Unit economics: saiba o que é, para que serve e como calcular

Tempo de leitura: 5 minutos

No dinâmico ambiente das startups, a preocupação com os resultados do negócio é constante e a unit economics é uma forma de avaliar a produtividade da empresa.

Em português, unit economics significa “economia unitária” e funciona como um indicador de desempenho (KPI).

Mas o que significa unit economics?

O conceito de unit economics se refere às métricas para análise dos custos e receitas associados à produção e venda de uma unidade de um produto ou serviço específico. 

Para que serve a unit economics?

Essa análise pode ser usada para avaliar a lucratividade e sustentabilidade de um modelo de negócios e é particularmente importante em startups e novos empreendimentos.

Isto porque, as empresas ainda estão descobrindo seus modelos de negócios e fluxos de receita

Assim, ao analisar a unit economics de um produto ou serviço, os empreendedores podem determinar se estão precificando suas ofertas corretamente.

Também podem verificar se suas estratégias de marketing e vendas são eficazes e se sua estrutura de custos é sustentável.

Alguns exemplos de unit economics como métricas e indicadores

Existem vários tipos de indicadores e métricas importantes usadas na análise de unit economics:

  • Custo por unidade
  • Receita por unidade
  • Margem bruta por unidade
  • Margem de contribuição por unidade
  • Valor vitalício do cliente (CLV)

Custo por unidade

Este é o custo total de produzir uma unidade de um produto ou serviço, incluindo todos os custos diretos e indiretos, como mão de obra, materiais e custos gerais.

Receita por unidade

Esta é a quantia total gerada pela venda de uma unidade de um produto ou serviço, incluindo quaisquer descontos ou promoções.

Margem bruta por unidade

Representa a quantidade de lucro gerada pela venda de uma unidade do produto ou serviço. Ou seja, é o faturamento por unidade menos o custo por unidade.

Margem de contribuição por unidade

Esta é a margem bruta por unidade menos quaisquer custos fixos que não estão diretamente relacionados à produção ou venda do produto ou serviço. 

É a quantidade de lucro disponível para cobrir os custos fixos da empresa e contribuir para sua linha de fundo.

Valor vitalício do cliente (CLV - Customer Life Value)

Este é o valor total de receita que se espera que um cliente gere ao longo de sua relação com a empresa. 

Leva em consideração fatores como o histórico de compras do cliente, taxa de retenção e potencial para upsells e cross-sells.

Qual o objetivo do acompanhamento das métricas?

Ao rastrear essas métricas ao longo do tempo, as empresas podem obter insights sobre a saúde de seu modelo de negócios e identificar áreas para melhorias. 

Por exemplo, se o custo unitário for muito maior do que a receita por unidade, a empresa pode precisar reavaliar sua estratégia de preços ou reduzir seus custos de produção. 

E se o valor vitalício do cliente (CLV) for menor do que o custo de aquisição de um cliente (CAC), a empresa pode precisar investir mais em esforços de marketing e vendas.

Dessa forma, agindo para aumentar a lealdade e a retenção de clientes.

Como calcular o unit economics?

Para calcular o unit economics de um produto ou serviço, é necessário analisar as métricas-chave mencionadas no texto acima: 

  1. Custo por unidade
  2. Receita por unidade
  3. Margem bruta por unidade
  4. Margem de contribuição por unidade 
  5. Valor vitalício do cliente (CLV)

1. O cálculo do custo por unidade envolve a identificação de todos os custos diretos e indiretos associados à produção de uma unidade do produto ou serviço. 

Isso pode incluir custos de mão de obra, materiais, despesas gerais e quaisquer outros custos relevantes. 

O custo total é então dividido pelo número de unidades produzidas para determinar o custo por unidade.

2. A receita por unidade é calculada dividindo-se a receita total gerada pela venda de um produto ou serviço pelo número de unidades vendidas.

3. A margem bruta por unidade é calculada subtraindo o custo por unidade da receita por unidade. Isso representa o lucro bruto gerado por cada unidade vendida.

4. A margem de contribuição por unidade é calculada subtraindo os custos fixos não relacionados diretamente à produção ou venda do produto ou serviço da margem bruta por unidade. 

Isso representa o lucro disponível para cobrir os custos fixos da empresa e contribuir para sua linha de fundo.

5. O valor vitalício do cliente (CLV) pode ser calculado de várias maneiras diferentes, dependendo das informações disponíveis sobre o histórico de compras do cliente e outras variáveis. 

Uma fórmula comum é calcular o valor presente de todas as receitas futuras esperadas de um cliente.

Em seguida, desconta-se para o valor presente com base na taxa de retenção de clientes e nas projeções de crescimento da empresa.

A unit economics permite avaliar a lucratividade e sustentabilidade de um modelo de negócios, analisando os custos e receitas associados à produção e venda de um produto ou serviço. 

Ao rastrear métricas-chave como as citadas acima, as empresas podem obter insights sobre seu desempenho e tomar decisões baseadas em dados para melhorar sua linha de fundo.

Conheça nosso programa de gestão e aprenda a utilizar o conceito de unit economics

Durante o programa Auddas League você vai entender como usar o conceito de unit economics para maximizar seu desempenho corporativo de maneira rápida e eficaz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *