Stakeholder: entenda quem são e qual sua importância na empresa

Tempo de leitura: 4 minutos

Com certeza você já ouviu a seguinte expressão no meio dos negócios: – Temos que pensar de forma global, a fim de atender todos os stakeholders da empresa, não é mesmo?!

Mas você sabe o que é e qual a importância do stakeholder para as organizações?

Continue com a gente e desvende tudo o que você precisa saber sobre os stakeholders envolvidos no seu negócio!

Quem são os stakeholders de uma empresa?

Antes de tudo, o stakeholder é uma pessoa ou grupo de pessoas que têm interesses ou influência em um projeto, empresa ou organização. 

Ou seja, são as partes interessadas no desenvolvimento da companhia e que são afetadas por ela, direta ou indiretamente.

Esses indivíduos podem ser acionistas, funcionários, fornecedores, clientes, comunidade local ou outros grupos que tenham algum tipo de impacto ou dependência do sucesso da organização.

Qual a importância do stakeholder na companhia?

Nesse contexto, a gestão eficaz de stakeholders é fundamental para o sucesso de qualquer projeto ou empresa. 

É importante levar em consideração as perspectivas e necessidades dos stakeholders ao tomar decisões.

Isto porque pode ajudar a garantir que as metas e objetivos da organização sejam alcançados sem prejudicar outros grupos importantes. 

Além disso, a comunicação aberta e transparente com os stakeholders pode ajudar a construir relacionamentos de confiança entre a companhia e o mercado e fortalecer a reputação da empresa.

No entanto, é importante destacar que nem sempre as expectativas e interesses dos colaboradores e gestores, por exemplo, estarão alinhados.

Nesse momento, é fundamental alinhar esses interesses para que o negócio continue a se desenvolver em direção aos objetivos traçados no planejamento estratégico.

Em alguns casos, isso pode requerer compromissos e negociações difíceis, mas o principal é equilibrar direitos e deveres de cada parte, da forma mais justa e equitativa possível.

Assim, os stakeholders são uma parte crítica do sucesso de uma empresa ou projeto.

Sendo assim, é crucial levar em consideração suas perspectivas e necessidades em todas as decisões importantes. 

Em suma, a gestão eficaz de stakeholders (acionistas, colaboradores, provedores de insumos, clientes, comunidade) pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma organização.

Como a gestão dos stakeholders pode beneficiar a empresa?

Os stakeholders são extremamente importantes para o sucesso de um negócio, pois eles têm um impacto direto ou indireto na empresa. 

Aqui estão algumas razões pelas quais os stakeholders são importantes para o negócio:

  1. Fornecem financiamento: como acionistas, podem fornecer financiamento para a empresa, o que é crucial para o seu crescimento e desenvolvimento.
  2. Influenciam a reputação da empresa: a satisfação dos stakeholders é especialmente importante em relação aos clientes que, se estiverem insatisfeitos podem afetar negativamente a imagem da empresa e prejudicar suas vendas.
  3. Impactam na regulamentação: reguladores governamentais e outros stakeholders têm o poder de impactar as leis e regulamentos que afetam a empresa. É importante manter boas relações com esses stakeholders para evitar problemas regulatórios.
  4. Impactam na disponibilidade de recursos: como fornecedores, são importantes para a disponibilidade de recursos críticos para a empresa. Mantendo boas relações com esses stakeholders é crucial para garantir a continuidade do negócio.
  5. Influenciam o ambiente social e político: grupos comunitários, ONGs e outros stakeholders têm o poder de influenciar o ambiente social e político em que a empresa opera.

Quais são os tipos de stakeholders

Existem vários tipos de stakeholders e, nesse sentido, é importante identificar e entender suas perspectivas e necessidades ao tomar decisões empresariais importantes.

Dessa forma, incluem:

  1. Acionistas: são os proprietários de ações da empresa e têm interesse em ver seu valor aumentar.
  2. Funcionários: são os colaboradores que trabalham para a empresa e têm interesses em relação a seus empregos, salários e benefícios.
  3. Fornecedores: são empresas ou indivíduos que fornecem bens ou serviços à empresa e têm interesse em manter boas relações comerciais e receber pagamentos pontuais.
  4. Clientes: pessoas ou empresas que compram produtos ou serviços da empresa. Eles têm interesse em consumir produtos de alta qualidade e serviços excepcionais.
  5. Comunidade local: é formada por pessoas que vivem perto da empresa e têm interesses em relação ao impacto da empresa na sua vizinhança, como a qualidade do ar e da água, o ruído e outros problemas ambientais.
  6. Reguladores governamentais: são agências responsáveis por aplicar leis e regulamentos a empresas. Devem garantir que a empresa cumpra a legislação e os regulamentos aplicáveis.
  7. ONGs: são organizações sem fins lucrativos que lutam por questões sociais, ambientais e outros assuntos importantes. 

Equilibre o impacto de cada stakeholder no seu negócio

Entenda como trabalhar a dinâmica das pessoas na sua organização e maximizar o potencial de cada um dos stakeholders do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *