Modelo de gestão: como alinhar ao seu planejamento estratégico

Tempo de leitura: 5 minutos

Todo modelo de negócio, de qualquer tamanho e segmento, é criado para atender as necessidades do mercado. O empreendedor, nesse sentido, precisa idealizar um modelo de gestão para satisfazer estas necessidades e tornar o negócio real e lucrativo.

Assim, o modelo de gestão é a forma como a empresa será estruturada, considerando os recursos disponíveis (pessoas, dinheiro, equipamentos, tecnologia etc.) e as características do mercado, como tamanho, dinamismo e concorrência.

Mas sobretudo, a escolha do modelo de gestão ideal para a companhia deve estar de acordo com seu planejamento estratégico, incluindo a missão, a visão e os valores do negócio.

Ou seja, a elaboração de um planejamento estratégico adequado e sua correta execução são fundamentais para o desenvolvimento sustentável da empresa.

Modelo de gestão e estratégias

Em primeiro lugar, as estratégias são formadas por uma combinação de três pilares: 

  1. Propósito – é aquilo que a empresa deseja ser, onde quer chegar, e sua definição deve incluir a missão, a visão, os valores, princípios, posicionamento e abrangência do negócio.
  2. Capacidade – é o que a companhia sabe fazer, sua competência organizacional, incluindo pessoas, habilidades, produtos, tecnologia e sistemas de gestão.
  3. Ambiente – é representado pela demanda, fornecedores, colaboradores, concorrentes e mercado. 

Logo, as estratégias conectam o propósito da organização, a capacidade de execução e o ambiente e, ao contrário do que muita gente pensa, devem ser simples. 

Em resumo, estratégia é o que se faz, para se chegar onde se quer, a partir do que se sabe e fazendo o que se consegue. 

Sua elaboração consiste na formulação estratégica e sua implementação é conhecida como execução estratégica.

Modelo de gestão e planejamento estratégico

Antes de tudo, o planejamento estratégico precisa responder a pelo menos uma das 3 perguntas, para permitir que a empresa consiga articular suas ações, ampliando o que se sabe e o que se consegue. 

  • Como aumentar o que a empresa sabe?
  • Como aumentar o que ela consegue fazer?
  • Como chegar mais perto de onde ela quer estar? 

O planejamento estratégico é composto por quatro etapas fundamentais, incluindo ritos de gestão para suportar as estratégias definidas: 

  • Avaliação;
  • Planejamento;
  • Implementação;
  • Acompanhamento.

Avaliação

Na etapa de avaliação, é realizado um diagnóstico do momento atual da companhia, a estratégia vigente, o modelo de gestão, sua situação econômica, financeira e mercadológica, ou seja, o contexto atual da empresa.

Planejamento

A etapa de planejamento possui três aspectos mais importantes: ideologia do negócio, direcionadores da estratégia e formulação estratégica. 

A ideologia é formada pelos aspectos conceituais como valores, missão e visão. 

Os direcionadores são os caminhos, as alavancas que deverão ser utilizadas para cumprir com a ideologia, o posicionamento desejado e os objetivos do negócio. 

A formulação estratégica é a forma como se desdobram as iniciativas e as ações que serão empregadas para executar o plano.

Implementação

A implementação (execução estratégica) envolve a priorização das atividades a serem realizadas de forma estruturada e o desdobramento destas iniciativas do ponto vista de recursos, métricas, indicadores, responsabilidades e prazos.

Acompanhamento

Por fim, o acompanhamento busca garantir que as iniciativas estão ocorrendo de acordo com o planejado. 

Isto é realizado por meio da verificação de indicadores e métricas pré-estabelecidas, que demonstram se as iniciativas estão no rumo desejado, além de possibilitar ajustes necessários e até mesmo identificar novas oportunidades. 

Além destas quatro etapas, a formulação da estratégia deve ainda seguir seis passos: 

  1. Definição de onde se quer chegar (objetivo);
  2. Definição dos caminhos para se chegar lá;
  3. Identificação das competências necessárias;
  4. Definição das estruturas (pessoas, equipamentos);
  5. Priorização das iniciativas do plano de ação (execução estratégica);
  6. Viabilização dos recursos financeiros necessários.

Enfim, como a construção do plano estratégico envolve colaboradores e gestores de várias áreas da empresa, fica mais fácil unir estas pessoas, compartilhar valores, objetivos, delegar tarefas e monitorar suas atividades.

Dessa forma, possibilita a melhoria da gestão e o aumento do comprometimento do time, facilitando o alinhamento com o propósito e a cultura da companhia. 

E a prática de alguns ritos de gestão pode maximizar os efeitos do planejamento estratégico para que o gestor possa finalmente sair do operacional e colocar sua energia no direcionamento do negócio.

Principais ritos de gestão para sair do operacional e focar na implementação das estratégias

Concentração nos resultados e nas entregas e não na execução das atividades

A equipe deve realizar as tarefas e o gestor monitorar os resultados de acordo com os indicadores e as métricas definidas.

Manter o foco nas perguntas e na orientação versus respostas prontas e execução

No lugar de dar respostas prontas, o gestor pode fazer perguntas e orientar seus colaboradores a buscar as respostas por meio do autodesenvolvimento, fomentando a autonomia e a autoconfiança dos membros do time.

Criar uma “dieta de gestão” e “alimentar-se” de práticas de gestão saudáveis

Por meio do mapeamento das atividades cotidianas é possível identificar o que realmente importa e também aquelas iniciativas que poderiam ser realizadas por outra pessoa.

Nesse sentido, pode-se evitar que o gestor se perca na execução de tarefas cotidianas e permite que ele se dedique ao desenvolvimento do negócio com uma visão mais refinada de longo prazo.

Em conclusão, a implementação destes ritos de gestão pode facilitar a busca dos objetivos traçados, em acordo com as estratégias definidas, o plano traçado e as atividades executadas.

Entenda como elaborar um modelo de gestão eficiente para seu negócio

Conheça mais sobre nossa consultoria para a criação do modelo de gestão adequado ao seu plano de negócio. Agende um call hoje mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *