Como atingir a meta: conheça a gestão por indicadores de desempenho

Como atingir a meta: conheça a gestão por indicadores de desempenho

Tempo de leitura: 5 minutos

Um dos maiores desafios para os empreendedores é fazer com que cada membro do seu time trabalhe para atingir a meta proposta, conforme a definição dos objetivos no seu modelo de negócio.

Nesse sentido, a gestão por indicadores de desempenho (Key Performance Indicators – KPIs) é uma das formas mais eficientes de monitorar se os resultados obtidos estão de acordo com o planejamento estratégico ou se é necessário ajustes para atingir a meta.

Continue com a gente e entenda como a gestão por indicadores de desempenho pode auxiliar no controle e nos ajustes necessários para seu negócio atingir a meta de forma consistente e sustentável.

Por que é importante atingir a meta proposta para o negócio?

As metas e os objetivos são ferramentas poderosas para motivar o trabalho da equipe e potencializar os resultados do negócio e devem estar alinhados com o planejamento estratégico definido para aquele momento da organização.

Da mesma forma, precisam proporcionar o desenvolvimento dos gestores e colaboradores, além dos demais stakeholders envolvidos.

Lembrando o método SMART para a definição de objetivos e metas, que precisam ser:

  • Específicos (Specific)
  • Mensuráveis (Measurable)
  • Atingível (Attainable)
  • Relevantes (Relevant)
  • Com prazo determinado (Time based)

Então, o desafio para atingir a meta é ainda maior quando ela não é realista e seu time não vai se comprometer a cumpri-la, dado que não é atingível.

Da mesma forma, é muito difícil atingir a meta quando ela não tem data para começar ou acabar, pois não pode ser medida.

Assim, metas ruins podem gerar frustração aos colaboradores e atrapalhar a performance da sua empresa.

Como fazer para meu time atingir a meta?

Para facilitar que cada um dos colaboradores consiga atingir a meta do negócio, o gestor precisa, em primeiro lugar, alinhar as metas à visão, à missão, aos valores, aos princípios, e à definição de objetivos e estratégias do negócio.

Em seguida, ele deve considerar os recursos necessários e os eventuais desafios que surgirão ao longo do caminho, além dos resultados almejados.

Por fim, precisa deixar bem claro para o time as razões motivadoras para a conclusão do objetivo e as medidas de sucesso, ou seja, como será avaliado o trabalho de cada um em direção ao resultado final.

Gestão por indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho também são chamados de indicadores chave de performance, ou Key Performance Indicators (KPIs), em inglês.

A gestão por indicadores de desempenho é a forma mais eficiente para motivar o time a atingir a meta e medir a evolução do trabalho em direção aos objetivos estabelecidos.

Antes de mais nada, é preciso entender alguns conceitos para aplicar este modelo de gestão:

  • Meta: Aonde você quer chegar através de uma ação específica.
  • Indicador chave de desempenho (KPI): como você verifica repetitivamente se está no caminho certo.
  • Métrica: como você mede o indicador quantitativamente.

E tudo começa com a definição dos objetivos. Por exemplo:

  • Objetivo: dirigir abaixo do limite de velocidade para não ser multado
  • KPI: velocidade atual do veículo
  • Métrica: km por hora
  • Meta: abaixo de 80km por hora

Então, após a definição dos objetivos e do KPI que vai ser monitorado (velocidade atual do veículo), é preciso estabelecer a métrica (valor numérico e mensurável – km por hora) que será medida para atingir a meta proposta (abaixo de 80km por hora).

Ou seja, você monitora o indicador de desempenho escolhido e mede a métrica definida para saber se conseguiu ou vai conseguir atingir a meta.

E, neste momento, é preciso atentar para o conceito de gap da meta, que é uma maneira de considerar o ponto de partida da meta até o seu alcance.

Entenda o que é gap da meta

Para atingir a meta, não adianta puxar do 1 para o 10 de uma só vez.

O que deve ser feito para elevar o KPI do 1 para o 2,5 é diferente do que deve ser feito para ir do 2,5 para o 3,5 e assim sucessivamente.

Para isso, existe o conceito de gap da meta, que é a diferença entre onde você está e onde você quer chegar.

Dessa forma, você tenta capturar de 25% a 50% do gap com cada ação que você planeja.

Assim, você trabalha também a gestão de pessoas onde a cultura de compromisso é priorizada e respeitada. Ou seja, você deve ir subindo a barra ao longo do tempo.

Então, se você planeja ir do 1 para o 10, primeiro você define como atingir a meta de 1 para 2,5, depois de 2,5 para 3,5, e aí para x, y, z, até chegar no 10.

Em cada iniciativa para atingir a meta, você deve definir um conjunto diferente de ações, que serão revisitadas a cada estágio.

Assim, você promove o desenvolvimento gradual da sua equipe e garante resultados mais consistentes e duradouros.

Com isso, você conseguirá definir as suas metas de forma que elas sejam mais realistas e que, efetivamente, criem resultados muito melhores junto ao seu time.

Saiba mais detalhes de como atingir a meta do seu negócio

Consulte nosso time de especialistas para obter orientação profissional qualificada e experiente na gestão por indicadores de desempenho. Aumente a motivação e eficiência da sua equipe para atingir a meta e cada um dos objetivos propostos para o sucesso do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *