TOP 7 filmes e séries sobre negócios e empreendedorismo

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você é empreendedor, dono de uma startup, iniciante ou já experiente, sabe do estresse causado pelos gigantescos desafios que precisa enfrentar diariamente. Que tal assistir alguns bons filmes e séries sobre negócios para dar uma relaxada?

Além disso, filmes e séries sobre negócios podem te trazer bastante motivação e inspiração para continuar tocando o negócio ainda com mais convicção!

E é justamente este o assunto do nosso post de hoje: TOP 7 filmes e séries sobre negócios e empreendedorismo!

Então continue com a gente e conheça filmes sobre empresas e pessoas, que todo empreendedor deve assistir, incluindo alguns filmes de negócios Netflix.

TOP 7 filmes e séries sobre negócios que vão te inspirar

  1. Suits (2011)
  2. Em busca da felicidade (2007)
  3. Fome de Poder (2017)
  4. Estrelas além do tempo (2016)
  5. Whiplash: em busca da perfeição (2015)
  6. Coach Carter: treino para a vida (2005)
  7. Rede Social (2010)

1.Suits (2011)

Suits é um dos filmes e séries sobre negócios e empreendedorismo que trata do dia a dia de um escritório de advocacia de Nova York.

Mesmo não tendo os negócios como tema principal, aborda aspectos legais na gestão dos negócios das várias empresas e pessoas físicas que são clientes do escritório.

Mostra como persistência, estratégia, poder, inteligência e networking devem ser utilizados para alcançar o objetivo.

Além disso, enfatiza as possibilidades de pensar “fora da caixa”, onde os personagens identificam oportunidades, onde a maioria das pessoas enxergam dificuldades.

2.Em busca da felicidade (2007)

Este é um dos filmes de negócios Netflix que conta a história de um vendedor que precisa trabalhar para criar seu filho pequeno sozinho e atravessa uma série de adversidades para buscar o desejado emprego em uma corretora de valores.

A grande lição desta obra é a necessidade de acreditar no próprio potencial e trabalhar com foco total para desenvolvê-lo, com muita persistência e empenho.

Sem dúvida, é uma história parecida, e que serve de exemplo para muitos empreendedores e gestores de novos modelos de negócios.

3.Fome de Poder (2017)

Quer saber como o McDonalds começou? 

Pois é, este é outro título da nossa lista de filmes e séries sobre negócios e empreendedorismo que você precisa assistir!

Muito interessante e até um pouco polêmico, o enredo conta sobre a jornada dos empreendedores que criaram e desenvolveram um dos negócios mais valiosos do mundo, e sua expansão por meio das franquias.

O roteiro aborda os aspectos sobre sociedade, administração, estratégia e marketing, assim como demonstra a relevância do alinhamento entre sócios para os rumos de um negócio, resolvendo pendências, ajustando visão e objetivos.

Um ponto chave da narrativa é o foco na identificação do diferencial do negócio, fundamental para seu sucesso. 

Assim, mostra que o sabor dos sanduíches somente não representava uma vantagem competitiva, mas sua forma padronizada, rápida e eficiente de produção e distribuição era o que efetivamente criava uma vantagem competitiva sobre a concorrência.

4.Estrelas além do tempo (2016)

A narrativa se passa durante o período da Guerra Fria e o lançamento dos novos computadores da IBM, exigindo mudanças na vida profissional de três matemáticas negras que trabalham na NASA.

Lutando contra muitos obstáculos e preconceito racial, as protagonistas precisam persistir e se capacitar para manterem seu trabalho, além de criar uma rede de apoio familiar e social para suportar os momentos mais desafiadores.

Também mostra a necessidade de estar sempre aberto a mudanças e inovações, uma das características individuais mais marcantes para o empreendedor.

5.Whiplash: em busca da perfeição (2015)

Apesar de não ser ambientado no universo dos negócios e não ser um filme sobre empresas, Whiplash conta a história de uma estudante de música que vai além de todos os limites físicos e emocionais para atingir seu objetivo de perfeição.

Após ser aceito em uma conceituada escola de música, o baterista Andrew Neiman precisa enfrentar as excentricidades de um professor perfeccionista e a concorrência dos demais estudantes.

A maior lição do filme é que a perfeição vem do esforço, da constância, da perseverança e do treino repetitivo, com disciplina e resiliência.

Sem dúvida, é uma das obras mais importantes da nossa lista, mesmo não sendo um dos filmes e séries sobre negócios e empreendedorismo tradicionais.

Perfeito para quem aceita o desafio de criar e tocar seu próprio negócio, não é mesmo?!

6.Coach Carter: treino para a vida (2005)

O filme narra a história do treinador de basquete Ken Carter que assume um time de adolescentes na sua antiga escola pública, em um bairro pobre nos Estados Unidos.

Com pulso firme e bastante disciplina, Coach Carter aplica liderança autocrática e polêmica, mas acaba gerando resultados expressivos, apesar da resistência inicial. 

Embora o sucesso apareça durante os jogos, o desempenho acadêmico dos alunos fica bem aquém do esperado, o que exige medidas fora do comum.

É um filme que trata da liderança de times, disciplina e relacionamento de equipes, fatores fundamentais para o empreendedor de sucesso.

7.Rede Social (2010)

Rede Social é um filme sobre empresas: o Facebook.

Conta a história da gigante das redes sociais, desde sua idealização por Mark Zuckerberg, em 2003, passando por vários desafios até se tornar um negócio bem-sucedido.

Possui várias lições valiosas que podem ser aplicadas ao empreendedorismo, como relacionamento, persistência, paixão, resiliência, foco na necessidade do cliente e no propósito do negócio.

Além disso, deixa bem claro o papel decisivo do fundador na crença da ideia e nas ações práticas que precisam ser realizadas para o crescimento da empresa.

E você, tem clareza do propósito do seu negócio?

Aprenda mais com os filmes e séries sobre negócios e empreendedorismo

Então, curtiu nossa lista de filmes e séries sobre negócios e empreendedorismo? 

Comenta aqui embaixo e conta para gente quais você já assistiu e gostou mais. E diz quais os insights que mais te ajudaram na gestão do seu negócio!

Mesmo depois de aprender com os filmes e séries sobre negócios e empreendedorismo, conte com nosso time de especialistas para orientar suas decisões no início, na gestão e expansão da sua marca!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *