Como montar um Plano de Remuneração Variável

Como montar um Plano de Remuneração Variável

Tempo de leitura: 3 minutos

Antes de mais nada, ter equipes motivadas e incentivadas é ponto principal de um Plano de Remuneração Variável. Essa motivação contribui para que sua equipe consiga atingir as metas! Porém, manter seu time engajado é um dos grandes desafios da gestão.

Ademais, a elaboração de um Plano de Remuneração, que explicamos como realizá-lo em nosso material, é fundamental para estabelecer critérios que servirão de base para designar salários e manter a estabilidade interna de uma empresa.

Além disso, também mantém alinhado o incentivo que o colaborador recebe para atingir as expectativas estipuladas pela companhia.

Portanto, o seu modelo de remuneração variável serve como estratégia de incentivo para que você possa alcançar o seu objetivo final. E também cria uma cultura de empatia dentro da empresa (a partir de metas por equipes) e destaca/atrai talentos.

Remuneração Variável

O que é um Plano de Remuneração Variável?

Com a alta concorrência atual do mercado, tornar-se cada vez mais produtivo mantendo a qualidade é essencial para manter sua empresa competitiva com os concorrentes.

Sendo assim, a realidade é: manter seu time engajado e o ambiente de trabalho agradável é um dos fatores principais para atingir níveis de satisfação adequados, tanto do ponto de vista de quantidade quanto de qualidade.

Nesse sentido, um Plano de Remuneração Variável é uma estratégia de incentivo ao time. Ele atrela o desempenho do colaborador/equipe à recompensa salarial. Desta forma, gera reforços positivos para as atividades internas.

Para que serve um plano de remuneração?

Um plano de remuneração tem 3 objetivos básicos:

  • ajustar a sua capacidade de pagamento à contribuição e ao valor gerado pelas pessoas
  • recompensar comportamentos alinhados com a sua cultura
  • criar um ambiente favorável a uma cultura de resultados e alinhar interesses monetários de curto e longo prazo tanto das pessoas como do seu negócio.

Quais os modelos de remuneração mais comuns?

Temos 2 modelos de remuneração mais comuns:

  • A remuneração fixa, que é nada mais que o salário. Ou seja, o valor-base que o colaborador recebe pela atividade profissional desenvolvida. Geralmente, pago de forma mensal.
  • A remuneração variável, que é um valor (R$) atrelado ao cumprimento de metas pré-estabelecidas que o colaborador recebe. Alguns dos principais tipos de remuneração variável são: PLR, comissão, bônus, gratificação e premiação.

Como montar um plano de remuneração variável?

Para ajudar você a montar seu plano de remuneração, elaboramos um passo a passo:

  1. Defina o valor total (fixo + variável + longo prazo) que o colaborador deveria receber
  2. Avalie qual a remuneração fixa que você consegue carregar no seu orçamento
  3. Trabalhe os componentes variáveis e/ou de longo prazo para atingir o total
  4. Defina quais pessoas e cargos na empresa terão remuneração variável
  5. Defina metas

Boas práticas em planos de remuneração variável

  • São proporcionais a resultados GERAL da companhia e a resultados INDIVIDUAIS das pessoas
  • São “grandes” o suficiente para serem lembrados e têm caráter não recorrente/contínuo
  • Recompensam resultados e comportamento
  • São desproporcionais
  • Garantem alinhamento de interesse de curto e longo prazo

Atualmente, a maioria das empresas executam um plano de remuneração variável para cargos que precisam de desempenho/metas, como o setor de vendas.

Portanto, é nítido que as empresas que não partilham desse pensamento acabam ficando para trás, visto que o colaborador que tem bom desempenho não se mantém motivado e aquele que tem mau desempenho não melhora.

Caso você queira aprofundar ainda mais sobre o tema de Remuneração, acesse o Webinar que foi gravado em nosso canal do Youtube ou clique no vídeo abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *