Conheça a metodologia OKR e saiba como aplicar em seu negócio

Conheça a metodologia OKR e saiba como aplicar em seu negócio

Tempo de leitura: 5 minutos

Dentre as diversas técnicas para definição de objetivos e metas, em acordo com o planejamento estratégico da organização, a metodologia OKR é uma das mais aplicadas nas empresas atualmente.

A popularidade da metodologia OKR começou quando ela foi implementada na Google, a partir de 1999, e, em seguida, por startups e gigantes como Linkedin, Microsoft, Uber, dentre outras.

Nosso post de hoje vai explicar para você tudo sobre a metodologia OKR: o que é, como aplicar, resultados esperados, diferença entre OKR e KPI e muito mais.

Então, nos acompanhe até o final e descubra como você pode utilizar a metodologia OKR para melhorar a gestão do seu negócio, com maior agilidade e assertividade nas mudanças e inovações necessárias.

O que significa a metodologia OKR?

Em primeiro lugar, a sigla OKR quer dizer Objectives and Key Results, que em português significa: Objetivos e Resultados-Chave.

Em segundo lugar, a metodologia OKR deve estar alinhada ao propósito e estratégia da organização para alcançar a sua visão planejada.

Além disso, como uma metodologia ágil, com foco nos resultados esperados, promove o engajamento do time em busca dos objetivos coletivos e individuais, maximizando os índices de produtividade da organização.

Nesse sentido, a metodologia OKR é uma técnica que se utiliza da definição de objetivos interrelacionados a serem buscados pela organização e do acompanhamento das métricas (resultados-chave) estabelecidas.

Objetivos

Na metodologia OKR os objetivos representam os desejos da organização para um futuro próximo, ou seja, onde se quer chegar.

Assim, sua empresa pode considerar o método S.M.A.R.T. para a definição de objetivos com as seguintes características:

S – specific – específico e bem comunicado ao time
M – measurable – mensurável e com metas
A – attainable – alcançável e aspiracional
R – relevant – relevante e motivador
T – time based – possui prazo de início e fim

Os objetivos devem ainda expressar as intenções para atingir as metas e direcionar a equipe nessa direção.

Resultados-chave

Os resultados-chave são as métricas que precisam ser monitoradas para saber se o time está evoluindo na direção certa ou se precisa de ajustes.

Possuem caráter quantitativo e impactam diretamente no alcance do objetivo traçado.

Tipicamente, as empresas adotam 1 objetivo e de 2 a 5 resultados-chave.

Qual a diferença entre OKR e KPI?

Tanto OKR quanto o KPIs são indicadores que devem ser monitorados para validar e orientar o direcionamento do negócio em acordo com sua estratégia.

Confira a diferença entre OKR e KPI e entenda quando aplicar cada um.

Os OKRs são usados como uma ferramenta de planejamento macro focado em longo prazo com a definição de objetivos e, com base neles, definição de resultados-chave (que por sua vez são medidos por indicadores).

O foco da metodologia OKR é buscar buscar objetivos de longo prazo e monitorar a sua evolução neste sentido periodicamente (trimestralmente, por exemplo).

Exemplos de OKRs

Objetivo:

Lançar um produto novo até dezembro

Resultados-chave:

  • Desenvolver o protótipo do produto até maio
  • Testar e validar a aceitação do produto no mercado até setembro
  • Fazer os ajustes necessários até novembro
  • Lançar o produto em dezembro

Já os KPIs (Key Performance Indicators, ou indicadores chave de performance, em português) servem para monitorar a sua cadência em ciclos mais curtos e acompanhar a visão dos OKRs.

Também conectam a estratégia à execução mas tem uma cadência mais curta.

Veja alguns exemplos de KPIs:

  • Churn
  • LTV (Lifetime Value)
  • NPS (Net Promoter Score)
  • Taxa de convesão
  • CAC (Custo de Aquisição do Cliente)

Em síntese, ambos são indicadores que buscam conectar a gestão do negócio às estratégias definidas para a empresa.

Sendo a forma de controle a maior diferença entre OKR e KPI: os KPIs são acompanhados no curto prazo e os OKRs são monitorados no médio e longo prazo.

Como iniciar a metodologia OKR na sua empresa?

Em primeiro lugar, você vai precisar definir um plano estratégico ou no mínimo, um objetivo estratégico a ser alcançado em um determinado período de tempo.

A partir daí, será possível desdobrar isso em outros objetivos e resultados-chave (metas) a serem perseguidos pelos times no médio prazo.

Além disso, será preciso definir também as ações que a equipe deverá executar em direção aos alvos estabelecidos.

Esses resultados a perseguir são justamente os parâmetros que indicam se os objetivos foram atingidos.

O processo não é necessariamente complexo mas envolve você mudar também não só a forma de definir objetivos mas a autonomia dada aos times.

Além disso, a forma de acompanhamento de atividades também passa a focar nos objetivos e resultados e não somente nas tarefas.

Porque utilizar a metodologia OKR na minha empresa?

Quando aplicados da forma correta, os OKRs funcionam também como um poderoso instrumento de comunicação interna e consolidação da cultura organizacional da empresa.

Devem permear as atividades diárias dos colaboradores, priorizando suas ações e integrando os membros do time em prol dos objetivos estratégicos do negócio.

Converse com nosso time de especialistas e conheça mais detalhes sobre como a implementação da metodologia OKR pode alavancar seus negócios. Conhecemos suas dores e falamos de Dono para Dono.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *