Compradores de empresas em M&A: entenda quem são e como atuam

Compradores de empresas em M&A: entenda quem são e como atuam

Tempo de leitura: 5 minutos

Se você já ouviu falar de M&A (merger & acquisitions, ou fusões e aquisições, em português) sabe que é um processo onde compradores de empresas adquirem ou fundem-se a outras, com objetivos diversos.

Por exemplo, os compradores de empresas podem buscar eliminar a concorrência, ampliar sua participação no mercado, adquirir tecnologia, verticalizar sua cadeia de suprimentos, dentre outros objetivos do seu planejamento estratégico.

Nesse sentido, uma das etapas iniciais mais importantes do M&A é o processo de definição da tese dos compradores de empresas, que deve estar alinhada com os objetivos do negócio e dos vendedores.

M&A e as principais teses dos compradores de empresas

Em primeiro lugar, a tese do negócio vai depender das características do setor em que as empresas atuam, se estão em fase de crescimento, consolidação ou declínio.

Assim, deve-se considerar:

Em que ciclo de vida a companhia se encontra e como é a sua participação frente à concorrência e aos clientes?

Ela possui diferencial para ser Plataforma (compradores de empresas) ou um bom Alvo para aquisição?

Como o histórico de performance, reputação, inovação e dominância geográfica podem influenciar na atração de compradores de empresas?

Então, é preciso entender quais os objetivos da empresa que participa de um M&A: ser Alvo ou ser Plataforma?

Assim, as teses são basicamente os caminhos e as tendências que estão ocorrendo com as empresas de um setor naquele momento, num determinado segmento de mercado.

Em qual tese dos compradores de empresas o Alvo se encaixa?

È importante identificar se o Alvo possui qualidades interessantes para a Plataforma, como por exemplo:

  • Propriedade intelectual relevante
  • Originação de clientes
  • Verticalização ou horizontalização dos negócios
  • Consolidação do setor, dentre outras qualidades

A tese do múltiplo diz respeito ao valor atribuído para a empresa, de acordo com o seu posicionamento no mercado: Plataforma ou Alvo.

Tipicamente, as Plataformas são melhor avaliadas do que os Alvos pois, geralmente, os compradores de empresas valem mais do que quem é comprado.

As execuções na linha “rollup”, acontecem quando várias empresas fragmentadas em um mesmo setor, se consolidam ao mesmo tempo embaixo de uma holding para subir suas participações no mercado.

Neste aspecto, a tese é trabalhar a sinergia de custos ou receitas, de complemento tecnológico, de melhoria de portfólio e de otimização dos processos produtivos para criar uma participação soberana na área de atuação.

Contudo, como não há um grande player dominante durante o processo, esta estratégia de execução do tipo “roll up” possui maior risco de execução.

Isto porque, há diferenças culturais marcantes entre os donos, gestores e colaboradores de cada negócio.

Além disso, as diferentes formas de tocar os negócios podem dificultar a definição e obediência das novas regras comuns de convivência.

Quem são os típicos compradores de empresas?

As companhias que encaram oportunidades de fusões e aquisições tipicamente desenvolvem questões acerca do melhor caminho a percorrer para o sucesso da operação.

Então, como escolher o melhor caminho para vender quando a empresa é abordada por um investidor estratégico, um fundo de investimentos ou consolidador?

No caso do investidor estratégico, a possibilidade é que ele tenha maior interesse e condições em dar continuidade aos negócios da companhia, otimizando o seu processo produtivo, sua integração vertical ou horizontal.

Já o fundo de investimentos, de uma forma geral, provavelmente vai interferir menos nas operações do negócio e mirar no resultado final.

Em linhas gerais, quanto maior risco associado à tese escolhida, menor o valor atribuído ao Alvo.

Por outro lado, existem fatores formadores de preço que estão associados à existência de governança corporativa, auditoria constante das operações, ter conselho, ser listado, possuir regras claras para sócios, CEO, dentre outros.

6 Etapas clássicas do M&A

Todo o processo de fusões e aquisições é único e envolve inúmeros aspectos acerca das partes envolvidas e do ambiente demarcado que precisam ser observados com muita atenção durante todo o processo.

Em geral, são 6 estágios principais do processo de M&A e a verdade é que o sucesso de uma etapa não garante a correta execução da próxima fase. Confira:

  1. Preparação
  2. Go to market
  3. Negociação inicial
  4. Diligência
  5. Negociação final
  6. Integração pós-deal

E atenção! Tudo pode dar errado e, se uma coisa não vai dar certo, é melhor que seja no início do processo e não quando ambas as partes já tiverem gasto tempo e recursos preciosos.

Como organizar o M&A para atrair compradores de empresas para seu negócio

Confira abaixo algumas dicas valiosas para ajudar a se prevenir contra as principais “pegadinhas” do M&A que aparecerão durante todo o processo.

Elas também vão facilitar a atração de compradores de empresas para seu negócio, seja um fundo de investimentos ou um player estratégico:

  • Trabalhe os aspectos psicológicos do vendedor e dos compradores de empresas em fechar o negócio
  • Tenha atenção para o correto Valuation de ambas as partes
  • Providencie a documentação completa e fidedigna
  • Não tente explicar números inexplicáveis
  • Nunca empurre as sujeiras embaixo do tapete: esclareça
  • Cuide e motive o comprometimento de toda a equipe
  • Promova a integração entre todos os atores do processo
  • Facilite a interlocução entre os atores na etapa da diligência

Conheça mais sobre como captar os compradores de empresas certos para viabilizar o seu plano de M&A e executá-lo da forma mais eficiente e lucrativa, seja a sua empresa uma Plataforma ou Alvo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *