O que é ROI? Saiba como calcular e utilizá-lo

Tempo de leitura: 4 minutos

Num ambiente cada vez mais propício ao empreendedorismo, as startups vêm aumentando a sua participação na disputa por grandes investimentos. Seja como um empreendedor ou investidor-anjo, o domínio de o que é ROI é fundamental para o sucesso nos negócios.

Isto porque, antes de mais nada, o investidor precisa entender o que é ROI para que possa fazer uma correta análise e avaliação de investimentos que realizou.

Dessa forma, nosso post de hoje vai abordar um tema diretamente relacionado com a competitividade das organizações e, sobretudo, apresentar a definição do que é ROI, como calcular ROI e de que forma este indicador de lucratividade pode ser utilizado.

Entenda o que é ROI

Entenda o que é ROI​

Em primeiro lugar, na definição de o que é ROI, a sigla ROI significa Return of Investiment, ou Retorno Sobre o Investimento, em inglês.

Seu valor serve como métrica para um indicador de lucratividade das empresas e, além de ser positivo, quanto mais alto, melhor. 

Assim, é uma medida utilizada na avaliação de investimentos, para saber se o retorno do(s) investimento(s) foi maior e compensou o custo do(s) valores investido(s).

É, nesse contexto, uma forma bem popular e direta para avaliar o desempenho dos investimentos.

Por exemplo, o ROI pode ser aplicado na análise do que se espera obter de lucro nos investimentos em:

  • Ações, títulos, fundos diversos e outras aplicações financeiras
  • Expansão dos negócios
  • Financiamento de novos negócios e startups
  • Compra de imóveis
  • Aquisição de equipamentos, dentre outros

Em resumo, a análise do ROI serve para validar se um investimento fez sentido, em termos de geração de valor econômico, independentemente do prazo.

Igualmente, também pode ser um indicador importante no processo de valuation da sua organização, gerando credibilidade e maior liquidez para o seu negócio.

Entenda como calcular Return Of Investiment

Entenda como calcular Return Of Investiment​

O cálculo do que é Return Of Investiment é bem simples e considera o resultado obtido em um tipo de investimento dividido pelo custo desse investimento. 

Como indicador de lucratividade, quanto maior o seu valor, maior o lucro.

Assim, a fórmula como calcular ROI é a seguinte:

ROI = VALOR OBTIDO / VALOR INVESTIDO

Saiba o que é ROI bom

Saiba o que é ROI bom​

O valor que deve ser medido é porcentual e tem relação ao custo do investimento realizado. 

Por exemplo, um investimento de R$1.000,00 que retornou R$1.000,00 em lucro apresenta um indicador de lucratividade (ROI) com taxa de 100%, ou seja, excelente.

Nesse sentido, um ROI bom precisa ser positivo e, quanto mais alto, melhor.

Veja como utilizar o ROI

Veja como utilizar o ROI​

De uma forma geral, o ROI serve para mostrar se uma oportunidade de investimentos deve ser aceita ou rejeitada.

Entretanto, mesmo após entender o que é Return Of Investiment e saber que ele deve ser positivo e com valor alto, o investidor não deve utilizá-lo como única métrica para avaliação de investimentos

Isto porque ele não considera o custo do dinheiro (e de oportunidade) ao longo do tempo.

Assim, de acordo com a forma como calcular ROI, mesmo apresentando uma taxa atual positiva e alta, como um indicador de lucratividade, o ROI pode não ser suficiente para fazer uma avaliação de investimentos 100% eficiente.

Isto pode acontecer porque alguns investimentos podem levar mais tempo para dar lucro do que outros. Então, uma boa taxa de ROI hoje não significa que o investimento foi sempre lucrativo.

Dessa forma, ao fazer a avaliação de investimentos, sugere-se que sejam utilizados outros tipos de indicador de lucratividade.  

Outros indicadores para a avaliação de investimentos

  1. Payback – tempo necessário para recuperar o investimento com base nos fluxos futuros de resultado do mesmo. Ex: 1.000 de investimento com fluxo mensal de 100 = payback em 10 meses.
    • Serve para entender em quanto tempo o investidor terá o capital investido de volta.
  2. TIR – Taxa Interna de Retorno – é uma taxa de desconto que torna o VPL igual a zero e, quanto maior a TIR, mais desejável é uma oportunidade de  investimento. Em síntese, a TIR ​​é a taxa de quanto se espera que um investimento gere por ano.
    • Em uma avaliação de investimentos, a TIR serve para entender e comparar as taxas potenciais de retorno ao longo do tempo.
  3. VPL – Valor Presente Líquido – representa o resultado de um fluxo futuro de investimento e fluxos DESCONTADOS a uma taxa de remuneração mensal (ou desconto). 
    • Serve para analisar o fluxo de um investimento e retorno, considerando-se o custo do dinheiro investido e/ou custo da oportunidade.

Enfim, esperamos que você tenha gostado do conteúdo do nosso post de hoje, sobre o que é ROI, como calcular ROI e quando utilizar este relevante indicador de qualidade.

E, se você quiser saber mais sobre o que é ROI e como ele pode afetar na competitividade e no valuation  da sua empresa, entre em contato conosco.

Por fim, lembre-se que, mesmo após entender o que é ROI e conhecer a sua utilidade, existem diversas nuances que precisam ser avaliadas antes de fazer um investimento. Assim, sempre considere também o seu perfil de investidor e os seus objetivos pessoais e profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *