Tempo de leitura: 5 minutos
Você sabia que existem diversas formas de empreender? Isso mesmo! E hoje nosso post vai abordar as características do intraempreendedorismo.
O intraempreendedorismo é um conceito que tem sido cada vez mais discutido e valorizado no mundo corporativo.
O que é intraempreendedorismo?
O intraempreendedorismo é a prática de empreender dentro da empresa.
Nesse sentido, os colaboradores são encorajados a ter uma postura empreendedora e a desenvolver projetos inovadores que possam contribuir para o crescimento da organização.
O intraempreendedorismo pode ser definido como a capacidade do colaborador de uma empresa identificar oportunidades e transformá-las em negócios bem-sucedidos.
Tudo isso, dentro do contexto da organização, ou seja, é a iniciativa empreendedora dentro da própria empresa.
Como funciona o intraempreendedorismo?
O conceito de intraempreendedorismo está relacionado com a inovação, a criatividade e a busca por soluções diferenciadas e que possam agregar valor à empresa.
Os funcionários empreendedores são incentivados a serem mais criativos, inovadores e a buscar soluções para problemas existentes na empresa.
Dessa forma, ao incentivar os colaboradores a serem intraempreendedores, as empresas podem ter vantagens significativas, como por exemplo:
- A melhoria da produtividade
- O aumento da competitividade
- O desenvolvimento de novos produtos e serviços
Tipos de intraempreendedorismo
Existem diversos tipos de intraempreendedorismo, como por exemplo:
- O intraempreendedorismo corporativo, que é quando a empresa cria um ambiente propício para a criação e desenvolvimento de projetos inovadores.
- O intraempreendedorismo social, que busca soluções para problemas sociais através do empreendedorismo dentro da empresa.
- O intraempreendedorismo tecnológico, que busca soluções inovadoras no campo da tecnologia.
Vantagens de contar com funcionários empreendedores
As vantagens do intraempreendedorismo para as empresas são inúmeras. Entre elas, podemos destacar:
- O aumento da motivação e engajamento dos colaboradores
- O surgimento de novas ideias e soluções
- A criação de novos produtos e serviços
- Ajuda na retenção dos melhores talentos
- O aumento da produtividade e da competitividade da empresa
- A melhoria do clima organizacional
- Aumento da autonomia dos funcionários, maximizando sua criatividade, dentre outras
Desvantagens da iniciativa de empreender dentro da empresa
Existem desvantagens associadas ao intraempreendedorismo.
Um dos maiores desafios é a possibilidade de conflitos entre os funcionários empreendedores e a liderança da empresa.
E isto acontece porque a gestão pode não estar aberta a novas ideias ou não ter a visão necessária para entender as oportunidades criadas pelos colaboradores.
Além disso, pode haver resistência dos colaboradores mais conservadores, que podem se sentir ameaçados pela mudança e dificultar a adoção de práticas inovadoras.
Exemplos de intraempreendedorismo
1. A empresa Google é conhecida por incentivar seus colaboradores a serem empreendedores dentro da empresa.
Um exemplo disso é o Google Labs, um departamento criado para que os funcionários possam experimentar novas ideias e projetos sem precisar seguir as regras e processos tradicionais da empresa.
Dessa forma, os colaboradores têm mais liberdade para criar e inovar, o que pode gerar ideias que se tornam produtos bem-sucedidos, como o Google Maps e o Google Earth.
3. A 3M criou o programa “15% Time”, que incentiva seus funcionários a dedicar 15% do seu tempo de trabalho para desenvolver projetos inovadores.
Graças a esse programa, a empresa já lançou muitos produtos de sucesso, como os post-its e as fitas adesivas Scotch.
4. A rede social LinkedIn criou um programa chamado “Incubator”, que incentiva seus funcionários a desenvolver novas ideias e projetos.
O programa oferece aos colaboradores recursos e suporte para que possam desenvolver suas ideias, o que pode levar a inovações significativas na plataforma.
5. A IBM criou o programa “Blue Gene”, que incentiva seus funcionários a desenvolver projetos inovadores na área de supercomputação.
Oferece recursos e financiamento para que os colaboradores possam desenvolver suas ideias, de novos produtos e serviços que são importantes para a empresa.
6. O Facebook criou o “Hackathon”, um evento que reúne os funcionários para trabalhar em projetos inovadores durante um período de 24 horas.
Assim, os colaboradores podem experimentar novas ideias e soluções em um ambiente de trabalho descontraído, o que pode levar a inovações significativas na plataforma.
Quem é o intraempreendedor?
O funcionário intraempreendedor possui um conjunto específico de características que o capacitam a identificar oportunidades e transformá-las em novos negócios na empresa.
Algumas das principais características do funcionário intraempreendedor incluem:
- Visão empreendedora: o funcionário intraempreendedor é capaz de identificar oportunidades de negócio e enxergar além do status quo da empresa.
- Criatividade: o colaborador intraempreendedor é capaz de pensar fora da caixa e encontrar soluções inovadoras para problemas existentes na empresa.
- Resiliência: ele não desiste facilmente e está sempre em busca de novas formas de superar os obstáculos e alcançar seus objetivos.
- Capacidade de liderança: é capaz de liderar, convencer, e inspirar outros colaboradores a seguirem suas ideias e projetos.
- Curiosidade e aprendizagem contínua: está sempre atualizado e em busca de novos conhecimentos e aprendizagens.
- Capacidade de assumir riscos calculados: tem disposição para avaliar e assumir riscos calculados em nome de sua visão e suas ideias.
Em conclusão, o intraempreendedorismo é uma prática valiosa, que permite que os colaboradores desenvolvam novas ideias e soluções.
E, dessa forma, podem contribuir ainda mais para o sucesso do negócio.
Entenda como fazer seus negócios deslanchar por meio do intraempreendedorismo
Converse com nosso time de especialistas em gestão do intraempreendedorismo e alavanque seus resultados!