Tempo de leitura: 5 minutos
No atual mercado globalizado e altamente competitivo, a obtenção de novos clientes é um desafio cada vez maior para as organizações. Por isso, o assunto do post de hoje é prospecção ativa.
Ao longo do texto, vamos explicar para você o que é prospecção ativa, como utilizá-la, suas vantagens e desvantagens, além das 6 principais ferramentas utilizadas para a prospecção de clientes.
Então, continue com a gente e entenda como a prospecção ativa pode potencializar a captação de novos clientes e maximizar os resultados do seu negócio!
O que é prospecção ativa?
A prospecção ativa é a estratégia utilizada nos negócios para, literalmente, ir em busca de novos clientes (prospecção de clientes) e também é conhecida como outbound marketing.
Ou seja, significa atuar de forma proativa, procurando e contactando clientes potenciais para o seu negócio, de acordo com as características das personas dos seus produtos e serviços.
Por exemplo, ligar para potenciais clientes, enviar mensagens, cartazes, folhetos, participar de eventos segmentados, dentre outras estratégias.
Além disso, a prospecção ativa pode ser usada para motivar os consumidores que já fazem parte da sua lista de clientes a consumirem outros produtos ou serviços da sua empresa, ampliando o ticket médio e o LTV (Lifetime Value) de cada um.
Como utilizar a prospecção ativa?
Como comentado acima, a prospecção ativa pode ser implementada em todos os negócios e de diversas formas.
Porém, antes de tudo, é fundamental fazer um planejamento criterioso das ações de prospecção, que esteja de acordo com os objetivos e as estratégias do planejamento estratégico do seu negócio.
Além disso, a prospecção de clientes deve ser feita com regularidade para captar novos clientes e garantir que os atuais continuem consumindo na sua empresa.
Funil de Vendas
A metodologia conhecida como Funil de Vendas, ou Pipeline de Vendas tem o objetivo de “filtrar” seus potenciais prospects em leads até se tornarem clientes efetivos.
Confira as principais etapas da elaboração de uma estratégia de prospecção de clientes para o seu negócio.
- Defina as personas de cada um dos seus produtos e serviços
- Pesquise e entenda onde estes clientes estão consumindo, ou seja, quais canais preferem usar: físico (lojas), virtual (redes sociais, e-mail, sites)
- Elabore um conteúdo segmentado, de acordo com as características e preferências dos seus grupos de clientes desejados (personas)
- Crie um padrão consistente de prospecção, mas não exagere nos contatos
- Ofereça benefícios
- Estabeleça um relacionamento com o potencial cliente
- Faça uma proposta comercial
- Crie um vínculo com o cliente e mantenha o relacionamento, independente da efetivação da transação
- Peça indicações de outros clientes
Neste contexto, este pode ser um processo de “filtragem” bem cansativo e demorado.
Assim, existem diversas ferramentas de prospecção automatizadas especialmente desenvolvidas para otimizar o processo de outbound marketing das organizações.
6 Principais ferramentas de prospecção nos negócios
1.Ramper
Ramper é uma solução mais direcionada para empresas de pequeno e médio porte.
Com ela, é possível prospectar por e-mail, criar listas, disparar campanhas comerciais e agregar valor ao processo com a utilização de e-mails personalizados por grupo de prospects.
Além disso, viabiliza monitorar métricas como, abertura de email, cliques em links, dentre outras.
2.Conspire
Esta ferramenta é muito interessante, pois identifica contatos da sua rede que poderiam te apresentar a novos prospects, ampliando o seu networking profissional de possíveis clientes.
Além disso, é capaz de produzir um relatório sobre o seu relacionamento por e-mail com seus contatos.
Neste sentido, você pode listar aquelas pessoas que com quem não se comunica a bastante tempo e reativar o relacionamento, criando novas oportunidades de prospects.
3.Apollo.io
Esta ferramenta possibilita o engajamento do prospect e a geração de leads num universo de mais de 10 milhões de empresas e 200 milhões de profissionais por todo o mundo, facilitando a busca pelo seu cliente ideal.
Algumas de suas facilidades incluem:
- Recomendações
- Automação de vendas com pesquisa e captura de leads
- Criação de campanhas e análise de dados, dentre outras
4.Semrush
Muito utilizada no inbound marketing, pois possibilita acompanhar o ranqueamento de uma página pelas palavras-chaves (keywords) buscadas pelos clientes e, nesse sentido, permite a prospecção ativa através da análise e segmentação das keywords.
5.LinkedIn Sales Navigator
Esta é uma ferramenta da própria rede do LinkedIn, especialmente idealizada para
quem trabalha na área comercial.
A ferramenta te dá atualizações de vendas em tempo real sobre suas contas e leads.
Permite fazer uma pesquisa avançada de leads e empresas, de acordo com o seu público definido e ampliar sua rede de contatos por e-mail para mais de 500 milhões de usuários do LinkedIn.
6.Email Hunter
Outra das ferramentas de prospecção que também funciona pelo Linkedin, o Email Hunter serve para validar a existência de um email e, dessa forma, economizar bastante tempo da sua equipe de vendas e prospecção de clientes.
Dicas para otimizar a prospecção de clientes no seu negócio
Você pode deixar a sua tarefa de prospecção ativa ainda mais eficiente com estas três dicas valiosas:
- Produza conteúdo de qualidade, acessível e de acordo com o perfil de cada cliente que deseja atingir.
- Participe de eventos segmentados, conforme o seu público alvo e personas.
- Peça indicações de fornecedores e de outros clientes.
Entenda mais sobre as estratégias e ferramentas de prospecção ativa
Converse com nosso time de especialistas e confira como você pode implementar de forma otimizada, ferramentas e estratégias de prospecção ativa para escalar ainda mais o seu negócio.