SaaS – software as a service: entenda como funciona

Tempo de leitura: 6 minutos

Com a evolução da tecnologia, as entregas de software têm passado por mudanças significativas, e uma das mais revolucionárias é o Software as a Service, ou SaaS. 

O SaaS representa uma transformação na forma como as empresas e os usuários finais consomem e utilizam o software.

Neste sentido, o SaaS proporciona uma série de benefícios e vantagens que estão redefinindo a maneira como interagimos com as aplicações digitais.

O que é SaaS?

Em essência, o SaaS é um modelo de distribuição de software em que as aplicações são disponibilizadas aos usuários através da internet. 

Ao contrário do modelo tradicional em que o software é adquirido, instalado e mantido localmente em um dispositivo.

O modelo SaaS tem sido amplamente adotado em uma variedade de setores:

  • Gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM)
  • Gerenciamento de recursos humanos (RH)
  • Produtividade no local de trabalho 
  • Colaboração, dentre outros 

A popularidade do SaaS é impulsionada pela sua conveniência, flexibilidade e potencial para reduzir os custos operacionais.

Como funciona o SaaS?

O SaaS oferece a capacidade de acessar e utilizar soluções de tecnologia diretamente do navegador, eliminando a necessidade de instalação e atualizações complexas.

As principais características do modelo SaaS incluem:

1. Acesso Baseado em Assinatura:

No SaaS, os usuários não compram licenças permanentes para o software. 

Em vez disso, eles assinam um serviço, geralmente com base em um modelo de pagamento mensal ou anual. Isso permite um acesso mais flexível e escalável às ferramentas de software.

2. Acesso via Navegador Web:

As aplicações SaaS são acessadas por meio de navegadores web padrão.

Isto significa que os usuários podem utilizar os aplicativos em diversos dispositivos, desde computadores até smartphones e tablets, independentemente do sistema operacional.

3. Atualizações Automáticas:

As atualizações de software são realizadas centralmente pelo provedor de SaaS, eliminando a necessidade de que os usuários realizem atualizações manuais. 

Isso garante que os usuários sempre tenham acesso à versão mais recente e aprimorada do software.

4. Escalabilidade e Flexibilidade:

Os aplicativos SaaS são projetados para serem escaláveis, permitindo que as empresas adquiram mais recursos de acordo com suas necessidades em evolução. 

É especialmente benéfico para empresas que precisam se adaptar rapidamente às mudanças nas demandas do mercado.

5. Manutenção Simplificada:

Com o SaaS, as preocupações com manutenção, gerenciamento de servidores e infraestrutura são tratadas pelo provedor do serviço. 

Sendo assim, libera as empresas e os usuários finais para focarem na utilização dos softwares e demais soluções de tecnologia e em seus próprios objetivos.

6. Colaboração Melhorada:

Muitas aplicações SaaS são projetadas para facilitar a colaboração entre equipes.

Dessa forma, permitem que vários usuários acessem e trabalhem nos mesmos documentos ou projetos em tempo real, independentemente de sua localização geográfica.

7. Acessibilidade:

O SaaS abre oportunidades para que empresas de todos os tamanhos acessem ferramentas de alta qualidade por um valor mais baixo.

Da forma tradicional, poderiam ser financeiramente inviáveis de serem implementadas e mantidas internamente.

Quais as principais métricas para empresas de SaaS?

As métricas para empresas SaaS (Software as a Service) são fundamentais para avaliar o desempenho, a saúde financeira e o crescimento do negócio. 

Elas ajudam a identificar áreas de melhoria, a medir o valor entregue aos clientes e a orientar as estratégias de desenvolvimento e marketing. 

Confira algumas métricas-chave que as empresas SaaS devem acompanhar:

  • Churn Rate (Taxa de Cancelamento): essa métrica indica a porcentagem de clientes que cancelaram seus contratos em relação ao total de clientes ativos. 
  • MRR (Receita Recorrente Mensal): a MRR é a soma da receita mensal de todos os clientes. Ela reflete a previsibilidade da receita e o crescimento sustentável do negócio. 
  • ARR (Receita Recorrente Anual): similar à MRR, mas calculada anualmente. A ARR é útil para empresas que têm contratos de longo prazo. 
  • ARPU (Receita Média por Usuário Ativo): mede a receita média gerada por cada cliente individual. 
  • CAC (Custo de Aquisição de Cliente): custo médio necessário para adquirir um novo cliente. Ele inclui despesas de marketing, vendas e outras relacionadas à aquisição. 
  • LTV (Lifetime Value – Valor Vitalício do Cliente): representa a receita total esperada de um cliente durante o tempo em que ele permanece como cliente. 
  • CAC-to-LTV Ratio (Relação CAC-LTV): compara o custo de aquisição de cliente com o valor vitalício do cliente. 
  • NPS (Net Promoter Score): embora não seja uma métrica financeira, o NPS mede a satisfação e a lealdade do cliente. 
  • Taxa de Crescimento Mensal/Anual: mede o aumento percentual da MRR ou ARR ao longo do tempo. Um crescimento constante é um indicador de sucesso.
  • Custo Médio de Suporte por Cliente: auxilia a acompanhar os custos associados ao suporte ao cliente, que podem ter impacto na lucratividade.
  • Taxa de Conversão de Trials (Períodos de Teste): essa métrica mede a porcentagem de conversão de usuários para clientes pagantes.
  • Tempo Médio de Vida do Cliente: indica quanto tempo, em média, um cliente permanece como cliente ativo. Ajuda a entender a qualidade da experiência oferecida.
  • Taxa de Adoção de Recursos/Funcionalidades: acompanha a taxa de utilização de recursos específicos da sua plataforma e pode indicar o valor percebido pelos clientes.
  • Margem Bruta: calcula a diferença entre a receita e os custos diretos relacionados à entrega do serviço. 
  • Taxa de Renovação: mede a porcentagem de clientes que optaram por renovar seus contratos após o período inicial.
  • CAC Payback Period (Período de Retorno do CAC): mostra quanto tempo leva para recuperar o custo de aquisição de cliente através da receita gerada por esse cliente.

Utilizar o SaaS pode melhorar os resultados da sua empresa

Lembre-se que a relevância das métricas pode variar dependendo do estágio da sua empresa e dos objetivos específicos que você tem. 

Adaptar e monitorar essas métricas de forma consistente permitirá que você avalie o sucesso do seu modelo SaaS.

Além disso, permitirá tomar decisões informadas para impulsionar o crescimento e aprimorar a experiência do cliente.

Converse com nosso especialista e entenda mais a fundo como utilizar o SaaS em seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *