KPIs para franquias:entenda os tipos de indicadores de desempenho

KPIs para franquias:entenda os tipos de indicadores de desempenho

Tempo de leitura: 5 minutos

O sucesso de qualquer negócio depende da qualidade e eficiência dos seus processos. Nesse sentido, nosso assunto de hoje é sobre KPIs para franquias.

O que são KPIs para franquias?

Os KPIs para franquias são indicadores de desempenho que devem ser monitorados para assegurar o crescimento sustentável do negócio e em direção aos objetivos definidos no planejamento estratégico.

A sigla KPI significa Key Performance Indicator em inglês que, traduzindo para português quer dizer: Indicador Chave de desempenho, ou simplesmente, indicador de desempenho.

A correta definição dos KPIs para franquias pode assegurar o engajamento do time, viabilizar a expansão do negócio e potencializar sua lucratividade.

Nesse sentido, é importante conhecer as diversas categorias de  indicadores de desempenho (KPIs).

Quais são as modalidades de indicadores de desempenho?

  • Indicadores Quantitativos – aqueles que são determinados por um número. Focam no “o que”. Ex. Quantidade de clientes, número de atendimentos.
  • Indicadores Qualitativos – associados a um processo ou decisão de negócios. Focam no “por que” e não no “como”. Ex. NPS (Net Promoter Score), pesquisa de satisfação de clientes, SLA (Service Level Agreement), dentre outros.
  • Indicadores de Tendência – Leading Indicators – são utilizados para “prever” ou antecipar o resultado de uma mudança e confirmar tendências de longo prazo. Ex. Índices de atividade econômica, de produção de embalagens, dentre outros.
  • Indicadores Históricos – Lagging Indicators – apontam para performance passada e buscam mostrar a efetividade das ações tomadas anteriormente. Ex. Volume de vendas, leads, atendimentos do mês passado.
  • Indicadores de Entrada – usados para medir a eficiência dos recursos e a eficácia de utilização em determinada atividade ou processo. Ex. Necessidade de horas/máquina ou de horas/homem para aquele processo.
  • Indicadores de Processo ou Cadência – usados para medir o ritmo e eficiência (produtividade) de um processo repetitivo. Ex. Número de atendimentos por dia, quantos e-mails são enviados por hora.
  • Indicadores de Saída – são os mais comuns, mostram o resultado de uma atividade. Medem consequência e não a causa. Ex. Faturamento, volume de vendas, itens despachados, dentre outros.
  • Indicadores Práticos – mostram o impacto de processos específicos da sua cia. E exploram seus efeitos na mesma. Ex. Processos internos de engajamento junto a clientes.
  • Indicadores Direcionais – são utilizados para comparar a evolução do negócio com ele mesmo e contra benchmarks do mercado, identificando tendências. Ex. Churn x churn histórico, NPS de uma loja x NPS do mercado, dentre outros.
  • Indicadores Financeiros – são utilizados para medir estabilidade econômica, crescimento e sustentabilidade do negócio, e performance financeira em geral. Ex. Margem, geração de caixa, giro, dentre outros.

Gestão de KPIs

Agora que já conhecemos as principais categorias de indicadores, entenda como fazer a gestão de KPIs, de acordo com a estratégia definida pela franqueadora e pelo franqueado?

Antes de mais nada, para definir os KPIs para franquias, é necessário estabelecer a estratégia desejada para que o negócio cumpra a sua missão no mercado.

A partir daí, define-se as metas e os objetivos para que o negócio atenda a estratégia traçada, no curto e no longo prazo.

Em seguida, com as metas e os objetivos definidos, é possível elencar os “drivers” do negócio, ou seja, quais os passos direcionadores (ações) mais importantes a serem tomados para que a operação do negócio alcance as metas e os objetivos almejados.

Durante a gestão de KPIs, os indicadores são monitorados e as métricas avaliadas, em busca do sucesso desejado.

As métricas de suporte representam os valores numéricos estabelecidos que servem de parâmetro para medir o sucesso desejado em cada um dos KPIs para franquias.

Por exemplo, se o objetivo é aumentar o volume de vendas mensais em 10%, o volume de vendas mensais é o KPI e 10% é a métrica.

Veja quais são as principais etapas para definir os KPIs para franquias:

  1. Definir a Estratégia Geral do Negócio
    O que o negócio está buscando conquistar?
  2. Determinar Metas e Objetivos
    Quais os nossos objetivos de curto e longo prazo para alcançar a estratégia?
  3. Principais “Direcionadores” do Negócio
    Quais os passos mais importantes na execução para atingir as metas e objetivos?
  4. Indicadores de desempenho – KPIs
    Quais medidas de sucesso estão associadas a esses Direcionadores?
  5. Métricas de Suporte
    Quais as métricas e medidas detalhadas que dão suporte e alcance aos KPIs?

E quais são os KPIs para franquias que devo acompanhar em meu negócio?

De uma forma geral, a franquia é um negócio baseado na venda de produtos e serviços.

Dessa forma, aplicam-se todos os KPIs financeiros como:

  • Faturamento
  • Geração de caixa operacional
  • Giro Financeiro
  • Lucro líquido
  • Margem bruta
  • Margem de contribuição
  • Nível de OPEX – despesas operacionais

E ainda, podemos utilizar praticamente os mesmos KPIs de vendas:

  • CAC – Custo de Aquisição do Cliente
  • Churn – quantidade de clientes que deixaram de fazer negócios com você
  • Leads – Potenciais clientes
  • LTV (Lifetime Value) – valor médio que cada cliente gasta no seu negócio
  • Nº de novos clientes
  • Recorrência – quantidade de vezes que o cliente faz negócio com sua empresa
  • Taxa de conversão de leads
  • Ticket médio – valor médio por compra e por cliente

Então, estes são alguns dos indicadores de desempenho que você pode utilizar na gestão de KPIs da sua franquia.

Mas, sem dúvida, a definição dos KPIs para franquias e o seu acompanhamento devem estar alinhados com os objetivos definidos para o negócio, seja um franqueado ou um franqueador.

Logo, no caso de um franqueador, por exemplo, a quantidade de novas unidades ou o percentual de royalties recebidos representam dois KPIs para franquias fundamentais para a expansão do negócio.

Conheça mais sobre KPIs para franquias e saiba escalar seu negócio

Converse com nosso time de especialistas e entenda como definir e monitorar os KPIs para franquias mais relevantes para seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *