Startup unicórnio: o que é e quais as maiores no Brasil e no mundo

Tempo de leitura: 5 minutos

Se você já é um empreendedor e circula pelos caminhos da inovação nos negócios, com certeza conhece a expressão “startup unicórnio”, não é mesmo?

Agora, se nunca ouviu falar ou ainda tem dúvidas sobre o que é uma startup unicórnio, fica com a gente que nosso post exclusivo de hoje vai explicar tudo sobre estas empresas emergentes.

Vamos explicar o que significa “startup unicórnio”, a origem do termo e algumas dicas para sua empresa seguir neste caminho de sucesso.

E ainda, vamos te dar uma lista com as 10 maiores startup unicórnio do mundo e os 12 maiores unicórnios no Brasil. Temos certeza de que você já conhece muitas delas! Vamos lá!

O que significa empresa startup e startup unicórnio?

Empresa startup

Em primeiro lugar, o conceito de startup surgiu nos EUA, na década de 1990 e diz respeito àquelas empresas jovens e inovadoras, que ainda estão no início das suas atividades e tem no uso da tecnologia como uma de suas principais forças.

O termo “startup” tem relação com “start”, ou iniciar, dar a partida, em inglês.

Foi importado dos Estados Unidos, onde surgiram as primeiras iniciativas para a criação de empresas jovens e inovadoras, com alto potencial de crescimento e grande necessidade de investimentos.

No Brasil, as empresas do tipo startup começaram a aparecer a partir dos anos 2000 e se consolidaram como uma lucrativa opção de negócios a partir de 2010.

Igualmente como ocorre nos demais países do mundo, as startups são tipicamente idealizadas e geridas por jovens idealistas, que utilizam muita tecnologia para criar, fazer crescer e escalar seu sonho de negócio.

Características de uma empresa do tipo startup

Como citado acima, na grande maioria das vezes, as startups são empresas que nascem pelas mãos de jovens empreendedores, focados, estudiosos (não necessariamente estudos acadêmicos), ágeis na execução, criativo e com pensamento fora da caixa.

Entretanto, como são muito jovens, a disponibilidade de recursos é limitada, quase sempre dependem de investimentos externos.

Dessa forma, as principais características das startups são:

  • Foco na criatividade e inovação nos negócios
  • Agilidade de execução e pouca burocracia
  • Possibilidade de rápido crescimento e escalabilidade
  • Baixo custo de operação inicial 
  • Altos investimentos em planejamento, pesquisa e desenvolvimento de produtos
  • Utilização da tecnologia como principal ferramenta e propósito

Startup unicórnio

Neste contexto inovador e de muitos investimentos, surge então a startup unicórnio, que é uma startup que atingiu seu valor de mercado (valuation antes de negociar suas ações em bolsa de valores – IPO) acima de US$ 1 bilhão!

Definitivamente, não são todas as startups que conseguem atingir este patamar, sendo raríssimas as exceções onde elas se tornam um unicórnio.

E, justamente por esta razão que, em 2013, a investidora americana Aileen Lee as comparou com o lendário animal unicórnio, que na verdade é impossível de ser visto, em seu artigo: Welcome to the unicorn club: learning from billion-dollar startups.

Desde então, as mais bem sucedidas empresas jovens e inovadoras são chamadas de Startup Unicórnios.

Descubra agora, quais são as maiores empresas unicórnios no Brasil e no mundo, de acordo com o site americano CB Insights 2022:

10 Maiores unicórnios no mundo

  1. Bytedance: 140 bilhões de dólares
  2. SpaceX: 100,3 bilhões de dólares
  3. Stripe: 95 bilhões de dólares
  4. Klarna: 45,6 bilhões de dólares
  5. Epic Games: 42 bilhões de dólares
  6. Canva: 40 bilhões de dólares
  7. Checkout.com: 40 bilhões de dólares
  8. Instacart: 39 bilhões de dólares
  9. Databricks:  38 bilhões de dólares
  10. Revolut: 33 bilhões de dólares

12 Maiores unicórnios no Brasil

  1. Quinto Andar: valor de 5,10 bilhões de dólares
  2. C6 Bank: valor de 5,05 bilhões de dólares
  3. Nuvemshop: valor de 3,10 bilhões de dólares
  4. Wildlife Studios: valor de 3 bilhões de dólares
  5. Loft: valor de 2,90 bilhões de dólares
  6. CloudWalk: valor de 2,15 bilhões de dólares
  7. Loggi: valor de 2 bilhões de dólares
  8. Creditas: valor de 1,75 bilhões de dólares
  9. Olist: valor de 1,50 bilhões de dólares
  10. Movile: valor de 1 bilhão de dólares
  11. iFood: valor de 1 bilhão de dólares
  12. Ebanx: valor de 1 bilhão de dólares

Veja agora algumas dicas valiosas para criar a sua startup e, com muito trabalho sério e um pouco de sorte (é claro), quem sabe até torná-la um dos unicórnios no Brasil!

Dicas de como começar a empreender a sua startup unicórnio

  • Definição da ideia e do propósito do negócio – comece a anotar todas as suas ideias e verifique qual delas realmente têm chances de se tornar um negócio viável e escalável.
  • Entenda como a ideia pode se tornar um negócio – crie o modelo do negócio, faça o protótipo e busque sua validação no mercado.
  • Growth Hacking – elabore hipóteses para o crescimento do seu negócio, crie estratégias e realize testes para validar essas hipóteses.
  • Organize a casa – contrate sempre os melhores talentos que o seu negócio puder pagar. Pessoas interessadas, inteligentes e com inteligência emocional vão ser fundamentais para dar tração ao seu negócio.

Como empreendedores e donos de negócios, sabemos quão difícil é criar e manter uma empresa no Brasil. 

Já trilhamos este caminho muitas vezes e hoje, ajudamos empreendedores e donos de empresas como você, a realizar o sonho de criar e desenvolver o próprio negócio.

Entre em contato conosco e conheça nosso exclusivo serviço de mentoria profissional. Vamos te ensinar tudo o que você precisa saber para criar a sua startup unicórnio! Agora, a sorte está por sua conta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *