Reserva de caixa: existe valor ideal para guardar?

Reserva de caixa: existe valor ideal para guardar?

Tempo de leitura: 2 minutos

Em algum momento da sua vida aconteceu algum imprevisto, como quebrar seu computador ou celular, e você teve que ficar apertado para pagar um novo? De maneira análoga, a reserva de caixa de uma empresa serve exatamente para que em momentos de imprevistos, a companhia não fique apertada e tenha que diminuir suas atividades ou até mesmo falir.

Segundo o Ministério da Economia, 1,044 milhão de empresas fecharam no Brasil em 2020 (período em que já estávamos em pandemia). Talvez mais empresas tivessem sobrevivido se possuíssem uma reserva de caixa mais organizada ou robusta.

Em contrapartida, cerca de 3,359 milhões de empresas foram abertas no Brasil no mesmo período. Isso indica justamente o contrário: pessoas com dinheiro guardado viram oportunidade em abrir negócios na pandemia em 2020.

Portanto, economizar para formar uma reserva de caixa consistente é fundamental para a longevidade e escalabilidade da sua empresa.

Por que fazer uma reserva de caixa?

Há 4 grandes motivos para que uma empresa estabeleça a sua:

O primeiro deles é para situações de emergência. Em momentos de instabilidade, como por exemplo a pandemia da Covid-19, o setor econômico é fortemente afetado e diversas empresas chegam à falência por não guardarem dinheiro.


Em segundo lugar, a reserva também serve para evitar dívidas. Exemplo: como processo de expansão, muitas empresas recorrem ao capital externo, como bancos, para essa finalidade, mas nem sempre é necessário, como é o caso de uma empresa com sua reserva estabelecida.


Em terceiro lugar, ter dinheiro guardado ajuda a aproveitar as oportunidades que surgem, como promoções e condições especiais.

Por último, uma reserva de caixa bem estabelecida é um demonstrativo de solidez financeira e gestão eficiente, evidenciando que o seu negócio é consistente.

Qual a reserva de caixa mínima?

Particularmente, nós recomendamos que nossos clientes tenham 6 meses de despesas como reserva de caixa mínimo. Há negócios em que esse caixa tem que ser maior ainda, dependendo do seu ciclo econômico, giro etc.

Outros em que pode ser menor, pois o custo fixo é tão baixo e a receita é tão previsível que você pode rodar com menos caixa e, ainda sim, terá tempo de se ajustar se algo fora do normal acontecer.

Split 80/20

Sendo assim, para empresas que estão começando agora, recomendamos o split do lucro em 80% para reinvestimento e 20% para reserva de caixa, se possível. Por isso, quando a reserva de caixa bater 6x da sua despesa média mensal, você não precisa mais fazer reserva. Se não der para chegar em 6x, busque ao menos 3x.

Dessa forma, você assegura o reinvestimento necessário para o crescimento da sua empresa e, ainda sim, garante um caixa para possíveis imprevistos. Logo, em caso de maiores dúvidas, entre em contato com o nosso time do Auddas onDemand e descubra qual o modelo ideal para criar uma reserva de caixa para o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *