempo, com base no seu engajamento com a empresa.
  • Partnership/Vesting – indivíduos conseguem converter a remuneração em R$ em participação acionária e permitem mobilidade acionária interna na companhia. 
  • Phantom Shares – é a divisão de ações virtuais da organização entre seus colaboradores e é igualmente bastante utilizado no universo das startups.

Cultura organizacional e o seu negócio

Cultura organizacional e o seu negócio​

Em conclusão, a cultura organizacional de uma empresa tem papel fundamental na sua forma de atuação no mercado, competitividade e longevidade.

Neste sentido, precisa estar de acordo com os objetivos e as estratégias definidas para o modelo do negócio.

Entretanto, é preciso ficar claro que a cultura organizacional não é estática e, muitas vezes, também não é criada de forma consciente, sendo uma consequência natural da relação entre os membros da organização, seus valores e princípios.

Por esta razão, o papel do líder, dono do negócio, é decisivo na formação da cultura organizacional da empresa. 

E no seu negócio, como você definiria a cultura organizacional que permeia o ambiente da sua empresa? Acesse nosso blog e confira este e outros conteúdos exclusivos para melhorar a gestão do seu negócio!

Caso queira conhecer mais sobre a Auddas, entre em contato com a gente através do nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *