Tempo de leitura: 5 minutos
Todo negócio tem início com a definição de um modelo de negócios e objetivos, através de um business plan e, posteriormente, seguindo as etapas do planejamento estratégico.
As etapas do planejamento estratégico devem elencar princípios e estratégias para a execução eficiente do negócio, além de garantir a qualidade das entregas.
Continue com a gente e entenda as etapas do planejamento estratégico, entenda a sua importância e o que fazer em cada estágio.
O que são estratégias?
Antes de abordarmos as etapas do planejamento estratégico, é preciso entender o que são estratégias.
Uma estratégia é formada por uma combinação de três pilares:
- Propósito
- Capacidade
- Ambiente
O propósito é o que a empresa deseja ser, onde quer chegar, e sua definição deve incluir a missão, a visão, os valores, princípios, posicionamento e abrangência do negócio.
A capacidade é o que a companhia sabe fazer, sua competência organizacional, incluindo pessoas, habilidades, produtos, tecnologia e sistemas de gestão.
E o ambiente é representado pela demanda, fornecedores, colaboradores, concorrentes e demais players de mercado.
Assim, as estratégias conectam o propósito da organização, a capacidade de execução e o ambiente e, ao contrário do que muita gente pensa, devem ser simples.
Concluindo, a estratégia é o que se faz, para se chegar onde se quer, a partir do que se sabe e fazendo o que se consegue.
Importância das etapas do planejamento estratégico
De uma forma, as etapas do planejamento estratégico precisam responder a pelo menos uma das seguintes perguntas:
- Como aumentar o que a empresa sabe?
- Como aumentar o que ela consegue fazer?
- Como chegar mais perto de onde ela quer estar?
Assim, o objetivo do planejamento estratégico é permitir que a empresa consiga articular suas ações para ampliar o que se sabe e o que se consegue fazer.
Ele é composto por quatro etapas fundamentais: avaliação, planejamento, implementação e acompanhamento.
4 Etapas do Planejamento Estratégico
- Avaliar
- Planejar
- Implementar
- Acompanhar
Avaliação
Na etapa de avaliação, é realizado um diagnóstico do momento atual da companhia.
Assim, verifica-se a estratégia vigente, o modelo de gestão, sua situação econômica, financeira e mercadológica, ou seja, o contexto atual da empresa.
Planejamento
A etapa de planejamento engloba três elementos principais:
- Ideologia da empresa
- Direcionadores da estratégia
- Formulação estratégica
A ideologia é formada pelos aspectos conceituais como valores, missão e visão.
Os direcionadores são os caminhos, as alavancas que deverão ser utilizadas para cumprir com a ideologia, o posicionamento desejado e os objetivos do negócio.
A formulação estratégica é a forma como se desdobram as iniciativas e as ações que serão empregadas para a execução dos planos estratégico e de ação.
Implementação
A terceira etapa é a implementação e envolve a priorização das atividades a serem realizadas de forma estruturada, para a empresa atingir as metas e objetivos.
Além disso, considera o desdobramento destas iniciativas do ponto vista de recursos, indicadores de desempenho (KPIs), métricas, responsabilidades e prazos.
Acompanhamento
A última fase do planejamento estratégico é o acompanhamento, realizado para assegurar que as iniciativas estão ocorrendo de acordo com aquilo que foi planejado.
Por meio da verificação de indicadores e métricas é possível saber se a execução do plano de ação está no rumo desejado.
E, dessa forma, possibilita os ajustes necessários para correções, melhorias e até mesmo a identificação de novas oportunidades.
Além destas quatro etapas do planejamento estratégico, a formulação da estratégia deve seguir seis passos principais:
- A definição de onde se quer chegar (objetivo)
- A definição dos caminhos para se chegar lá
- A identificação das competências necessárias
- A definição das estruturas (pessoas, equipamentos, materiais)
- A priorização das iniciativas do plano de ação
- A viabilização dos recursos financeiros necessários
Qual a importância das etapas do planejamento estratégico?
Cada uma das 4 etapas do planejamento estratégico envolve a participação de colaboradores e gestores de várias áreas da empresa, tornando muito mais fácil unir estas pessoas.
Assim, ajuda o gestor a compartilhar valores, objetivos, delegar tarefas e monitorar as atividades, melhorando a gestão e aumentando o comprometimento do time.
Além disso, facilita o alinhamento com o propósito e a cultura da companhia.
E a prática de algumas técnicas de gestão pode maximizar os efeitos do planejamento estratégico para que o gestor possa finalmente sair do operacional.
Confira nossas dicas para você aproveitar cada uma das etapas do planejamento estratégico para melhorar ainda mais a gestão do seu negócio.
Dicas para maximizar seus resultados com o planejamento estratégico
Em primeiro lugar, concentre-se nos resultados e nas entregas e não na execução das atividades.
Na fase de acompanhamento, o time deve realizar as tarefas e o gestor monitorar os resultados de acordo com os indicadores e as métricas definidas.
Segundo: tenha foco nas perguntas e na orientação versus respostas prontas e execução.
Durante a implementação, em vez de dar respostas prontas, faça perguntas e oriente seus colaboradores a buscar as respostas por meio do autodesenvolvimento.
Terceira dica: crie uma “dieta de gestão” e “alimente-se” de práticas de gestão saudáveis, que efetivamente podem gerar benefícios para o negócio.
O mapeamento das atividades cotidianas possibilita a identificação do que realmente importa e daquilo que poderia ser realizado por outra pessoa.
Agindo assim, você evita se perder na execução de tarefas cotidianas e permite maior tempo para se dedicar ao desenvolvimento do negócio com uma visão mais refinada de longo prazo.
Entenda mais sobre as etapas do planejamento estratégico
Acesse nosso material exclusivo e conheça mais detalhes de como realizar cada uma das etapas do planejamento estratégico para seu negócio deslanchar de forma sustentável!