Conheça o modelo de gestão ideal para seu negócio

Tempo de leitura: 5 minutos

Qual é o modelo de gestão do seu negócio? Você sabe o que significa um modelo de gestão para as empresas?

Conhece os tipos de modelo de gestão mais utilizados nas organizações na atualidade?

Sabe quais são os principais estilos de gestão de negócios?

Se você respondeu SIM para todas as perguntas, parabéns! Continue com a gente e confira nosso conteúdo completo sobre os modelos e tipos de gestão organizacional.

Depois comenta lá embaixo e diz o que achou!

Mas se você ainda tem dúvidas e respondeu NÃO em pelo menos uma das perguntas, este artigo é perfeito para você.

Então não saia daqui, fique conosco até o final e aprenda tudo o que você precisa saber sobre o modelo ideal para a gestão de negócios como o seu!

O que é um modelo de gestão?

Um modelo de gestão é a forma como o negócio vai ser gerenciado, incluindo as estratégias e ações para gerir o capital humano, os recursos e os equipamentos.

Ou seja, é como o gestor da empresa vai coordenar as ações dos funcionários, organizar as atividades e distribuir os recursos disponíveis.

Nesse sentido, o modelo de gestão é basicamente o modelo de trabalho para a gestão de negócios que, antes de mais nada, envolve pessoas, além de ser também uma consequência do estilo de gestão que caracteriza o gestor ou dono do negócio.

Tipicamente, os estilos de gestão são 3:

  1. Liderança Autocrática – centralizada no gestor;
  2. Liderança Democrática – focada em ambos gestor e membros da equipe;
  3. Liderança Liberal – ênfase no time.

Então, se identificou com algum destes estilos de liderança? 

Conheça agora, 6 tipos de modelo de gestão mais utilizados pelas empresas na atualidade e avalie qual pode se adequar melhor ao seu negócio:

6 Tipos de modelo de gestão

  1. Gestão Autoritária
  2. Gestão Democrática
  3. Gestão com foco em processos
  4. Gestão Meritocrática
  5. Gestão com foco em resultados
  6. Gestão 4.0

1.Gestão Autoritária

Sem dúvida, a gestão autoritária é aquela onde os colaboradores não participam (ou participam muito pouco) do processo decisório do negócio. 

Com poder centralizado, o gestor é a figura central da empresa, de quem todos dependem.

Quando competente, o maior valor do gestor autocrático é possuir agilidade nas decisões, maior proximidade para a orientação e suporte aos colaboradores, principalmente os menos experientes.

Além disso, o gestor autoritário precisa se basear em diálogo e carisma para obter o respeito e o engajamento do seu time.

Como citado acima, a maior desvantagem deste modelo de gestão autoritária é a falta de participação da equipe na empresa.

Isto porque, o excesso de centralização pode causar indiferença e falta de comprometimento dos colaboradores com os objetivos “do gestor”.

2.Gestão democrática

Neste modelo de gestão, que é mais moderno e adequado à gestão de negócios atuais, os colaboradores têm maior autonomia e oportunidades para participar das decisões da empresa.

Assim, permite maior engajamento do time com o negócio e aumento da responsabilidade coletiva.

Mas, eventualmente, o ambiente democratizado pode acarretar maiores dificuldades para aprovação de temas polêmicos e acabar gerando atritos internos entre os membros da equipe.

Dessa forma, é fundamental a presença de líderes competentes para lidar com pessoas, sobretudo na arte da comunicação com seus liderados.

3.Gestão com foco em processos

Aqui, o foco é na metodologia a ser seguida e nos procedimentos pré-definidos em busca de melhorias contínuas nas operações.

A abordagem deste modelo de gestão tem foco no planejamento de médio e longo prazo, objetivando resultados mais duradouros. 

Para tal, gestores e colaboradores devem ser detalhistas e estar atentos aos mínimos detalhes na padronização dos processos.

A maior desvantagem, quando as coisas não andam como deveriam, pode ser um excesso de burocracia em algumas situações.

4.Gestão Meritocrática

Este é um dos tipos de gestão que considera o mérito como principal indicador de competência e premiação entre os membros do grupo. Ou seja, é baseado nos resultados. 

Dessa forma, aqueles que atingem suas metas e objetivos têm maior chance de crescimento no negócio, o que motiva a performance individual e coletiva dos colaboradores.

Entretanto, a valorização excessiva dos resultados pode acabar criando um ambiente demasiadamente competitivo, o que pode literalmente rachar a equipe.

Neste contexto, o discernimento, a imparcialidade, a transparência e a honestidade são habilidades essenciais que o gestor precisa adotar à frente dos negócios.

5.Gestão com foco nos resultados

As organizações que utilizam este modelo de gestão adotam práticas bastante agressivas e competitivas em busca dos objetivos traçados!

Assim, a eficácia das ações pode sobrepor a eficiência de alguns processos, desde que o resultado final seja alcançado.

É ideal para companhias e departamentos que precisam atingir metas de curto prazo, como vendas, atendimento, dentre outros.

A desvantagem é que, eventualmente, a busca pelo resultado final pode acabar confundindo o fluxograma de processos e dificultando a padronização de algumas atividades.

6.Gestão 4.0

Este é um modelo de gestão inovador, possível somente por causa do grande desenvolvimento tecnológico atual que permite a utilização de inúmeras ferramentas de gestão.

O conceito 4.0 surgiu em decorrência da transformação digital e da digitalização do mundo atual, permitindo ações mais rápidas e embasadas em maior quantidade e qualidade de dados.

Nesse sentido, com a utilização de softwares de gestão é possível dinamizar processos, acelerar previsões e viabilizar decisões mais assertivas.

Além disso, a tecnologia possibilita maior interação com clientes, personalização de produtos e serviços, de acordo com as necessidades e expectativas do mercado.

Entenda como identificar o modelo de gestão ideal para sua empresa

Nosso time de especialistas pode te orientar na construção do modelo de gestão mais eficiente para seu negócio. Conte com nossa expertise de Dono para Dono!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *