Tempo de leitura: 6 minutos
O processo de desenvolvimento de uma empresa tem somente uma coisa em comum com qualquer outra: sua unicidade! Como o DNA humano, o modelo de negócios pode ser até parecido, mas, certamente, terá suas características próprias diferenciadoras.
Dessa forma, durante a estruturação de uma companhia, como uma startup, por exemplo, deve-se considerar as singularidades, forças, fraquezas, o contexto e o momento de cada empresa, a partir da estratégia, do modelo do negócio e da estrutura de gestão.
Neste sentido, para a criação do modelo de negócio é necessária a definição dos processos, das estratégias e dos objetivos como o empreendedor irá realizar as suas entregas para o mercado consumidor.
Além disso, o modelo de negócios não pode ser estático e precisa estar em constante adaptação ao contexto do mercado e da própria empresa.
Dessa forma, o modelo de negócio não é somente criado no início das atividades, mas deve ser monitorado e ajustado durante toda a vida da organização.
Por isso, o planejamento para a definição do modelo de negócio é uma etapa fundamental no desenvolvimento sustentável de todos os tipos de empresa, desde empresas startup até companhias e corporações consolidadas.
Então fique com a gente porque no artigo de hoje, vamos apresentar os 8 principais tipos de modelo de negócios utilizados nos dias de hoje.
8 principais modelos de negócios da atualidade
- Marketplace
- SaaS
- Assinatura
- B2C
- B2B
- D2C
- Franquia
- P2P
Plataforma Marketplace como modelo de negócio
Este modelo de negócio é composto por uma plataforma virtual que, através da tecnologia da internet, intermedia a compra e a distribuição de diversos tipos de produtos e marcas.
Neste sentido, a companhia dona da plataforma não fabrica e nem possui estoque de produtos. Estes são enviados aos clientes diretamente pelos fornecedores, após a compra.
A plataforma então, faz a ligação entre vendedores e consumidores. Por exemplo: Amazon, Mercado Livre, Aliexpress, Submarino, dentre outras.
Modelo de negócio SaaS
Os modelos de negócios do tipo SaaS (Software as a Service) são, basicamente, a prestação de serviços de tecnologia, como softwares e demais soluções tecnológicas.
Incluem serviços de suporte, manutenção, licenciamento e até desenvolvimento de sistemas e infraestrutura.
Assim, ao adquirir o software, o cliente não vai somente receber o programa para utilizar, mas todo o suporte para sua correta utilização e funcionamento.
Atualmente, muitas empresas startup têm este modelo de negócios. Alguns exemplos: Netsuite, Salesforce, dentre outros.
Modelo de negócio tipo Assinatura
Com certeza, é um dos modelos de negócios que mais se beneficiaram com a tecnologia da internet.
Historicamente utilizado por canais de televisão e mídia (tv a cabo, jornais e revistas), a assinatura evoluiu para oferta de diversos produtos e serviços, como entretenimento virtual, plataformas para reuniões on-line, alimentos, bebidas, dentre outros produtos e serviços.
Por exemplo: Google Meet, Zoom, sites de comidas orgânicas e vinho, dentre outras.
Modelo de negócios B2C
B2C significa Business to Consumer, ou seja, Empresa para Consumidor e é um dos modelos de negócios mais habituais.
Sua estrutura funciona para atender diretamente ao cliente final, com vendas diretas para clientes e valores mais baixos de ticket médio.
É o modelo de negócio utilizado pelo mercado de varejo, como lojas, mercados, restaurantes, dentre outros tipos de empresas.
Tipos de empresas B2B
Semelhante ao modelo B2C, o Business to Business (B2B), ou Empresa para Empresa, é aquele onde o vendedor atende somente outras empresas e não negocia com consumidores finais.
Ocorre quando há transações entre duas empresas e, como o volume de serviços e mercadorias tende a ser maior, os valores também são mais elevados.
Podem ser diversos tipos de empresas: atacadistas, prestadoras de serviços especializados (outsourcing), fabricantes de produtos e matéria prima, dentre outros negócios.
Modelo de negócios com venda direta do fabricante - D2C
A modalidade de venda Direta ao Consumidor (Direct to Consumer) está mais presente no setor da indústria, onde, para aumentar sua competitividade, a fábrica atende o consumidor final diretamente, sem intermediação.
Como exemplo, temos as lojas de fábrica e os outlets, que dispensam os intermediários, eliminam custos e, por isso, conseguem praticar preços mais atraentes para seus clientes.
Franquias como modelo de negócios
A franquia é um modelo de negócios bastante conhecido e utilizado em todo o mundo. Basicamente, trata-se de replicar em demais pontos de venda, uma metodologia que deu certo em um negócio.
Ao abrir uma franquia, o empreendedor obriga-se a seguir os mesmos procedimentos estipulados pela marca original, como por exemplo:
- Imagem
- Infraestrutura
- Processos
- Matéria-prima
- Gestão e demais políticas corporativas
Além disso, o franqueado paga um valor mensal correspondente a “utilização” da marca e do know how do franqueador. Ex: McDonald’s, Mr. Cat, Starbucks, dentre outras.
Modelo de negócios de Pessoa para Pessoa (P2P)
Também conhecido como Peer to Peer, é o modelo de negócio onde a empresa faz a conexão entre os clientes finais, de forma gratuita ou paga.
A empresa pode ser remunerada pela venda de espaço para veiculação de anúncios na sua plataforma ou através de uma taxa de intermediação, cobrada a cada transação concretizada.
Dessa forma, a quantidade de usuários (que poderão utilizar o serviço e ser impactados pelas empresas anunciantes) deve ser grande para viabilizar a sustentabilidade do negócio.
Alguns exemplos com este modelo de negócios incluem: OLX, WIX, Wish, dentre outras empresas.
O papel da tecnologia nos modelos de negócios atuais
Sem dúvida, a tecnologia vem impactando consideravelmente na criação de novos tipos de empresas e seus inovadores modelos de negócios.
Quem diria, por exemplo, que negócios como o UBER e AMAZON poderiam existir e prosperar da maneira como aconteceu, não é mesmo?
Neste contexto, a utilização da tecnologia deverá estar cada vez mais presente na idealização, criação, organização e gestão das companhias.
Sobretudo, naquelas empresas startup, onde empreendedorismo, inovação e disrupção são características determinantes para seu sucesso.
O modelo de negócio define o papel da empresa no mercado
Em conclusão, o modelo de negócio adotado pelos diversos tipos de empresas no mundo diz respeito à proposta de como a organização vai criar, entregar e gerar valor para clientes, donos e investidores.
E na sua empresa, o modelo de negócio está de acordo com a proposta de valor que você quer entregar para seus clientes? Acesse nosso blog e confira nosso conteúdo exclusivo para a gestão estratégica da sua empresa.