AgTechs: conheça as startups do agronegócio

Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabia que o setor agrícola é um dos que mais investem em tecnologia de ponta para otimizar sua produtividade? Pois é, conheça as AgTechs!

O termo “AgTech” (Agricultural Technologies) refere-se à tecnologia aplicada na área agrícola, um campo emergente que combina agricultura com tecnologia.

Nesse sentido, as AgTechs são empresas que tem no seu modelo de negócios investimentos no desenvolvimento de inovações e soluções para o setor agro.

Os principais objetivos das AgTechs estão relacionados com a eficiência, a sustentabilidade, a pesquisa, produção de dados e a rentabilidade da produção agrícola.

Importância das AgTechs no cenário mundial

As soluções desenvolvidas pelas AgTechs incluem softwares de análise de dados, aplicativos móveis, sensores, drones, agro plataformas digitais e sistemas de monitoramento remoto. 

Assim, com a utilização da tecnologia, é possível coletar informações em tempo real sobre o clima, o solo, as plantas e os animais, permitindo uma gestão mais precisa e eficiente.

As AgTechs são essenciais para modernizar a agricultura, tornando-a mais sustentável, eficiente e adaptada aos desafios do século XXI. 

Elas representam uma fusão crítica de tecnologia e práticas agrícolas tradicionais, abrindo caminho para um futuro agrícola mais promissor.

Sua importância pode ser compreendida em várias dimensões:

Melhoria da Eficiência:

AgTechs ajudam a otimizar o uso de recursos como água, energia e insumos agrícolas. 

Por meio da automação e da precisão, essas startups possibilitam que os agricultores façam mais com menos, reduzindo desperdícios e custos operacionais.

Sustentabilidade Ambiental:

A sustentabilidade é um dos maiores desafios enfrentados pela agricultura moderna. 

As AgTechs introduzem práticas e tecnologia agrícola que minimizem o impacto ambiental da atividade.

Isto inclui a redução do uso de pesticidas e fertilizantes e a promoção de práticas de cultivo mais sustentáveis.

Aumento da Produtividade:

Com a ajuda de tecnologias avançadas, os agricultores podem aumentar a produtividade de suas lavouras. 

Isso é crucial para atender à demanda crescente por alimentos, especialmente em um contexto de crescimento populacional e mudanças climáticas.

Gerenciamento de Dados e Decisões Informadas:

As AgTechs fornecem plataformas e ferramentas para a coleta, análise e interpretação de grandes volumes de dados agrícolas. 

Sendo assim, permite aos agricultores tomar decisões baseadas em dados, resultando em práticas agrícolas mais eficientes e lucrativas.

Resiliência às Mudanças Climáticas:

A agricultura é extremamente suscetível às mudanças climáticas. 

As AgTechs oferecem soluções para tornar as práticas agrícolas mais resilientes às mudanças climáticas.

Como por exemplo, sistemas de irrigação inteligente e culturas geneticamente modificadas para resistir a condições extremas.

Inovação e Pesquisa:

As AgTechs são líderes em inovação e pesquisa no setor de tecnologia agrícola

Elas estão na vanguarda do desenvolvimento de novas tecnologias, como a edição genética de culturas, drones para monitoramento de lavouras e sistemas de agricultura vertical.

Acesso e Inclusão:

Muitas AgTechs estão focadas em tornar a tecnologia agrícola acessível a pequenos agricultores.

Assim, democratizando o acesso a ferramentas avançadas e conhecimentos que anteriormente estavam disponíveis apenas para grandes operações agrícolas.

Segurança Alimentar:

Ao aumentar a eficiência e a produtividade, as AgTechs desempenham um papel crucial na melhoria da segurança alimentar global.

Com isso, garantem que alimentos de qualidade estejam disponíveis e sejam acessíveis para uma população em crescimento.

Origem das AgTechs

O conceito de AgTech surgiu com a evolução tecnológica e a necessidade de modernizar a agricultura. 

A origem pode ser rastreada até o advento da Revolução Verde no século XX, que introduziu novas tecnologias e práticas agrícolas.

Com o crescimento da tecnologia da informação e da biotecnologia, o setor de AgTech começou a se expandir rapidamente no início do século XXI, incorporando inovações como:

  • Automação
  • Análise de dados 
  • Biotecnologia
  • AI



Exemplos de AgTechs no Brasil

Agrotools – soluções digitais para o agronegócio, com foco na cadeia de suprimentos, compliance socioambiental e análises estratégicas. 

Grão Direto – fomenta transações de commodities agrícolas, ligando sellers, buyers, brokers e armazéns de grãos. 

JetBov – seu foco é a zootecnia aplicada à pecuária de corte, com software de monitoramento da reprodução dos animais.

Pink Farms – inova na prática das fazendas verticais e diminui a distância entre a produção agrícola e as cidades, minimizando perdas na cadeia de produção e distribuição. 

Safe Trace – disponibiliza uma solução de rastreabilidade na cadeia produtiva, incluindo dados de diversas fontes e assegurando a procedência dos produtos.

Essas empresas startups representam apenas uma fração do setor de AgTech, que está em constante crescimento e evolução.

Conheça mais sobre o universo das Agtechs

Converse com nossos especialistas no setor agro e entenda todo o potencial das AgTechs, seja para investir ou alavancar sua startup!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *