Chief of staff: descubra quem é e o que faz este profissional

Tempo de leitura: 4 minutos

Você já ouviu falar do cargo de chief of staff? Sabe quem ocupa esta posição e quais as suas funções e responsabilidades?

Este é o assunto do nosso artigo de hoje! Vamos apresentar para você não somente a definição de chief of staff, mas também explicar o seu trabalho no atual contexto dos negócios.

Então, vamos lá! Continue conosco até o final do texto e descubra mais sobre o chief of staff.

O que significa chief of staff?

Antes de mais nada, chief of staff significa “chefe de gabinete”, em português. Também é reconhecido pela sigla CoS.

Onde atua o chief of staff?

Geralmente, o chief of staff está presente nas instituições públicas, administrativas, políticas e militares.

Porém, também pode fazer parte da equipe de grandes empresas, corporações públicas ou privadas.

O chefe de gabinete trabalha nos bastidores para resolver problemas, mediar disputas e lidar com questões antes de serem levadas ao executivo-chefe (CEO).

Quem é o chief of staff?

O CoS é um profissional executivo de alto escalão, que normalmente vai atuar nos bastidores do negócio, orientando as decisões do executivo-chefe em prol dos interesses da organização.

Tipicamente, o chief of staff faz uma intermediação (como um filtro) entre o executivo-chefe (CEO) e os demais membros do time de colaboradores e assessores diretos deste executivo.

Com frequência, os chief of staff estão bastante próximos do CEO e agem como confidentes e conselheiros deste, atuando como uma caixa de triagem e ressonância de informações e ideias de terceiros. 

Qual é a função de um chief of staff?

Uma das principais funções do chief of staff é filtrar “ruídos e distrações” para tornar o tempo, as informações e os processos de decisão mais eficazes para o CEO

Nesse sentido, o chief of staff pode atuar:

  • No controle das ações e decisões do executivo-chefe e a equipe sênior;
  • Na integração dos fluxos de trabalho, evitando o isolamento;
  • Na comunicação da liderança com a equipe;
  • Na transmissão da verdade das situações para o CEO;
  • Como confidente do líder, sem uma área organizacional preferida e sem medo de dizer a verdade;
  • Na consideração da empresa como um todo e não em departamentos separados.

Da mesma forma, os chief of staff que têm mais poder na organização também ajudam os CEOs a pensar estrategicamente e definir políticas, garantindo que sejam implementadas. 

Eles podem antecipar problemas e são especialmente necessários nas situações que requerem maior diplomacia, dentre e fora da organização.

Também funcionam como olhos e ouvidos extras do chefe-executivo, capazes de identificar gaps, inclusive políticos, que seus chefes poderiam não reconhecer.

Por fim, representam o executivo-chefe em diversas situações oficiais, atuando como o próprio CEO, Presidente ou Diretor Geral.

Além disso, os chefes de gabinete constantemente assumem responsabilidades que os membros da equipe executiva não têm tempo para desempenhar. 

Assim, lidam com as operações diárias de uma empresa conectando-se e interagindo diretamente com a estrutura organizacional para descobrir quaisquer dificuldades e fornecer soluções de forma mais rápida e eficaz.

Chief of staff x assistente executivo

Definitivamente, o papel do CoS é diferente daquele desempenhado pelo assistente executivo (AE) do líder. 

Ao contrário de um EA, o trabalho do chefe de gabinete possui muito mais autonomia e não envolve a organização da rotina do CEO, nem sua correspondência ou sua agenda diária.

Seu papel (do CoS) é bem parecido com o de um consultor ou advisor de negócios, incluindo as relações do CEO com os demais membros do time demais stakeholders, incluindo a mídia, eventualmente.

E ainda, o CoS pode ser um membro estratégico do time sênior de liderança, entretanto, não tem o posto hierárquico ou a remuneração de um oficial C-level focado na gestão do negócio.

Qual a responsabilidade do chief of staff?

Em última análise, as responsabilidades e os deveres do CoS dependem da posição e das demais pessoas envolvidas nos processos de decisão.

Mas é fundamental pontuar que o profissional CoS age com a “bênção” implícita do CEO.

Assim, como representante direto e oficial do executivo-chefe, o CoS deve ser uma pessoa capaz de atuar sempre com profunda humildade, maturidade e sensibilidade situacional, compartilhando habilidades de liderança e resolução de problemas.

As responsabilidades do chefe de gabinete incluem ainda:

  • Colaborar com membros do time executivo no estabelecimento e na priorização das iniciativas dos negócios;
  • Atuar como advisor e consultor aos chefes de departamento para aumentar a integração na organização;
  • Organizar e direcionar reuniões ;
  • Pontuar KPIs importantes para o negócio e avaliar a performance dos membros do time.

Entenda mais sobre a atuação do chief of staff e saiba como contratar este profissional

Agende um bate papo com nossos especialistas em gestão e descubra como contratar um chief of staff ideal para o seu negócio. Nossa orientação é de Dono para Dono!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *