Atração e retenção de talentos: contrate e mantenha os melhores

Atração e retenção de talentos: contrate e mantenha os melhores

Tempo de leitura: 5 minutos

Nosso post de hoje vai tratar de um assunto que é pauta constante nas reuniões para tratar da gestão de : atração e retenção de talentos!

Isto porque as estratégias para atração e retenção de talentos podem demandar muito planejamento estratégico, iniciativas e até mudanças na cultura organizacional e na mentalidade dos gestores e colaboradores.

Sem dúvida, a retenção de talentos é um dos maiores desafios na gestão de pessoas para a diminuição das taxas de turnover e desenvolvimento das empresas atuais, tanto as mais tradicionais como as do tipo startup.

Continue com a gente e entenda mais sobre o que é retenção de talentos e qual a sua importância para o sucesso do seu negócio!

O que é retenção de talentos?

Antes de mais nada, a retenção de talentos é uma prática degestão de pessoas que foca na manutenção dos membros do time.

É utilizada para minimizar as taxas de turnover e os custos relacionados aos processos de recrutamento, seleção e treinamento de novos funcionários.

Dessa forma, as estratégias de atração e retenção de talentos podem incluir ações e benefícios para atrair e manter o colaborador na organização, como por exemplo:

  • Criar melhorias no ambiente físico de trabalho
  • Viabilizar um clima organizacional mais saudável e equilibrado
  • Oferecer planos de remuneração variável
  • Elaborar planos de carreira
  • Investir no desenvolvimento profissional e pessoal do time, dentre outras iniciativas

Como criar uma estratégia vencedora para a atração e retenção de talentos?

Esteja sempre aberto ao recrutamento

Em primeiro lugar, você deveria recrutar, mesmo quando não está contratando.

Para que você esteja em uma posição melhor em trazer para sua empresa os melhores talentos, você deve sempre manter o olho aberto para pessoas que possam contribuir e ter um bom encaixe na sua organização.

Entenda o que os candidatos procuram e preocupe-se com o ambiente de trabalho

Um dos primeiros passos dessa estratégia é criar um modelo de atração que complemente o processo de recrutamento.

Empresas diferenciadas sabem que, para atrair os melhores talentos, precisam criar um ambiente e modelo de trabalho que os melhores querem se juntar.

Isso não apenas retêm seus colaboradores atuais, como também cria um local onde as pessoas possuem orgulho de trabalhar.

Cria um ambiente onde a retenção de talentos fica mais fácil, além de permitir sua permanência por mais tempo, criando relações longevas.

Esse passo geralmente é fácil de expor e difícil de realizar. O seu sucesso depende de entender o que as pessoas mais valorizam no seu segmento:

  • Flexibilidade
  • Desafio técnico
  • Evolução profissional contínua
  • Conhecimento
  • Progresso de oportunidades
  • Reconhecimento
  • Dinheiro etc.

Tenha em mente que dinheiro geralmente não é o primeiro motivador para as excelentes pessoas, mas que ele tem papel essencial nesse processo.

Ou seja, para a estratégia de retenção de talentos ter sucesso, a conta tem que fechar para o profissional.

Invista na sua marca empregadora

No final do dia, recrutamento e retenção de talentos é marketing e vendas.

Da mesma forma que você se comunica com seus clientes, seus futuros talentos precisam perceber os benefícios de se juntar a sua empresa.

Devem entender os seus propósitos para que possam se converter em colaboradores quando o momento certo chegar e permanecer com você por bastante tempo, satisfeitos e produtivos.

Construa a comunicação correta para que as pessoas conheçam e desejem a sua empresa

Seja ativo nas redes sociais, construa e publique o seu handbook (manual) de uma maneira leve, informal e que seja fácil de ser consumido, preferencialmente via celular.

Se você está sempre recrutando, você vai precisar de uma maneira organizada para manter as informações dos excelentes candidatos para quem você pode fazer uma oferta no futuro.

Mantenha essas pessoas engajadas, enviando conteúdo relevante do seu mercado e da sua empresa.

Alimente a relação que está sendo construída

Esse modelo não só ajuda a manter o contato, como também contribui no alinhamento antecipado de cultura organizacional e prepara uma possível entrada da pessoa na sua empresa.

Eventualmente, esse tipo de interação pode acabar trazendo oportunidades paralelas de negócios, investimentos em novas empresas, indicações de excelentes profissionais para empresas amigas etc.

O tempo investido nessas interações invariavelmente cria relações fortes de ganha-ganha, sempre.

Enfim, para que tudo isso funcione, você precisa ter clareza dos objetivos do seu time hoje e antecipar quais talentos vai precisar no futuro.

Conheça as cadeiras da sua empresa e aloque as pessoas certas

Entenda quais são as posições críticas para o sucesso contínuo da sua empresa, identifique novos papéis necessários para seu crescimento e maturidade.

Com isso, será mais tranquilo identificar o perfil de pessoa a atrair, sem desprezar as atitudes, valores e alinhamento cultural com os princípios da sua companhia.

Em gestão de pessoas, recrutamento, atração e retenção de talentos não devem começar apenas quando alguém sai ou entra na organização.

É um processo proativo e contínuo, que nunca acaba.

Quando começar com a atração e retenção de talentos incríveis?

Como comentado acima, você pode começar a retenção de talentos mesmo quando o funcionário nem faz parte da empresa ainda.

É possível desenvolver iniciativas que agregam valor a sua organização e criam o desejo das pessoas em fazer parte do seu time.

Dessa forma, o esforço investido previamente, de maneira consistente, pode salvar muito tempo e dinheiro.

Recrutamento dessa maneira dá liberdade, controle e maximiza as possibilidades de retenção de talentos excepcionais para seu negócio.

E concluindo, uma vez entendido o modelo, um grande sinal de disciplina é seguir nessa rotina de atração, construção de marca empregadora e relacionamentos mesmo quando você acredita que já tem um time sensacional!

Conheça mais sobre estratégias inovadoras e vencedoras para atração e retenção de talentos excepcionais para o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *