ROIC e ROI: conheça estas importantes métricas financeiras

Tempo de leitura: 5 minutos

Na hora de investir seu dinheiro, as empresas precisam avaliar uma série de indicadores, mas sem dúvida, um dos mais importantes é o ROIC.

Antes de mais nada, ROIC é um termo em inglês que significa Return on Invested Capital, ou Retorno Sobre o Capital Investido, em português.

Como funciona e para que serve o ROIC?

Na prática, ROIC é uma métrica financeira utilizada para avaliar o desempenho financeiro de uma empresa em relação ao investimento realizado.

Ele é calculado dividindo o lucro líquido da empresa pelo capital investido. 

  • O capital investido inclui todos os recursos utilizados pela empresa, como capital próprio, dívida e outros investimentos. 
  • O lucro líquido, por sua vez, é o resultado financeiro que a empresa obtém após deduzir todos os seus custos e despesas.

O Roic é uma métrica financeira importante para investidores e analistas financeiros, pois indica a eficiência da empresa em utilizar os seus recursos para gerar lucro. 

Uma empresa com um Roic alto geralmente é vista como uma boa opção de investimento, pois significa que a empresa está gerando mais lucro por unidade de capital investido.

O indicador também pode ser utilizado para comparar a performance financeira de empresas de diferentes setores ou tamanhos. 

No entanto, além do retorno sobre o investimento, é importante levar em consideração as diferenças entre as empresas que podem afetar o desempenho financeiro, como:

  • O tipo de negócio
  • O ciclo de vida da empresa
  • A estrutura de capital, dentre outros fatores

ROIC como um indicador chave de desempenho (KPI)

Ademais, é importante lembrar que o Roic não é uma medida de lucratividade, mas sim, um indicador chave (KPI) para medir a eficiência na utilização do capital. 

Ou seja, uma empresa pode ter um alto Roic, mas ainda assim ter baixa lucratividade se tiver ineficiência operacional, custos e despesas muito elevados. 

Por isso, é importante avaliar outros indicadores financeiros em conjunto para ter uma visão mais completa da performance financeira de uma empresa.

Dentre esses indicadores, podemos destacar:

  • Receita bruta
  • Receita líquida
  • Fluxo de caixa
  • Custo fixo e variável
  • Custo de aquisição do cliente (CAC)
  • Lucratividade, dentre outros

Como calcular o ROIC?

Como comentado acima, o cálculo do Roic envolve duas variáveis: o lucro líquido da empresa e o capital investido. 

Então, para calcular, siga os seguintes passos:

1. Encontre o lucro líquido da empresa, que é o resultado financeiro que a empresa obtém após deduzir todos os seus custos e despesas. 

Esse valor pode ser encontrado no demonstrativo de resultados da empresa.

2. Identifique o capital investido, que inclui todos os recursos utilizados pela empresa, como capital próprio, dívida e outros investimentos. 

Ele está disponível no balanço patrimonial da empresa.

3. Calcule o ROIC dividindo o Lucro Líquido pelo Capital Investido e multiplique o resultado por 100 para obter a porcentagem. 

A fórmula é a seguinte: ROIC = (Lucro líquido / Capital investido) x 100

Por exemplo, se uma empresa teve um lucro líquido de R$ 10 milhões e um capital investido de R$ 50 milhões, o cálculo seria:

Roic = (10.000.000 / 50.000.000) x 100 = 20%

Isso significa que a empresa gerou 20% de retorno sobre o investimento realizado. 

E é importante lembrar que o ROIC pode ser calculado para diferentes períodos, como trimestral, anual, dentre outros.

Qual a diferença entre ROIC e ROI?

Em primeiro lugar, o ROIC (Retorno Sobre o Capital Investido) e o ROI (Retorno Sobre o Investimento) são duas métricas financeiras.

Ambas servem para avaliar a eficiência da empresa em gerar lucro em relação ao investimento realizado. 

Embora as duas métricas sejam semelhantes, elas medem diferentes aspectos do desempenho financeiro da empresa. Confira:

ROI (Retorno Sobre o Investimento)

O ROI é uma métrica mais ampla que mede o retorno financeiro de um investimento em geral, sem considerar a fonte de financiamento. 

Ou seja, o ROI é calculado dividindo o lucro líquido pelo custo do investimento. 

O lucro líquido é o resultado financeiro que a empresa obtém após deduzir todos os seus custos e despesas. 

O custo do investimento inclui todas as despesas associadas ao investimento, como o custo de aquisição de ativos, a instalação de equipamentos, entre outros.

ROIC (Retorno Sobre o Capital Investido)

Já o ROIC é uma métrica mais específica que mede a eficiência da empresa em gerar lucro em relação ao capital investido. 

O capital investido inclui todos os recursos utilizados pela empresa, como capital próprio, dívida e outros investimentos. 

Ele é calculado dividindo o lucro líquido pelo capital investido e, em seguida, multiplicando o resultado por 100 para obter a porcentagem.

ROIC ou ROI?

Uma das diferenças mais importantes entre o ROI e o Roic é que o primeiro leva em consideração a estrutura de capital da empresa, enquanto o segundo, não. 

Isso significa que, em uma empresa que depende muito de dívida, o ROI pode ser alto, mas o Roic pode ser baixo, pois a empresa pode estar pagando juros elevados sobre essa dívida. 

Além disso, o Roic é uma medida mais útil para avaliar a eficiência operacional da empresa, enquanto o ROI é mais útil para avaliar o desempenho de investimentos de curto prazo.

Aumente o ROIC da sua empresa de forma sustentável

Conte com nossa expertise em Gestão, Estratégia, Governança e Capital para maximizar o ROIC do seu negócio, permitindo seu crescimento com sustentabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *