Organograma organizacional: o que é, para que serve e tipos

Organograma organizacional: o que é, para que serve e tipos

Tempo de leitura: 5 minutos

Sua empresa já tem um organograma organizacional definido de acordo com o planejamento estratégico do negócio?

Se a resposta foi sim, ótimo! Continue com a gente e se atualize sobre isso. Mas se o seu negócio ainda não tem um organograma organizacional, nosso post de hoje é perfeito para você!

Isto porque no artigo de hoje vamos te contar tudo sobre o organograma organizacional:

  • O que é
  • Para que serve
  • Tipos de organograma

Além disso, vamos explicar direitinho como você pode elaborar o organograma organizacional da sua empresa, de acordo com os objetivos, a missão e a visão do negócio. Vem conosco!

O que é um organograma organizacional?

Antes de mais nada, um organograma organizacional é uma ilustração que transmite visualmente a estrutura interna da sua empresa, identificando cargos, funções e responsabilidades.

Também explicita os relacionamentos entre os membros do time, exibindo graficamente a hierarquia e a cadeia de comenda dentro da organização.

Por exemplo, um gerente estará sempre abaixo de um diretor, indicando que o primeiro se reporta ao segundo.

Tipicamente, os modelos de organograma organizacional tradicionais usam linhas, quadrados e círculos, para conectar diferentes cargos relacionados entre si.

Para que serve um organograma organizacional?

O organograma organizacional ilustra a empresa em toda a sua estrutura ou ainda, pode detalhar departamentos ou unidades específicas.

Reflete a estrutura organizacional da empresa no contexto das pessoas, suas funções, responsabilidades, hierarquia e autoridade.

Seja qual for a área de atuação, o modelo do negócio e a estrutura da sua empresa, os organogramas são especificamente necessários e facilitam o trabalho.

Notoriamente, quando é necessário promover mudanças para a reestruturação do seu time ou da sua forma de gestão e sua execução estratégica.

Sobretudo, o organograma organizacional permite que todos os colaboradores reconheçam, de forma transparente, como suas funções se encaixam na estrutura geral da empresa.

Dessa forma, o organograma organizacional é elaborado de acordo com cada modelo de negócio, suas características e ciclos de vida.

Por exemplo, o organograma de uma startup, no início de suas atividades, será diferente do organograma organizacional da mesma empresa, quando estiver já consolidada.

Quais são os principais tipos de organograma para sua organização?

Os tipos de organograma mais populares são:

  • Organograma Vertical
  • Organograma Horizontal.
  • Organograma Funcional
  • Organograma Matricial

Organograma Vertical

Provavelmente, este é o modelo de organograma organizacional mais utilizado nas organizações atuais.

Seu desenho conta com retângulos (cargos) distribuídos por grau de importância e conectados por linhas (relações de hierarquia), desde o alto da estrutura até a sua base.

Quanto mais responsabilidade e autonomia o cargo demandar, mais próximo ao topo ele estará posicionado no organograma organizacional.

Assim, o presidente, o superintendente, os diretores ficam lá em cima, enquanto os colaboradores das funções mais operacionais estão na base.

Na parte intermediária estão os cargos de média gestão, como gerentes, supervisores e coordenadores.

É um tipo de organograma que foca na autoridade do cargo e na cadeia de comando de cima para baixo.

Organograma Horizontal

Nesta modalidade de organograma organizacional, as relações entre os cargos estão dispostas em uma linha horizontal e não vertical.

Isto demonstra menor hierarquização e gestão menos centralizada, com compartilhamento de responsabilidades e tarefas entre os membros do time.

Maior autonomia e motivação para o empreendedorismo também são características das empresas que tem sua estrutura baseada no organograma horizontal.

Organograma Funcional

Diferentemente do modelo vertical, o organograma funcional tem o foco nas funções exercidas na empresa e não nos cargo, como no primeiro.

Assim, em vez de cargos (Diretor de RH), o organograma funcional apresenta os nomes das funções: Recursos Humanos.

Maior produtividade, melhor comunicação interna e integração de novos colaboradores (onboarding) são algumas das vantagens da implementação deste tipo de organograma.

Organograma Matricial

Um dos mais utilizados nas empresas mais inovadoras, que possuem estrutura e processos mais dinâmicos.

Isto porque o organograma matricial é mais flexível e pode ser facilmente adaptado para atender as demandas da empresa e do mercado de atuação.

Geralmente, a atuação do time é caracterizada pelo estabelecimento de grupos de trabalho, de acordo com suas competências técnicas e necessidades dos projetos em realização.

Nesse sentido, o organograma matricial é bastante utilizado em estruturas temporárias, compostas por duas ou mais unidades de trabalho que atuarão juntas em um projeto específico.

Como elaborar o organograma organizacional do seu negócio

Veja agora, o passo a passo para criar o organograma de acordo com o modelo do seu negócio.

Em primeiro lugar, você deve conhecer muito bem a empresa e identificar todas as atividades realizadas, as áreas de atuação, os departamentos, as pessoas e as funções que fazem parte do negócio.

Em seguida, precisa definir o modelo de gestão mais adequado: centralizado ou descentralizado, maior ou menor autoridade e autonomia, dentre outros aspectos.

A partir daí, você vai poder definir o tipo de organograma mais adequado ao desenvolvimento da sua companhia.

Aí, é só colocar as pessoas nos cargos, departamentos ou funções, de acordo com habilidade, competências e autoridade.

Um ponto fundamental para a criação e validação do organograma da sua empresa é o seu amplo conhecimento por todos os membros da sua equipe, que o utilizarão para balizar suas iniciativas.

Entenda mais sobre o organograma organizacional ideal para sua companhia

Converse com nosso time de especialistas em gestão organizacional e receba total orientação para elaborar o organograma organizacional que traga maior eficiência, eficácia, sustentabilidade e lucratividade para o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *