Conceitos de governança corporativa: você sabe quais são?

Conceitos de governança corporativa: você sabe quais são?

Tempo de leitura: 6 minutos

Provavelmente, você já ouviu muito sobre compliance e governança e a sua importância para o planejamento estratégico das empresas. Mas você sabe o que significa e quais são os principais conceitos de governança corporativa?

Nesse sentido, os conceitos de governança corporativa são os pilares que permeiam as práticas das organizações em direção à conformidade de suas regras de gestão.

Além disso, os conceitos de governança corporativa também dizem respeito ao norteamento das relações entre os stakeholders internos e externos da empresa.

Quais são os principais conceitos de governança corporativa?

Os principais conceitos de governança corporativa são:

  1. Equidade
  2. Transparência
  3. Responsabilidade
  4. Accountability

Porém, antes de nos aprofundarmos nesses conceitos de governança corporativa, é importante que você conheça o significado desta importante prática empresarial.

O que é governança corporativa?

De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, IBGC (2016), governança corporativa é:

“O sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”.

Ainda segundo o IBGC, as boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas e iniciativas, com objetivos de:

  • Alinhar interesses das partes envolvidas
  • Preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização
  • Facilitar o acesso a fontes de recursos
  • Contribuir para a eficiência da gestão organizacional, sua longevidade e o bem comum

Em conclusão, podemos afirmar que a governança corporativa define um trajeto ético a ser seguido pelas organizações.

Dessa forma, procura que estas se comprometam com a transparência de suas ações, de seus resultados e a manutenção de um relacionamento saudável entre os stakeholders, incluindo:

  • Sócios
  • Conselho de Administração
  • Diretorias
  • Gestão
  • Órgãos regulatórios, de fiscalização e controle, dentre outros

Conceitos de governança corporativa: Equidade

O conceito de equidade diz respeito ao tratamento equitativo entre todos os stakeholders, de forma justa e isonômica.

Para isso, considera os deveres e direitos de cada parte, assim como os interesses, as necessidades e as expectativas de cada parte, incluindo a organização como um todo, na sua forma jurídica.

Conceitos de governança corporativa: Transparência

O conceito de transparência tem referência com a disponibilização das informações da companhia, de forma clara, completa e democrática.

Mesmo aquelas informações que não são obrigatórias por leis e regulamentos, mas que interessam às partes envolvidas e podem ir além dos resultados econômico-financeiros.

Como por exemplo, aspectos práticos (e intangíveis) de gestão que podem impactar na sustentabilidade, na imagem e no valor presente e futuro da companhia.

Conceitos de governança corporativa: Responsabilidade

A responsabilidade corporativa é outro dos conceitos de governança corporativa que têm grande relevância na sustentabilidade do negócio.

Dessa forma a governança corporativa deve proporcionar mecanismos para que o negócio seja viável não somente econômica e financeiramente, mas que atenda também os demais requisitos para sua sustentabilidade ecológica, cultural e social.

Seus agentes devem zelar pela eficiência operacional da organização, buscando resultados positivos nos curto, médio e longo prazos, além da adoção de práticas éticas, ambientais e socialmente responsáveis no dia a dia do negócio.

Conceitos de governança corporativa: Accountability

A accountability trata-se da prestação de contas das atividades da organização pelos responsáveis para seus stakeholders e demais membros da sociedade.

Deve ser feita de forma completa e detalhada, em linguagem clara e adequada ao entendimento geral, garantido que não pairem dúvidas.

Assim como, os agentes de governança corporativa devem atuar de forma diligente e tempestiva na identificação, resolução e responsabilidade sobre eventuais erros, omissões e divergências na operação do negócio.

A importância da governança corporativa nas organizações

Dessa forma, a implementação dos conceitos de governança corporativa nas organizações visa conduzir o desenvolvimento do negócio de maneira sustentável, assegurando a boa relação entre todos os stakeholders, seus deveres e direitos.

Neste sentido, os conceitos de governança corporativa podem ser aplicados em qualquer empresa, mas devem estar de acordo com seu modelo de negócio e seu planejamento estratégico, além de outros fatores regulatórios e de mercado.

Confira estas valiosas dicas de como estruturar a governança corporativa em seu negócio e assegurar a execução estratégica em direção à sua sustentabilidade.

Implementando os conceito de governança corporativa no seu negócio

Antes de mais nada, saiba que o tempo e a forma para a implementação da estrutura de governança corporativa pode variar bastante, dependendo da empresa e do ambiente de mercado.

Dessa forma, existem várias etapas e iniciativas que podem ser desenvolvidas mas, de uma forma geral, os principais estágios para a aplicação dos conceitos de governança corporativa na sua empresa são:

  1. Definição da estrutura organizacional da companhia (funções e cadeiras) como se fosse iniciar o negócio agora.
  2. Definição das responsabilidades, competências, autonomias e entregáveis de cada cadeira da empresa (independente de quem a ocupa hoje).
  3. Detalhamento do papel de cada sócio como um executivo do negócio. Dessa forma, qualquer pessoa que ocupar a cadeira terá o mesmo papel, mesmo que não seja dono.
  4. Após determinar os papéis dos sócios, é preciso pontuar quais os temas que necessitam da aprovação e da validação dos sócios e como isto funciona.
  5. Definição de regras de convivência entre acionistas, executivos e conselheiros.
  6. Estabelecimento de um modelo de gestão e políticas de controle financeiro e operacional.
  7. Implementação de um Conselho (mesmo que informal) com os sócios e/ou representantes e pelo menos 1 pessoa independente, para maior transparência, equidade e autonomia.

Este conselho deve liderar as discussões que necessitar de deliberação e aprovação dos sócios e será o guardião da autonomia e alçada dada ao time de gestão.

Aplique os conceitos de governança corporativa para a sustentabilidade do seu negócio

Como comentado acima, as características do mercado e do próprio negócio, como tamanho e estágio de vida, podem influenciar na implementação de uma estrutura de governança corporativa na empresa.

Saiba mais como aplicar os conceitos de governança corporativa e obter resultados ainda mais consistentes para o growth do seu negócio. Confira nossa expertise de Dono para Dono!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *