Estruturação de empresa: 3 passos para o sucesso do seu negócio

Tempo de leitura: 6 minutos

Seja qual for o modelo de negócio, o trabalho de estruturação de empresa envolve atividades únicas que caracterizam a empresa e ratificam suas forças e fraquezas.

Por exemplo, no processo de estruturação de empresa, deve-se considerar:

  • O contexto e o momento do negócio;
  • A estratégia vislumbrada;
  • A estrutura de gestão, que executará o modelo do negócio definido.

Isto é o que todos chamam de execução estratégica e, nesse sentido, para a estruturação de empresa é necessário seguir três dinâmicas de atuação, interdependentes e alinhadas com o planejamento estratégico da organização

3 Dinâmicas para estruturação de empresa

  1. Desenvolvimento da estrutura da empresa;
  2. Dinâmica de pessoas (funções x competências e habilidades);
  3. Envolvimento das pessoas e cadeiras (cargos).

A dinâmica de desenvolvimento da estrutura da empresa inclui três frentes de atuação:

  • Definição das estratégias (responsabilidades);
  • Definição do modelo (dinâmica que entrega a proposta de valor diferencial);
  • A estrutura de gestão do negócio (a definição das posições a serem ocupadas e que executarão o negócio idealizado).

A primeira frente refere-se à definição das estratégias e responsabilidades para a entrega do valor proposto pela empresa ao mercado. 

A segunda frente da dinâmica de desenvolvimento da empresa é a definição do modelo de negócio e incluirá a definição dos processos e objetivos de como entregar isto ao mercado.

Assim, com o desenvolvimento da estratégia vislumbrada, é possível fazer o link entre o modelo pensado para o negócio e os objetivos do planejamento estratégico.

A terceira frente é composta pela estrutura de gestão, ou seja, a definição de quais cadeiras (papéis na empresa) serão necessárias para fazer acontecer o modelo de gestão idealizado, executando a estratégia e entregando os resultados esperados. 

Dinâmica de pessoas (funções x competências e habilidades)

Esta dinâmica é a base da estruturação do desenvolvimento de qualquer negócio e inclui três aspectos já bastante conhecidos no meio empresarial como C.H.A: 

  • Conhecimento (teoria);
  • Habilidade (prática); 
  • Atitude (comportamento).

O conhecimento é adquirido através de estudos teóricos e desenvolvimento técnico sobre o assunto. 

A habilidade está relacionada com a capacidade de realizar tal atividade e a experiência adquirida com o tempo de realização e vivência nesta atividade.

A atitude está relacionada ao comportamento e às características dos indivíduos, fatores mais difíceis de serem alterados. 

E, por isso, pode representar um limite para o crescimento profissional, tanto do gestor, como dos demais colaboradores.

Então, é fundamental a identificação, a motivação e o acompanhamento pelo gestor, das forças a serem maximizadas e dos desafios a serem trabalhados nas características técnicas e comportamentais do colaborador.

Dessa forma, possibilita que ele (o colaborador) busque a evolução do seu desenvolvimento e um  maior alinhamento com os requisitos da posição que ocupa (cadeira). 

Envolvimento das pessoas e cadeiras (cargos)

É necessário estabelecer uma dinâmica com a cadeira (descrição dos requisitos necessários para o cargo, as atividades, das métricas e controles) e acompanhar com o C.H.A. de cada ocupante na posição. 

O desenvolvimento do trabalho de cada indivíduo nas respectivas cadeiras fomenta e consolida os procedimentos inerentes a esta, e poderão servir de orientação para outros ocupantes da posição.

Desta forma, a substituição de uma pessoa não será um problema para a empresa, mesmo que o novo colaborador tenha um C.H.A. diferente e o progresso individual acarreta o desenvolvimento da cadeira. 

Quando isso acontece, mesmo ao sair do cargo, a pessoa deixa um legado de aprendizado e evolução da posição que pode ser seguido por outros, inclusive nas demais cadeiras. 

Como implementar uma estrutura de gestão a fim de capturar os resultados planejados?

As dinâmicas e práticas de estruturação de empresas e gestão de talentos apresentadas acima são extremamente eficazes, já testadas e validadas em vários tipos de negócios.

Amplamente conhecida e utilizada, a dinâmica das pessoas propõe uma receita perfeitamente aplicável a qualquer modelo de negócio

Inclui 7 variáveis que, seguidas passo a passo, têm o poder de aumentar em diversas vezes o tamanho e multiplicar, de forma orgânica e exponencial, os resultados da sua companhia

Dessa maneira, as 7 variáveis devem ser aplicadas de forma conjunta e ordenada, uma após a outra, de acordo com sua prioridade e validação. 

7 variáveis da estrutura de gestão para o modelo de negócio

Variável 1 – Descrição da função – inclui o mapeamento das atividades e responsabilidades inerentes a cada posição/cadeira dentro da empresa.

Variável 2 – Definição clara das metas e resultados esperados de cada cadeira – engloba o processo de Gestão de Desempenho.

E reflete a expectativa de entrega relacionada ao volume (quantidade) e a complexidade (qualidade) das metas estabelecidas, resultados esperados. 

Variável 3 – Processo seletivo – deve ser organizado como resultado das duas primeiras variáveis. 

A seleção somente será bem-sucedida se as atividades e responsabilidades do cargo tiverem sido bem definidas, de forma clara e completa. 

Variável 4 – Treinamento – contempla a apresentação do “modus operandi” da posição na empresa. 

Variável 5 – Processo de integração – apesar de ser bem conhecida e comentada, é uma dinâmica de gestão pouco praticada nas empresas. 

O ideal é que o novo colaborador possa contar com o acompanhamento direto do gestor imediato.

Variável 6 – Gestão de pessoas não produtivas ou de baixa performance – possibilita identificar as reais causas da baixa produtividade individual, ou seja, do não desenvolvimento de um colaborador em uma cadeira. 

Variável 7 – Gestão de pessoas produtivas ou de alta performance – o foco nesta etapa é identificar os colaboradores mais produtivos e incentivá-los a melhorar ainda mais o seu desenvolvimento, sua produção e resultados.

3 passos para a estruturação de empresa

Confira nossa sugestão de passo a passo incluindo as 7 variáveis para para auxiliar na estruturação da sua empresa. 

Passo 1 – Definição das cadeiras inclui determinar:a dinâmica de trabalho (processos, ações e rotinas); quem faz o quê e as métricas de controle. Siga as variáveis: 

  • Variável 1 – Descrição da função. 
  • Variável 2 – Resultados esperados de cada cadeira. 

Passo 2 – Definição das pessoas certas: utilize o C.H.A. Em acordo com as variáveis: 

  • Variável 3 – Processo seletivo. 
  • Variável 4 – Treinamento. 
  • Variável 5 – Processo de integração.

Passo 3 – Envolva as pessoas com as cadeiras: promova o seu desenvolvimento. Utilize as variáveis: 

  • Variável 6 – Gestão de pessoas de baixa performance ou não produtivas.
  • Variável 7 – Gestão de pessoas produtivas ou de alta performance: com técnicas de desenvolvimento de pessoas.

Conte com a Auddas para guiar seu time durante a estruturação de empresa

Com uma abordagem de “Dono para Dono”, nossos especialistas podem ajudar na estruturação de empresa de acordo com o seu tipo de negócio e planejamento estratégico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *