Tempo de leitura: 5 minutos
Dentre as diversas técnicas para definição de objetivos e metas, em acordo com o planejamento estratégico da organização, a metodologia OKR é uma das mais aplicadas nas empresas atualmente.
A popularidade da metodologia OKR começou quando ela foi implementada na Google, a partir de 1999, e, em seguida, por startups e gigantes como Linkedin, Microsoft, Uber, dentre outras.
Nosso post de hoje vai explicar para você tudo sobre a metodologia OKR: o que é, como aplicar, resultados esperados, diferença entre OKR e KPI e muito mais.
Então, nos acompanhe até o final e descubra como você pode utilizar a metodologia OKR para melhorar a gestão do seu negócio, com maior agilidade e assertividade nas mudanças e inovações necessárias.
O que significa a metodologia OKR?
Em primeiro lugar, a sigla OKR quer dizer Objectives and Key Results, que em português significa: Objetivos e Resultados-Chave.
Em segundo lugar, a metodologia OKR deve estar alinhada ao propósito e estratégia da organização para alcançar a sua visão planejada.
Além disso, como uma metodologia ágil, com foco nos resultados esperados, promove o engajamento do time em busca dos objetivos coletivos e individuais, maximizando os índices de produtividade da organização.
Nesse sentido, a metodologia OKR é uma técnica que se utiliza da definição de objetivos interrelacionados a serem buscados pela organização e do acompanhamento das métricas (resultados-chave) estabelecidas.
Objetivos
Na metodologia OKR os objetivos representam os desejos da organização para um futuro próximo, ou seja, onde se quer chegar.
Assim, sua empresa pode considerar o método S.M.A.R.T. para a definição de objetivos com as seguintes características:
S – specific – específico e bem comunicado ao time
M – measurable – mensurável e com metas
A – attainable – alcançável e aspiracional
R – relevant – relevante e motivador
T – time based – possui prazo de início e fim
Os objetivos devem ainda expressar as intenções para atingir as metas e direcionar a equipe nessa direção.
Resultados-chave
Os resultados-chave são as métricas que precisam ser monitoradas para saber se o time está evoluindo na direção certa ou se precisa de ajustes.
Possuem caráter quantitativo e impactam diretamente no alcance do objetivo traçado.
Tipicamente, as empresas adotam 1 objetivo e de 2 a 5 resultados-chave.
Qual a diferença entre OKR e KPI?
Tanto OKR quanto o KPIs são indicadores que devem ser monitorados para validar e orientar o direcionamento do negócio em acordo com sua estratégia.
Confira a diferença entre OKR e KPI e entenda quando aplicar cada um.
Os OKRs são usados como uma ferramenta de planejamento macro focado em longo prazo com a definição de objetivos e, com base neles, definição de resultados-chave (que por sua vez são medidos por indicadores).
O foco da metodologia OKR é buscar buscar objetivos de longo prazo e monitorar a sua evolução neste sentido periodicamente (trimestralmente, por exemplo).
Exemplos de OKRs
Objetivo:
Lançar um produto novo até dezembro
Resultados-chave:
- Desenvolver o protótipo do produto até maio
- Testar e validar a aceitação do produto no mercado até setembro
- Fazer os ajustes necessários até novembro
- Lançar o produto em dezembro
Já os KPIs (Key Performance Indicators, ou indicadores chave de performance, em português) servem para monitorar a sua cadência em ciclos mais curtos e acompanhar a visão dos OKRs.
Também conectam a estratégia à execução mas tem uma cadência mais curta.
Veja alguns exemplos de KPIs:
- Churn
- LTV (Lifetime Value)
- NPS (Net Promoter Score)
- Taxa de convesão
- CAC (Custo de Aquisição do Cliente)
Em síntese, ambos são indicadores que buscam conectar a gestão do negócio às estratégias definidas para a empresa.
Sendo a forma de controle a maior diferença entre OKR e KPI: os KPIs são acompanhados no curto prazo e os OKRs são monitorados no médio e longo prazo.
Como iniciar a metodologia OKR na sua empresa?
Em primeiro lugar, você vai precisar definir um plano estratégico ou no mínimo, um objetivo estratégico a ser alcançado em um determinado período de tempo.
A partir daí, será possível desdobrar isso em outros objetivos e resultados-chave (metas) a serem perseguidos pelos times no médio prazo.
Além disso, será preciso definir também as ações que a equipe deverá executar em direção aos alvos estabelecidos.
Esses resultados a perseguir são justamente os parâmetros que indicam se os objetivos foram atingidos.
O processo não é necessariamente complexo mas envolve você mudar também não só a forma de definir objetivos mas a autonomia dada aos times.
Além disso, a forma de acompanhamento de atividades também passa a focar nos objetivos e resultados e não somente nas tarefas.
Porque utilizar a metodologia OKR na minha empresa?
Quando aplicados da forma correta, os OKRs funcionam também como um poderoso instrumento de comunicação interna e consolidação da cultura organizacional da empresa.
Devem permear as atividades diárias dos colaboradores, priorizando suas ações e integrando os membros do time em prol dos objetivos estratégicos do negócio.
Converse com nosso time de especialistas e conheça mais detalhes sobre como a implementação da metodologia OKR pode alavancar seus negócios. Conhecemos suas dores e falamos de Dono para Dono.