CAC (Custo de Aquisição do Cliente): como calcular?

CAC (Custo de Aquisição do Cliente): como calcular?

Tempo de leitura: 4 minutos

O acompanhamento de KPIs (indicadores-chave) é importante para verificar se a sua empresa está crescendo. Um desses indicadores é o Custo de Aquisição do Cliente (CAC). Esse KPI indica quanto você gasta (somatória do custo de Marketing + Vendas) para obter um cliente.

Além disso, o CAC se tornou um indicador padrão para as empresas, principalmente startups, porque ele consegue mensurar a lucratividade do seu produto. Ou seja, quanto menor o custo de aquisição, maior seu lucro.

Dessa forma, o CAC é uma das métricas que você não pode ignorar. Acompanhá-lo com certa rotina é saudável para você entender pontos de melhoria em marketing, por exemplo. Sendo assim, nesse post iremos falar sobre todos os detalhes sobre CAC, como calcular, qual sua importância e como melhorá-lo. 

CAC - Custo de aquisição do cliente

O que é Custo de Aquisição de Clientes (CAC)?

O CAC é o investimento direto que você faz para conquistar um cliente. Neste investimento você deve considerar todo o seu funil de vendas. Desde as ações e agentes de marketing para atrair/reter até o setor de vendas.

Então, para que o cálculo seja o mais claro possível, é necessário que a pessoa que acompanha esse indicador tenha pleno conhecimento do processo de vendas.

Com isso, apesar de muitas empresas ainda não utilizarem esse KPI, o CAC se tornou um indicador de referência para mensurar a saúde financeira de uma empresa.

Dessa forma, além do CAC indicar temas importantes financeiramente, ele também funciona como um otimizador de vendas. Visto que você pode e deve considerar diminuir o seu valor.

Como calcular o CAC?

O cálculo é feito de forma simples: some o valor dos investimentos feitos em Marketing e Vendas em determinado período e divida pela quantidade de clientes obtidos no mesmo período.

Para as pessoas que gostam de fórmulas:

CAC = soma dos investimentos em Marketing e Vendas em determinado período / número de clientes deste mesmo período

Agora, vamos a um exemplo: digamos que em 3 meses você investiu R$5.000 na área de Marketing e Vendas e conquistou 10 clientes novos. Pela fórmula acima, CAC = 5000 / 10. Portanto, seu CAC é de R$500,00.

Entretanto, você também deve levar em consideração algumas eventualidades. Por exemplo, caso você contrate 2 novos vendedores, você deve somá-los ao seu custo. Porém, eles não irão performar tão bem nas primeiras semanas, então seu CAC aumentará e com o tempo ele pode ser atenuado.

Dessa forma, você pode calcular seu CAC a partir dos seguintes passos:

  1. Defina o período que deseja calcular
  2. Aponte todos os gastos com Marketing nesse período
  3. Aponte todos os gastos com Vendas nesse período
  4. Some os gastos com Marketing + Vendas
  5. Aponte o número de clientes conquistados nesse período
  6. Divida a somatória obtida no passo 4 pela quantidade de clientes obtidos no passo 5

CAC x LTV (lifetime value): será que você cresce de forma lucrativa?

O LTV, traduzindo, é o valor que um cliente retorna ao longo do tempo. Nessa altura do campeonato certamente você já ligou os dados, né?

Dito isso, o cruzamento do CAC com LTV deve ser feito de forma com que o LTV seja sempre maior que o CAC. Ou seja, você deve focar em atividades que diminuam seu CAC ou aumentem seu LTV.

Para isso, temos algumas dicas:

5 Dicas para você aumentar seu LTV

  • Faça pesquisa de satisfação com seus clientes
  • Analise o motivo de clientes detratores
  • Envolva seus clientes com conteúdos de valor
  • Introduza recursos/produtos premium
  • Crie ofertas de remarketing

5 Dicas para diminuir seu CAC

  • Aperfeiçoe as conversões do seu site
  • Foque no seu público-alvo
  • Ofereça produtos/conteúdos de qualidade
  • Use um CRM amigável
  • Automatize processos de marketing

Processo de benchmarking

A análise do seu CAC pode levar a fatores que não estavam tão claros para você. Comparar esses fatores com o resto do mercado e concorrência é importante para entender em quais pontos sua empresa está “para trás”.

Vamos a um exemplo: se o seu CAC está maior que o da concorrência, pode ser que falte eficiência de parte da sua empresa.

Essa eficiência pode ser demonstrada na diferença entre valores disponibilizados para marketing e vendas ou salários pagos pela sua empresa ou até mesmo as ferramentas que você utiliza para gerenciar seus clientes.

Assim, o processo de benchmarking torna-se fase essencial para que você possa ter uma base de custos e consiga otimizar seus gastos operacionais.

Note a importância desse KPI que é tão simples de calcular e, ao mesmo tempo, tão relevante para o seu negócio. E na medida que o tempo passa, mais empreendedores passam a adotá-lo!

Caso você queira apoio para otimizar seu CAC e/ou revisar os KPIs da sua empresa, podemos ajudar você! Acesse nossa página e entraremos em contato!

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