Tipos de precificação: conheça as 4 estratégias mais usadas

Tipos de precificação: conheça as 4 estratégias mais usadas

Tempo de leitura: 5 minutos

Um dos maiores desafios para a gestão comercial dos novos negócios, como as startups, é justamente adequar seus preços. Por isso, hoje vamos falar sobre os tipos de precificação.

De uma forma geral, há dois grandes tipos de precificação: de produtos e de serviços.

Nesse sentido, os tipos de precificação precisam considerar diversos aspectos para a criação da correta estratégia de preço do serviço ou produto do negócio, como veremos abaixo.

Tipos de precificação: o que observar para criar a estratégia de preço

Cada negócio tem sua própria missão, visão, objetivos e metas a serem buscados. Além disso, possuem momentos diferentes, atuam em mercados diversos e atendem variados públicos.

Dessa forma, os aspectos que podem influenciar na elaboração das estratégias de precificação podem ter pesos diferentes, de acordo com a dinâmica de cada empresa e mercado.

Confira alguns dos principais fatores que devem ser observados e podem impactar na criação das estratégias de precificação no seu negócio:

  • Tipo de produto ou serviço oferecido
  • Custos envolvidos na produção e distribuição
  • Perfil do público alvo
  • Dinâmica do mercado
  • Objetivos da companhia

Assim, a partir do conhecimento detalhado destes fatores, será possível definir a correta estratégia de preço para o seu negócio, dentre os vários tipos de precificação.

Principais tipos de precificação

  1. Definição do preço de acordo com a concorrência
  2. De acordo com o posicionamento de mercado
  3. Conforme o custo/margem de contribuição
  4. Precificação sazonal, de acordo com a variação da demanda

1.Precificação de acordo com a concorrência

A observação da concorrência é uma das estratégias de precificação mais comuns.

Consiste em pesquisar os valores cobrados pelas empresas concorrentes e definir um preço para seu produto ou serviço abaixo, igual ou acima da concorrência, de acordo com os objetivos do negócio naquele momento.

Por exemplo, para ganhar mercado, é muito comum empresas cobrarem preços mais baixos do que a concorrência, mesmo oferecendo mais qualidade e valor em seus produtos e serviços.

Da mesma forma, podem cobrar preços um pouco mais altos do que os concorrentes para “valorizar” mais a marca.

Mas nesse caso, é fundamental que o produto ou serviço possua atributos que o diferenciam dos demais.

2.Precificação de acordo com o posicionamento de mercado

A definição da estratégia de preço segundo o posicionamento de mercado da companhia significa definir os valores de acordo com o que se quer entregar ao cliente e como a empresa deseja ser percebida no mercado.

É uma das estratégias de precificação mais utilizadas em mercados de nicho, onde o preço, qualidade e valor agregado são muito importantes para a segmentação do mercado.

Por exemplo, se a sua empresa quer atender um público com poder aquisitivo mais alto, que busca produtos e serviços premium, diferenciados e com qualidade superior, não dá para cobrar preços muito baixos.

Por outro lado, se o seu negócio mira em consumidores com menor poder aquisitivo e oferece produtos mais econômicos e básicos, a cobrança de preços elevados deixaria seu modelo de negócio fora do mercado.

Assim, sua estratégia de precificação precisa estar de acordo com as características e os objetivos do negócio, sobretudo seu público alvo.

3.Precificação de acordo com o custo/margem de contribuição

Outro tipo de precificação é de acordo com os custos de produção e a margem de contribuição do produto ou serviço para o negócio, ou seja, quanto de cada venda contribui para o pagamento dos custos da empresa.

Confira a fórmula para calcular a margem de contribuição:

Margem de contribuição =

Preço de venda – (custos variáveis + despesas variáveis)

Nesse sentido, a estratégia de precificação por margem de contribuição possibilita que o valor cobrado varie de acordo com os custos e as despesas, gerando oportunidades de trabalhar com preços mais competitivos.

Além disso, é uma forma de identificar a participação de cada produto ou serviço no resultado geral da empresa, viabilizando investimentos naqueles que geram mais lucro, por exemplo.

4.Precificação sazonal, de acordo com a variação da demanda

A precificação sazonal é muito comum em mercados onde podem haver grandes flutuações da demanda, como por exemplo, turismo e viagens.

Na alta temporada (férias), onde as pessoas têm mais disponibilidade para viajar, os valores das passagens aéreas e dos hotéis costumam ser mais elevados do que na baixa temporada.

Da mesma forma, bares, restaurantes e outras opções de lazer também podem cobrar mais nos período quando a demanda é maior.

Por outro lado, na baixa temporada, quando as pessoas não estão de férias e têm menos disponibilidade para viajar, a oferta de preços mais baixos é utilizada para atrair mais consumidores.

Em conclusão, existem diversos tipos de precificação que você pode aplicar no seu negócio.

Tudo vai depender da dinâmica de mercado, das características e objetivos da sua empresa.

Entretanto, o mais importante para definir a sua estratégia de preço é adequá-la à qualidade do que o negócio oferece e o valor percebido pelo seu cliente.

Conheça mais sobre os tipos de precificação mais adequados para o seu negócio

Converse com nosso time de especialistas e entenda como a correta definição da estratégia de preço, dentre os diversos tipos de precificação, pode impactar no sucesso do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *