Valuation: o que é, para que serve e como calcular

Valuation: o que é, para que serve e como calcular

Tempo de leitura: 3 minutos

O Valuation é um conceito muito importante que deve ser avaliado na compra, venda ou aporte de uma empresa. Ele certifica que a transação garanta preços justos pelo negócio. Afinal, o comprador não quer comprar algo mais caro do que realmente vale e o contrário também vale para o vendedor.

Contudo, o Valuation também é um processo realizado de forma subjetiva. Note que o procedimento depende do valor que o vendedor consegue agregar ao negócio; momento da empresa; crescimento do setor; percepção do mercado etc.

Ou seja, o Valuation é uma forma de obter um resultado quantitativo com base em dados e certa subjetividade. Dessa maneira, a discussão torna-se um pouco mais emocional.

Desse jeito, para suprir essas necessidades “emocionais”, você precisa  demonstrar o valor que a sua empresa possui de forma quantitativa e qualitativa para os compradores/investidores.

Valuation

O que é Valuation?

O Valuation é a “avaliação de empresas” ou “valoração de empresas”, nele você estima o valor real de um negócio. Dessa maneira, firmando seu preço justo.

Porém, por mais que existam fórmulas e modelos, o Valuation é uma percepção de mercado. Ou seja, não há exatidão no cálculo pois também depende muito do valor que o comprador enxerga pela companhia. Deste modo, cabe ao vendedor demonstrar as premissas e lógica das decisões envolvidas na transação.

Além disso, é importante ressaltar que o cálculo de Valuation é um processo que atribui valores futuros. Sendo assim, com uma possível mudança do mercado ou algum evento fora do previsto, o resultado futuro pode ser diferente do almejado.

Portanto, é necessário realizar o que chamamos de “Business Plan da Transação“. Ou seja, os agentes envolvidos na transação precisam criar um plano de negócios que indique o que será feito da companhia no “dia 2” e esse plano precisa ser validado tanto pelo próprio comprador quanto pelo vendedor. À vista disso, garantimos que o valor futuro seja alcançado.

Para que serve o Valuation?

Antes de tudo, o Valuation serve para compreender o valor que o mercado enxerga na sua companhia. Geralmente, ele é calculado em caso de compra integral ou parcial (acionistas e investidores) da sua empresa.

Ademais, obter o Valuation é fundamental para explorar o passado da empresa. Principalmente se você procurar entender como chegaram em determinado valor.

Dessa forma, os fatores que contribuíram durante a vida da empresa para que ela chegasse ao patamar atual ficam expostos. Assim, você pode obter uma visão organizacional e estratégica do futuro da companhia.

Como calcular?

O modelo mais comum é o Fluxo de Caixa Descontado. De modo geral, ele é aplicado por empresas que estão em estágio mais avançado. Consiste em determinar o valor do negócio com base na sua capacidade de retorno ao comprador.

Em primeiro lugar, esse modelo envolve a somatória dos fluxos de caixas futuros trazidos ao valor presente, adotando uma taxa de crescimento e descontando seus riscos.

Dessa forma, esse cálculo se torna subjetivo, pois trabalha com um valor futuro. Posto isto, premissas realistas são necessárias para acabar com essa subjetividade.

A projeção futura de fluxo de caixa acompanha algumas variáveis, como:

  • Estimativas de crescimento de faturamento;
  • Tendências;
  • Receita por produto;
  • Estimativa de custos e despesas, entre outras.

Alguns riscos que podem ser considerados ao negócio:

  • Segmento de atuação
  • Tamanho do negócio
  • Inflação
  • Taxa de juros básica (por exemplo para crédito)

Por fim, a taxa de desconto pode ser obtida através de alguns índices como IBOV, S&P500 ou a taxa de juros de renda fixa.

Quem pode fazer o Valuation da sua empresa?

Como você pôde ver, o processo de Valuation leva em consideração diversos fatores. Conhecer o melhor método e entender as necessidades/momento da empresa/mercado é fundamental para calcular o valor justo do seu negócio. Para isso, geralmente boutiques de M&A e consultorias realizam esse serviço.

Em paralelo, a Auddas pode auxiliar você no processo de venda da sua empresa ou aquisição por parte da mesma. Clique abaixo para entrar em contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *