O que é SQL, quando foi criado, para que serve e quem usa

O que é SQL, quando foi criado, para que serve e quem usa

Tempo de leitura: 4 minutos

Se o seu negócio atua na área de tecnologia ou lida com indicadores como o cálculo do NPS, do CAC, dentre outros, com certeza você sabe o que é SQL, certo?

Mas se tecnologia não é o foco do seu negócio e você ainda não sabe o que é SQL, não se preocupe!

Nosso post de hoje vai desvendar tudo sobre o que é SQL para você: o que significa, como foi criado, para que serve, quem utiliza, quanto ganha o profissional e muito mais!

Então, siga com a gente e aprenda mais sobre o que é SQL, aumente seu repertório na área de tecnologia e conheça as vantagens de dominar este recurso tão importante no mercado atual.

O que é SQL?

QL significa Structured Query Language, que em português quer dizer: Linguagem de Consulta Estruturada.

Ou seja, SQL é uma linguagem de computador que é utilizada na gestão de bancos de dados relacionais.

Nesse sentido, é uma ferramenta criada para que vários profissionais e desenvolvedores de software possam acessar o mesmo banco de dados e trabalhar simultaneamente em um mesmo arquivo, criando e modificando dados sempre que necessário.

São chamados de bancos de dados relacionais porque os dados têm relação entre si e a linguagem SQL possibilita armazená-los e acessá-los a qualquer momento.

Quando foi criada a linguagem de computador SQL?

A linguagem SQL foi inventada ainda no início dos anos de 1970, por pesquisadores da IBM, nos Estados Unidos, com o objetivo de simplificar as operações dos computadores com uma linguagem de computador que se utilizava de palavras da língua inglesa.

Desde 1986, a SQL é considerada uma linguagem padrão do Instituto Nacional Americano de Padronização (ANSI) e é aceita por praticamente todas as ferramentas de bancos de dados relacionais.

Assim, como uma linguagem universal e estável, mantém até hoje a sua relevância na criação e manipulação de bancos de dados.

Qual o objetivo e como funciona a linguagem SQL?

O SQL é utilizado para manipular os dados de bancos de dados relacionais de uma forma mais simples e instantânea, possibilitando que vários profissionais tivessem acesso ao mesmo tempo.

Dessa forma, sua utilização otimiza o trabalho dos desenvolvedores para a criação e a manipulação de bancos de dados relacionais.

Confira os principais comandos da linguagem de computador SQL:

Insert (inserir)
Search (pesquisar)
Update (atualizar)
Delete (excluir)

Quem utiliza a SQL?

Antes de mais nada, a SQL é uma linguagem mais simples de aprender e, dessa forma, não está restrita apenas a programadores de computador.

Na verdade, ela pode ser utilizada por todos os membros do time, no cotidiano de diversas áreas tecnológicas que possuam seus próprios bancos de dados, como por exemplo:

Marketing Digital
Gestão de Portfólio de Projetos
Business Intelligence (BI)
Arquitetura e Engenharia de Redes
Tecnologia da Informação (TI)
Big Data
Dentre outras

Nesse sentido, saber o que é SQL e possuir as habilidades para utilizá-lo já podem ser consideradas como competências complementares (e desejáveis) a qualquer profissional.

Além disso, no ambiente atual altamente digitalizado, onde a informação é uma dos principais ativos das organizações, criar e gerenciar dados (dos seus clientes e do negócio) pode ser uma das tarefas mais importantes para a competitividade da sua empresa.

Principalmente quando falamos do Growth Hacking, método utilizado para acelerar e escalar o crescimento e o desenvolvimento das empresas.

Por que é importante estudar SQL?

Em primeiro lugar, a maioria dos sistemas de informação utilizados precisa interagir com bancos de dados relacionais e a SQL é a linguagem universal para isso.

Em segundo lugar, o SQL é uma linguagem que já está consolidada no mercado, ou seja, todo mundo usa e é simples de aprender.

Assim, se você vai trabalhar com bancos de dados, vai precisar saber o que é SQL e como utilizá-lo.

Por último, aprender a utilizar a SQL pode ser um grande diferencial competitivo e de empregabilidade para você se destacar em um mercado que é cada vez mais digital.

Quanto ganha um profissional que sabe o que é SQL e como usá-lo?

De acordo com o site talent.com, o salário mensal médio de um analista de banco de dados é de aproximadamente R$4.350,00.

E, dependendo do nível de senioridade, este salário pode chegar a mais de R$6.000,00 mensais, para coordenadores e/ou gerentes das áreas de análise e gestão de banco de dados.

Em conclusão, no post de hoje você entendeu o que é SQL e descobriu que ela é uma linguagem universal e cada vez mais usada em todas as empresas. Fale conosco e veja como a tecnologia pode gerar ainda mais produtividade lucratividade para o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *