Tempo de leitura: 5 minutos
Nas diversas formas de negociar ações na Bolsa de Valores, a definição do strike price pode influenciar na gestão de capital e nos valores pagos e recebidos por cada ativo.
Continue com a gente e entenda mais sobre o que é e como funciona no mercado de opções.
O que é strike price?
O “strike price” (preço de exercício, em português) é um termo comumente usado em opções e contratos futuros.
Ele representa o preço pré-determinado no qual o titular de uma opção tem o direito de comprar ou vender o ativo subjacente ao contrato.
Em opções de compra (call options), o strike price é o preço ao qual o titular tem o direito de comprar o ativo subjacente antes da data de vencimento da opção.
Em contrapartida, em opções de venda (put options), é o preço ao qual o titular tem o direito de vender o ativo subjacente antes da data de vencimento da opção.
No mercado de ações, ele é estabelecido no momento da criação do contrato de opção e permanece fixo durante a vigência do contrato.
Ele é escolhido pelo emissor da opção com base em:
- Preço de mercado atual do ativo subjacente
- Volatilidade esperada
- Tempo até a data de vencimento
- Taxas de juros
Importância do strike price
Como é o preço pré-determinado no qual o titular de uma opção pode comprar ou vender o ativo subjacente, o strike price influencia o valor da opção.
No caso das opções de compra, se o preço de mercado do ativo for superior ao strike price, a opção tem valor intrínseco positivo.
Isto acontece porque o titular pode comprá-lo a um preço abaixo do preço de mercado.
Por outro lado, se o preço de mercado for inferior ao preço de exercício, a opção não tem valor intrínseco e pode ser considerada “out-of-the-money”.
Da mesma forma, nas opções de venda, se o preço de mercado for inferior ao strike price, a opção tem valor intrínseco positivo.
Ou seja, o titular pode vender o ativo a um preço acima do preço de mercado.
Mas se o preço do ativo no mercado de ações for superior ao strike price, a opção não tem valor intrínseco e é considerada “out-of-the-money”.
Como funciona o preço de exercício?
O strike price é uma técnica de precificação de ações e funciona como o preço de referência pelo qual o titular de uma opção pode comprar ou vender o ativo.
Assim, existem as opções de compra (call options) e as opções de venda (put options). Confira abaixo:
Opções de compra (call options):
Se você é titular de uma opção de compra, o strike price é o preço ao qual você tem o direito de comprar o ativo.
Quando o preço de mercado do ativo estiver acima do preço de exercício, a opção de compra tem valor intrínseco positivo.
Nesse caso, você pode exercer a opção e comprar o ativo pelo preço mais baixo do que o preço de mercado atual, obtendo um lucro imediato.
Se o preço de mercado estiver abaixo do strike price, a opção de compra não tem valor intrínseco.
Nesse caso, a opção é considerada “out-of-the-money” e não seria vantajoso exercê-la. Você pode optar por não exercer a opção e limitar sua perda ao prêmio pago pela opção.
Opções de venda (put options):
Agora, quando você é titular de uma opção de venda, o strike price é o preço ao qual você tem o direito de vender o ativo.
Assim, se o preço de mercado do ativo estiver abaixo do preço de exercício, a opção de venda tem valor intrínseco positivo.
Então, você pode decidir exercer a opção e vender o ativo pelo preço mais alto do que o preço de mercado de ações atual, obtendo um lucro imediato.
Por outro lado, se o preço de mercado estiver acima do strike price, a opção de venda não tem valor intrínseco.
Nesse caso, a opção é considerada “out-of-the-money” e não seria vantajoso exercê-la. Você pode optar por não exercer a opção e limitar sua perda ao prêmio pago pela opção.
Em ambos os casos, o valor do strike price em relação ao preço de mercado atual do ativo influencia o valor e o potencial de lucro da opção.
Muitos investidores compram e vendem opções com o objetivo de lucrar com as variações dos preços no mercado de opções e não com a intenção de exercê-las.
Entenda o impacto do strike price no valuation do seu negócio
O exercício de uma opção é uma decisão individual do titular, que leva em consideração a situação do mercado e suas próprias estratégias de investimento.
Conte com nossa assistência especializada em gestão de capital para saber como o strike price pode influenciar nas suas transações de Fusões e Aquisições (M&A).