Ciclo PDCA: o que é e quando utilizar esta ferramenta

Tempo de leitura: 5 minutos

Dentre todas as ferramentas para a gestão estratégica do seu negócio, o ciclo PDCA é um dos mais conhecidos e utilizados.

Sobretudo na gestão de empresas inovadoras, como as startups, o ciclo PDCA tem papel fundamental na elaboração, na execução e no monitoramento do plano do modelo de negócio.

Além disso, o ciclo PDCA é igualmente necessário e eficaz para o controle de qualidade dos processos realizados na sua empresa e seu desenvolvimento, em acordo com a missão, a visão, os objetivos e as estratégias do seu negócio.

O que é o ciclo PDCA?

O Ciclo PDCA é uma metodologia criada ainda na década de 1920 que tem como objetivo melhorar os processos produtivos através do controle de qualidade e da implementação de melhorias contínuas na execução das tarefas do negócio.

É composto de 4 etapas básicas:

  1. P – PLAN (planejar)
  2. D – Do (agir)
  3. C – CHECK (checar/avaliar)
  4. A – ACT (corrigir/aplicar melhorias)

Como funciona esse ciclo?

Primeiramente, ele foi inspirado no trabalho do psicólogo americano John Dewey quem identificou, de forma pragmática, cinco etapas básicas para o processo de ensino-aprendizagem:

  1. Sentir a adversidade
  2. Identificar o problema
  3. Conceituar o problema
  4. Propor soluções, desenvolvê-las e executá-las
  5. Avaliar o resultado da aplicação das soluções, aprovando ou rejeitando-as

Com o passar do tempo, o ciclo PDCA foi se adequando às necessidades e deixou de ser apenas uma ferramenta de controle da qualidade tornou-se uma importante metodologia para a gestão estratégica das empresas.

Atualmente, o ciclo PDCA é amplamente utilizado no contexto do planejamento pessoal, educacional e profissional. 

Funciona como uma eficiente ferramenta na contínua  identificação de problemas mais complexos (e nem sempre facilmente visíveis), na proposição, na implementação, na avaliação e na melhoria das soluções implementadas.

As 4 etapas do ciclo PDCA na a gestão estratégica da sua empresa

A etapa de planejamento (PLAN) é o momento de identificar o problema, entender as suas origem e causa, propor ações de correção e melhorias, elaborar um plano de ação.

Em seguida, no estágio de ação (DO) as propostas são colocadas em prática e, neste contexto, o engajamento e a participação de todos os colaboradores é fundamental para o seu sucesso.

Com isso, a próxima etapa (CHECK) corresponde à observação e análise se aquilo que foi planejado foi, efetivamente, realizado na operação das atividades da companhia. Um checklist mesmo.

Por último, mas não finalmente, a fase de ação e correção (ACT) daquilo que foi identificado é necessária para corrigir as discrepâncias, compartilhar o conhecimento adquirido, engajar os colaboradores nas melhorias e motivar o time para seguir em frente.

Quando deve-se usar esse ciclo?

O ciclo PDCA é uma metodologia contínua (e consequentemente cíclica) de criação, implementação, análise, correção de estratégias de ação para aumentar a competitividade do seu negócio.

Dessa forma, o ciclo PDCA pode (e deve) ser utilizado de forma regular na sua empresa, a fim de garantir a correta execução estratégica das operações, além do controle de qualidade dos produtos e serviços e a adequação às políticas de governança corporativa.

Além disso, o ciclo PDCA também pode ser utilizado em diversos estágios do ciclo de vida das empresas, seus produtos ou serviços, seja no início ou durante as operações, para monitorar a gestão estratégica de novos objetivos e ações. 

Por exemplo, a  metodologia do ciclo PDCA pode ser  muito útil e efetiva no processo de criação de um novo produto ou serviço da sua empresa (MVP – Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável), seja ela uma startup, pequena, média ou grande corporação.

Ciclo PDCA e outras ferramentas de controle da qualidade e gestão estratégica

Além do ciclo PDCA, existem outras ferramentas e metodologias muito interessantes para a gestão do seu negócio. Confira algumas das mais comuns:

  • 5S – Seiri (Senso de utilização), Seiton (senso de organização), Seiso (senso de limpeza), Seiketsu (senso de padronização), Shitsuke (senso de disciplina)
  • 5W2H – Why (porquê), What (o quê), When (quando), Where (onde), Who (quem), How (como), How Much (quanto)
  • MASP – Método de Análise e Solução de Problemas 
  • BSC – Balanced Scorecard

Cada uma dessas metodologias tem suas peculiaridades mas, definitivamente, todas buscam os mesmos objetivos de aumentar os níveis de qualidade e produtividade da sua operação, tornando-a mais eficiente, sustentável e lucrativa.

De uma forma geral, os processos também são semelhantes e contemplam:

Estratégias > Objetivos Chave > Atividades Chave > Cadência > Execução > Resultado > Análise > Ajuste > Repetição

Em conclusão, a correta utilização do ciclo PDCA, também em conjunto com outras ferramentas, pode gerar satisfação para o seu cliente interno e externo, aumentar a competitividade do seu empreendimento e torná-lo um bem sucedido dono do próprio negócio.

Acesse o conteúdo exclusivo em nosso blog e conheça mais ferramentas, estratégias e dicas, além do ciclo PDCA, para gerar valor e maximizar a rentabilidade do seu ativo, além de garantir a execução adequada dos seus planos de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *