Pirâmide de Maslow e retenção dos talentos dos time

Pirâmide de Maslow e retenção dos talentos dos time

Tempo de leitura: 5 minutos

O cenário atual, onde os desafios para criação da estrutura organizacional das empresas são cada vez mais complexos e a mão-de-obra especializada é escassa, a retenção de talentos é fundamental. Conheça a abordagem da Teoria da Pirâmide de Maslow para o seu negócio.

O que é a Teoria da Pirâmide de Maslow?

O que é a Teoria da Pirâmide de Maslow?

A Pirâmide de Maslow é uma ilustração da metodologia criada ainda em 1943, pelo psicólogo americano Abraham Maslow.

A publicação do seu estudo chamado: A Teoria da Motivação Humana, tinha o objetivo de demonstrar a hierarquia das necessidades do ser humano ao longo da vida. Atualmente, é representado pela figura da Pirâmide de Maslow.

Dividida em cinco níveis de necessidades humanas, a Pirâmide de Maslow ainda hoje é uma das mais importantes teorias motivacionais utilizadas na psicologia organizacional.

Siga com a gente e veja como a Teoria da Pirâmide de Maslow pode ser aplicada no seu negócio, a fim de diminuir a taxa de turnover e aumentar a retenção dos melhores talentos.

Pirâmide de Maslow: principais necessidades do ser humano

Pirâmide de Maslow: principais necessidades do ser humano

De acordo com o estudo da hierarquia das necessidades de Maslow, são cinco as principais necessidades do ser humano, que são atendidas de forma condicional e ordenada, uma após a outra.

Segundo ele, a partir da satisfação de uma necessidade do nível anterior (mais básica) é que o indivíduo seria capaz de atender ao próximo nível de necessidades. Confira:

  1. Necessidade Fisiológicas
  2. Necessidades de Segurança
  3. Necessidade de Amor e Pertencimento
  4. Necessidade de Estima
  5. Necessidade de Autorrealização

As Necessidades Fisiológicas (mais básicas) da Pirâmide de Maslow são aquelas necessárias para a sobrevivência do indivíduo e incluem: respirar, dormir, comer, beber água, praticar sexo, manter o equilíbrio da saúde e eliminar as impurezas do corpo.

Então, somente após satisfazer as Necessidades Fisiológicas é que a pessoa conseguiria atingir e atender as Necessidades de Segurança, de Amor e Pertencimento e assim por diante.

As Necessidades de Segurança apontadas na Pirâmide de Maslow incluem a segurança física (da saúde) do corpo, da estabilidade profissional, moral e de recursos, do grupo familiar e do patrimônio da pessoa.

A Necessidade de Amor e Pertencimento diz respeito à sensação de amar e ser amado, de pertencer a um grupo e se relacionar com ele, como por exemplo nas relações entre familiares, amigos e parceiros sexuais.

Na Pirâmide de Maslow, a Necessidade de Estima é aquela que deve ser atendida pela criação da auto estima, das realizações pessoais e profissionais, da autoconfiança, do respeito do outros e pelos outros.

A Necessidade de Autorrealização é a que ocupa o nível mais alto na Pirâmide de Maslow, de acordo com a hierarquia das necessidades de Maslow.

Nesta fase, o indivíduo já atendeu às demais necessidades e pode (e deseja) aproveitar todo o seu potencial de desenvolvimento e crescimento.

Hierarquia das necessidades de Maslow no ambiente de trabalho

Hierarquia das necessidades de Maslow no ambiente de trabalho

Como já comentado, a Pirâmide de Maslow é uma representação gráfica da Teoria da hierarquia das necessidades de Maslow, didaticamente elaborada para facilitar o seu entendimento e a sua aplicação.

O seu entendimento pode ajudar você a lidar melhor com as motivações e os desafios dos membros do seu time, de acordo com seus momentos de vida pessoal e profissional.

E, dessa forma, ajudar na elaboração e implementação da sua estratégia para retenção de talentos para o negócio.

Necessidades Fisiológicas


Por exemplo, as Necessidades Fisiológicas têm relação com as condições físicas e mentais do seu colaborador no trabalho.

Assim, você deve estar atento às necessidades de flexibilidade dos horários, de interação dos membros da equipe (mesmo fora do trabalho), de folgas, intervalos para almoço, dentre outras.

Necessidades de Segurança

Com relação às Necessidades de Segurança, é importante que você observe e viabilize as melhores condições de trabalho possível: estabilidade (se possível) no emprego, ambiente seguro, confortável e adequado à realização das tarefas, remuneração compatível etc.

Necessidades de Amor e Pertencimento

As Necessidades de Amor e Pertencimento estão relacionadas com a socialização do indivíduo ao meio social e profissional. Assim, a sua empresa pode promover mais e melhores condições para o colaborador:

  • se relacionar;
  • fazer parte do grupo;
  • criar e manter networking;
  • receber e demonstrar educação e cortesia;
  • contar com lideranças atenciosas, dentre outras.

Necessidades de Estima

A satisfação das Necessidades de Estima pode ser trabalhada no ambiente profissional do seu negócio com ações para motivar:

  • o aumento da autonomia do colaborador;
  • a responsabilidade pelos resultados;
  • feedback (positivo e construtivo);
  • reconhecimento pelos resultados alcançados;
  • incentivo ao empreendedorismo;
  • novas oportunidades;
  • criação de planos de carreira;
  • promoções e aumento de salários, dentre outras.

Necessidades de Autorrealização

Na fase das Necessidades de Autorrealização, o seu colaborador deseja demonstrar todo o seu potencial e precisa ter condições de contribuir mais ativa e estrategicamente com o negócio.

Nesse sentido, é preciso que ele seja exposto a mais e maiores desafios, tenha maior autonomia, responsabilidade e capacidade de influenciar no processo decisório da organização.

Além disso, igualmente deseja ser melhor remunerado e até ser elegível ao Plano de Remuneração Variável da empresa, através de Participação nos Lucros, Bônus e Equity, por exemplo.

A Pirâmide de Maslow no seu negócio

A Pirâmide de Maslow no seu negócio

Sem dúvida, a Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow é uma abordagem bastante humanista, subjetiva e não completamente comprovada cientificamente, pois foi criada com base na padronização das necessidades das pessoas.

Entretanto, sabemos que cada sujeito é diferente um do outro e pode ter necessidades, desejos e ambições igualmente distintas.

Portanto, para a formação da equipe e a retenção dos melhores talentos, é fundamental que você conheça muito bem os membros do seu time, promova o seu desenvolvimento de forma contínua e motivadora.

Nesse contexto, a Pirâmide de Maslow pode ser muito útil na elaboração da sua estratégia de gestão de pessoas. Acesse nosso blog e descubra mais conteúdos exclusivos para o planejamento estratégico do seu negócio, criados de dono para dono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *