Tipo de gestor: conheça os 5 perfis de liderança mais comuns

Tempo de leitura: 5 minutos

Você é dono do seu negócio ou executivo de alguma empresa? Conhece o seu perfil de tipo de gestor?

O tipo de gestor é fundamental para a execução do planejamento estratégico, o direcionamento do negócio e tem grande impacto nos rumos que a companhia seguirá.

Por que a escolha correta do tipo de gestor é importante para o sucesso do negócio?

Em primeiro lugar, o tipo de gestor, que é o principal líder organizacional, vai influenciar na forma como as decisões são tomadas na empresa, implementadas e comunicadas aos colaboradores.

Como um CEO, as ações de cada tipo de gestor podem melhorar ou piorar o relacionamento dele com os demais membros do time, tanto nos níveis estratégico, tático ou operacional.

Nesse sentido, quando o dirigente não está devidamente preparado para o cargo, pode trazer diversos problemas para a empresa, como por exemplo:

  • Aumento da taxa de rotatividade
  • Desmotivação do time
  • Baixa produtividade
  • Falta de comprometimento da equipe
  • Excesso de fofocas (rádio corredor)
  • Falta de credibilidade no negócio, dentre outros

Por outro lado, quando o líder organizacional contratado possui perfil, habilidades e competências adequadas às funções pretendidas, será capaz de gerir com a equipe com maior eficiência.

Nesse sentido, vai conseguir tomar decisões positivas, fomentar um ambiente de trabalho agradável e possibilitar que a equipe se desenvolva e se engaje ainda mais.

Por esta razão é fundamental conhecer o tipo de CEO que você é ou aquele que você precisa para tocar seu negócio, te deixando mais livre para assuntos estratégicos e direcionais.

Tipos de gestor

Confira abaixo os 5 tipos de gestor mais comuns das organizações atuais e entenda suas características:

  1. Gestor Autoritário
  2. Gestor Democrático
  3. Gestor Paternalista
  4. Gestor Coach
  5. Gestor Exigente

1.Gestor Autoritário

Geralmente, o gestor autoritário é aquele que lidera a equipe pelo medo de que o time sente dele.

Assim, se utiliza da liderança autocrática, onde há pouco ou nenhum espaço para a participação dos colaboradores na gestão do negócio.

Não há abertura e os colaboradores não são consultados sobre temas relevantes ao negócio. 

Sendo assim, sua função basicamente se resume em cumprir as obrigações do cargo que possuem.

A centralização excessiva e falta de abertura deste tipo de gestor também são fatores que aumentam a dificuldade em confiar em seus liderados e assim delegar tarefas.

2.Gestor Democrático

Diferentemente do tipo de gestor autoritário, o líder organizacional democrático promove um ambiente mais democrático e participativo na empresa.

Assim, incentiva a participação de todo o time nos assuntos relacionados ao negócio, inclusive nas tomadas de decisões mais importantes, o que faz o time se sentir ainda mais valorizado.

Isto porque ele crê na gestão colaborativa do negócio, onde todos os colaboradores podem ter algo valioso para contribuir, além de diversificados pontos de vista. 

Sem dúvida, esse tipo de atitude ajuda a promover o desenvolvimento dos colaboradores, tornando-os mais engajados e produtivos. 

Mas atenção! Eventuais excessos na comunicação podem alongar o processo decisório mais do que o esperado.

3.Gestor Paternalista

Ele é o “paizão” da galera! Muito mais do que o chefe e líder, o gestor paternalista trata seus colaboradores como filhos e, na mesma via, é tratado com excesso de emoções pelos membros da equipe.

E este é o maior problema deste tipo de gestor, que confunde o relacionamento pessoal com o profissional, prejudicando seu julgamento imparcial dos fatos.

Um dos maiores desafios para este tipo de líder é a cobrança de resultados e a meritocracia profissional efetiva.

Principalmente daqueles funcionários mais antigos e profundamente conectados com o gestor, independentemente da sua produtividade.

4.Gestor Coach

Como o nome já explicita, este tipo de gestor é como um treinador, que ensina, orienta e cobra resultados, mas sempre de forma positiva, como um ensinamento.

Ele dá grande importância para a inteligência emocional e valoriza relacionamentos e troca de conhecimentos, acima de tudo.

O gestor Coach lidera o time com empatia, humildade, honestidade e justiça.

Sendo assim, ele promove um excelente ambiente corporativo que motiva e aumenta ainda mais o engajamento da equipe e seu desenvolvimento.

Além disso, com maior inteligência emocional, está melhor capacitado a tratar dos desafios diários que todo negócio impõe a seus líderes, transformando problemas em oportunidades.

5.Gestor Exigente

A exigência de alto padrão de resultados nas entregas próprias e de seus liderados, é a característica mais marcante deste tipo de gestor.

Nesse sentido, está sempre motivando a si mesmo e a todos a fazer o melhor para o negócio. Mas o problema é quando a exigência é excessiva e começa a demandar a perfeição.

Começa a se prender aos detalhes e acaba perdendo o fio da meada na visão macro do business e do mercado.

Além disso, a exigência excessiva pode acabar levando ao autoritarismo, com excesso de cobranças e muita centralização.

Isto porque não confia em ninguém mais para realizar as tarefas com perfeição, a não ser ele mesmo.

E, nesse caso, uma das consequências pode ser o aumento da dificuldade para que os funcionários se desenvolvam, comprometendo o crescimento sustentável do negócio.

Então, conseguiu identificar o perfil ideal do CEO para o seu negócio? Se identificou com algum tipo de gestor apresentado?

Aprenda como ter o tipo de gestor ideal para seu negócio

Conheça nosso conteúdo exclusivo e aprenda mais sobre gestão de pessoas na estruturação de empresas. Veja como moldar o tipo de gestor mais eficiente para sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *